quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Devocionais para o período de 20 a 26 de dezembro de 2015

Clique aqui para Versão em PDF simplificada (Texto completo)



Domingo, 20 de dezembro de 2015 – TEMPO DE NATAL 5 – Tito 1:15 (PDF)
— O sentido espiritual do Natal foi contaminado pelas pressões do comércio, com suas ofertas e campanhas de vendas e pelos exageros de comidas e bebidas nas comemorações e confraternizações. A Carta do apóstolo Paulo a Tito, capítulo primeiro, versículo 15, diz: “Tudo é puro para os que são puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, pois a mente e a consciência deles estão sujas.” Comemoremos a espiritualidade do Natal, respeitando seu verdadeiro sentido. O diálogo é a melhor forma de se promover o entendimento entre as pessoas. Muitas vezes nos afastamos do convívio de certas pessoas por falta de entendimento e de diálogo. Jesus recomenda a busca do diálogo até mesmo antes de fazermos ofertas na Igreja. No evangelho do apóstolo Mateus, capítulo quinto, versículos 23 e 24, está escrito: “Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com teu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.” A prática da disciplina leva a pessoa a ter horário para dormir, levantar, trabalhar, estudar, praticar esportes, ir à igreja e assim por diante. Jesus nasceu nos dias em que seus pais, que tinham disciplina, foram à cidade para o recenseamento como consta no evangelho do apóstolo Lucas, capítulo segundo, versículo terceiro: “Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.” Versículos sexto e sétimo: “e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura...”

Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015 – TEMPO DE NATAL 6 – Mateus 12:25 (PDF)
— O espírito do Natal nos convida a dividir nossos recursos e atenções com as pessoas necessitadas. Muitas vezes a atenção carinhosa representa muito para uma pessoa solitária e abandonada pelos seus entes queridos. Dividir é bom quando se compartilha bens, atenção e amor. Cristo veio ao mundo para dividir o amor de Deus conosco. Dividir é ruim quando se separa e se enfraquece. Por isso, Jesus disse no evangelho do apóstolo Mateus, capítulo 12, versículo 25: “... e a cidade ou a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída.” O Livro do profeta Malaquias, capítulo quarto, versículo quarto, diz: “Lembrem da Lei do meu servo Moisés, de todos os mandamentos e ensinamentos que eu dei a ele no monte Sinai para todo o povo de Israel obedecer.” O profeta Malaquias refere-se aos Dez Mandamentos, que infelizmente a humanidade não tem respeitado, razão de tanto sofrimento hoje em dia. O Natal tem um significado especial, porque Jesus veio trazer a lei do amor, um novo ensinamento, como lemos na última parte do versículo oitavo da Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 13: “Quem ama os outros está obedecendo à lei.”

Terça-feira, 22 de dezembro de 2015 – TEMPO DE NATAL 7 – Salmos 146:5 (PDF)
— Em todos os anos, quando chega o Natal, lembramo-nos da grande esperança que Cristo trouxe para a humanidade com sua vinda. De fato, Jesus é a única esperança de vida eterna que vem animando toda a humanidade há mais de dois mil anos. É Deus vindo ao nosso encontro, com Jesus Cristo, o menino Deus nascido em Belém, na forma de ser humano. No Livro dos Salmos, capítulo 146, versículo quinto, está escrito: “Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor seu Deus.” Nossa esperança está em Jesus Cristo, nosso salvador. Deveria haver um forte apelo espiritual e religioso nas comemorações do Natal de Jesus. Mas o comércio faz tanta propaganda para vender presentes que parte da cristandade já perdeu o verdadeiro espírito do Natal, que é a vinda de Jesus para resgatar a humanidade dos seus pecados. Referindo-se a Cristo, o apóstolo João escreveu, no capítulo primeiro do seu evangelho, versículos 11 e 12: “Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.”

Quarta-feira, 23 de dezembro de 2015 – TEMPO DE NATAL 8 – Efésios 2:19 (PDF)
— Nessa época do ano as famílias procuram se reunir para comemorar o Natal. Antigamente, antes do nascimento de Jesus Cristo, as pessoas não tinham um motivo para se reunir e comemorar um acontecimento tão importante. A Carta do apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo segundo, versículo 19, diz: “... agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele.” Ser membro da família de Deus significa viver segundo os ensinamentos deixados por Jesus que veio habitar entre nós para nos mostrar o caminho do amor e da comunhão entre as pessoas, unindo-as num só grande rebanho, o cristianismo. Deveria ser a festa da fé e da alegria do Povo Cristão pela comemoração do aniversário de Jesus que trouxe a salvação. Mas não tem sido assim, pois muitos concentram seus interesses na comercialização de presentes, nos banquetes e até se esquecem de comemorar na igreja. O apóstolo Pedro, na sua Primeira Carta, capítulo primeiro, versículo nono, escreveu: “Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a Salvação, que é o resultado da fé que possuem.”

Quinta-feira, 24 de dezembro de 2015 – TEMPO DE NATAL 9 – Salmos 33:12 (PDF)
— Está escrito no Livro dos Salmos, capítulo 33, versículo 12: “Feliz a nação que tem o Senhor como seu Deus! Feliz o povo que Deus escolheu para ser dele.” Foi assim que aconteceu no Natal. Deus escolheu seu filho e o enviou à terra para salvar toda a humanidade “que Deus escolheu para ser dele”, como diz o texto acima. Essa felicidade trazida por Jesus é diferente de todas as que conhecemos. Mesmo nas dificuldades da vida, sentimo-nos felizes pela vinda de Jesus. A pessoa que tem garra é persistente e dedicada. Assume com firmeza e dedicação toda tarefa que se propõe realizar. Desconhece o desânimo, a tristeza, o medo e todo pensamento pessimista. Muitas pessoas não sabem que a força que vem do seu íntimo é, sobretudo, um dom de Deus, conforme podemos ler no Livro do profeta Isaías, capítulo 40, versículo 29: “Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos.” Jesus veio em forma de homem e mesmo sendo Deus teve garra e persistência, perseverando até o fim na sua missão de resgatar a humanidade do seu pecado, sujeitando-se à morte na cruz.

Sexta-feira, 25 de dezembro de 2015 – TEMPO DE NATAL 10 – Provérbios 14:30 (PDF)
— O Livro de Provérbios, capítulo 14, versículo 30 diz: “A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer.” No evangelho do apóstolo Mateus, capítulo 27, versículo 18, está escrito: “Pilatos sabia muito bem que os líderes judeus haviam entregado Jesus porque tinham inveja dele.” Aqueles judeus não compreenderam que a vinda de Jesus era a providência de Deus para salvação da humanidade. Ainda hoje a inveja destrói as pessoas. Jesus venceu seus adversários ao ressuscitar no terceiro dia. Na Segunda Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo sexto, versículo 14, está escrito: “... como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas?” Jesus, que veio morar entre nós para nos salvar, representa a luz de Deus que nos ilumina, como está escrito no evangelho do apóstolo Mateus, capítulo 13, versículo 43: “Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai.” O Natal de Jesus representou grande mudança em toda a humanidade, pois transformou a legalidade da religião dos judeus pela religião do amor dos cristãos. Nós devemos procurar a mudança da nossa mente para praticarmos o verdadeiro amor cristão. A Carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, capítulo terceiro, versículos 20 e 21, diz: “Mas nós somos cidadãos dos céus e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas.”

Sábado, 26 de dezembro de 2015 – TEMPO DE ANO NOVO 1 – Eclesiastes 7:29 (PDF)
— Admiração — Viva de forma exemplar para que em sua família, em seu ambiente de trabalho ou mesmo em qualquer lugar onde estiver sua presença cause admiração nas demais pessoas. O Livro de Eclesiastes, capítulo sétimo, versículo 29, diz: “Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Ande direito, faça tudo correto, e seja simples neste Ano Novo, que as pessoas terão admiração por você. Atitude — Adote uma nova atitude para o Ano Novo. Pense e calcule bem antes de escolher seus desafios e projetos para o próximo ano. Está escrito no evangelho do apóstolo Lucas, capítulo 14, versículo 28: “Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá.” Assim também deverá ser nossa atitude ao estabelecer objetivos. No Livro dos Salmos, capítulo 37, versículo quinto, diz: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário