quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Devocionais para o período de 29 de novembro a 05 de dezembro de 2015

Atenção: em 30/11 o arquivo da versão em PDF simplificada foi corrigido - o devocional de quarta-feira é de Marcos. Se você imprimiu antes disso, basta fazer a mudança; caso vá imprimir agora, o arquivo já está certo.

Clique aqui para Versão em PDF simplificada (Texto completo) 


Domingo, 29 de novembro de 2015 – SERENIDADE II – Provérbios 17:27 (PDF)
— Ter serenidade é saber manter seu autocontrole nas ocasiões mais complicadas e difíceis da vida. A calma nos momentos de confusão permite que a pessoa consiga avaliar com serenidade o que fazer, sem se afobar, sem cometer nenhum ato impensado, sem dizer qualquer má palavra que possa irritar e até mesmo deixar outras pessoas revoltadas, e que possam reagir prejudicando o seu próximo. O Livro de Provérbios, no capítulo 17, versículo 27, diz: “Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente.”

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015 – SERIEDADE – I Coríntios 14:40 (PDF)
— Fazer todas as coisas com seriedade significa preocupar-se em fazer tudo de forma profissional, com dedicação e da melhor maneira possível. Ser persistente no respeito às normas e aos procedimentos é base para a seriedade e para uma vida decente. O apóstolo Paulo escreveu na Primeira Carta aos Coríntios, no capítulo 14, versículo 40: “Portanto, façam tudo com decência e ordem.”

Terça-feira, 01 de dezembro de 2015 – SERVIR – I Pedro 4:10 (PDF)
— Cada pessoa tem um dom diferente. Por essa razão, há diferentes profissões e diferentes atividades humanas, e algumas pessoas assumem posições de liderança e de chefia sobre outras. A Bíblia nos diz na Primeira Carta de Pedro, no capítulo quarto, versículo 10: “Que cada um use seu próprio dom para o bem dos outros.” A importância de servir está na obediência deste mandamento do apóstolo Pedro, e está relacionada intimamente com aquilo que se deseja fazer. Há uma diferença enorme entre a pessoa orgulhosa que dá uma ordem e a pessoa humilde que obedece. Jesus mostrou o lado humilde da pessoa que deseja ocupar altas posições de mando, quando lavou os pés dos seus discípulos. O ensinamento desse gesto de Jesus é simples: devemos servir uns aos outros, conforme está escrito no evangelho de João, no capítulo 13, versículo 14: “Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros”.

Quarta-feira, 02 de dezembro de 2015 – SERVIR – Marcos 10:45 (PDF)
- Entendemos por serviço não aquele trabalho habitual, aquela profissão que exercemos ou aquele emprego que temos. A maior importância para esta expressão é aquilo que podemos prestar à sociedade como colaboração, como contribuição de nossa parte com nossos dons, talentos, boa vontade, capacidade de doação e de dedicação ao próximo. Serviço é uma palavra que se origina do verbo “servir”. Jesus disse no evangelho de Marcos, no capítulo 10, versículo 45, que “... não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida para salvar muita gente.”

Quinta-feira, 03 de dezembro de 2015 – SILÊNCIO – Provérbios 17:28 (PDF)
— Um ditado popular diz que “falar é prata, calar é ouro”. O Livro de Provérbios, no capítulo 17, versículo 28, diz: “Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado”. O silêncio, portanto, é muito importante porque às vezes vale mais nosso comportamento do que nossas palavras. Precisamos aprender a ouvir primeiro e falar depois, sempre respeitando o direito da pessoa se manifestar. Uma regra de ouro no nosso relacionamento é ouvir em silêncio, deixar a pessoa falar e responder com calma.

Sexta-feira, 04 de dezembro de 2015 – SERVIR – Gálatas 5:13 (PDF)
— Na Carta do apóstolo Paulo aos Gálatas, no capítulo quinto, versículo 13, está escrito: “Porém, vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.” A liberdade tem seus limites. Nossa natureza humana, ou nosso gênio não podem nos levar a perder a paciência, ofendendo as pessoas. O dom do amor nos recomenda servir com dedicação e com alegria, de tal forma que esse ato de servir não seja considerado como ato de servidão, mas ato de amor e de dedicação, como disse o apóstolo Paulo, “que vocês sirvam uns aos outros.” A ACM é uma Associação Cristã e, como tal, professa o amor de Cristo. Esse amor deve estar refletido no comportamento de todas as pessoas: aquelas que aqui trabalham e servem umas às outras, e aquelas que são associadas e que são servidas em amor e em dedicação.

Sábado, 05 de dezembro de 2015 – SIMPLICIDADE – Romanos 16:19 (PDF)
— Há quem interpreta mal o fato da pessoa ser simples, considerando que isso fere seu amor próprio, sua personalidade, tornando-a humilde demais. A simplicidade é uma forma bastante eficiente de se comunicar; é sinceridade no relacionamento entre as pessoas. E isso é muito agradável. É bom quando conversamos com uma pessoa simples. O apóstolo Paulo escreveu na Carta aos Romanos, no capítulo 16, versículo 19: “... quero que sejam sábios para o bem e símplices para o mal”.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Devocionais para o período de 22 a 28 de novembro de 2015


Domingo, 22 de Novembro de 2015 - SALVAÇÃO - Jonas 2:9
— “A salvação vem de Deus, o Senhor”. Foi assim que o profeta Jonas disse quando o enorme peixe o deixou na praia para que ele fosse falar de Deus ao povo de Nínive, conforme está escrito no Livro do profeta Jonas, no capítulo segundo, versículo nono. Nínive era uma cidade impiedosa que se converteu a Deus depois da pregação de Jonas. Nós devemos também entender que só Deus nos pode salvar. E esta salvação veio finalmente por meio de Jesus Cristo no seu sacrifício morrendo na cruz pelos nossos pecados. E o ponto fundamental da Salvação está na Páscoa, a maior data do cristianismo. A Páscoa trata da ressurreição de Cristo que venceu a morte e trouxe a salvação para toda a humanidade.

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015 - SANTIFICAÇÃO - I Tessalonicenses 5:23 (PDF)
— “Paz e santificação”: O apóstolo Paulo escreveu na Primeira Carta aos Tessalonicenses, no capítulo quinto, no versículo 23: “Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.”

Terça-feira, 24 de novembro de 2015 - SAUDADES - Provérbios 21:5 (PDF)
— Sempre sentimos saudades de pessoas queridas, de momentos felizes, de lugares bonitos e de tantas coisas boas que se passaram. Mas olhar para trás e lembrar de todas essas coisas boas e alegres muitas vezes traz angústias e aborrecimentos, especialmente quando estamos numa situação desvantajosa em relação ao passado. Devemos alimentar a nossa mente com planos e pensamentos para o momento presente e para o futuro, porque é nessa direção que estamos caminhando. O Livro de Provérbios, no capítulo 21, versículo quinto, diz que “quem planeja com cuidado tem fartura.” Saber viver e aproveitar cada momento da vida é uma grande virtude.

Quarta-feira, 25 de novembro de 2015 - SAÚDE - Provérbios 14:30 (PDF)
— Preocupar-se com sua própria saúde é obrigação de cada pessoa. Infelizmente as classes mais pobres e humildes de nossa sociedade não conseguem atendimento satisfatório por parte dos órgãos de saúde do Governo. Por isso, há tantas pessoas que não têm paz, vivem desassistidas à margem da sociedade, e sem atendimento médico. As pessoas precisam de paz para ter saúde. Precisam ter uma alimentação saudável, exercícios físicos, caminhadas e, se possível, acompanhamento médico regular. O Livro de Provérbios, no capítulo 14, versículo 30, diz: “A paz de espírito dá saúde ao corpo”. Parece que tudo vai mal quando nossa saúde está debilitada. A doença e o acidente que nos impedem de trabalhar trazem angústia e tristeza para nossa vida. Por essa razão, devemos cuidar muito bem do nosso corpo, com exercícios e alimentação adequada. Em casa, na rua e no trabalho, precisamos de muita atenção para não sofrer qualquer tipo de acidente. O Livro dos Salmos, no capítulo 55, versículo 22, diz: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”.

Quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - SENSIBILIDADE - Romanos 12:15,16 (PDF)
— Quem tem sensibilidade compreende com facilidade e com respeito as dificuldades do seu próximo. Demonstrar ternura, simpatia, emoção, ser sensível ao sofrimento alheio, tudo isso representa sentimento de humanidade muito importante para nosso relacionamento. Chorar com quem chora e sorrir com quem se alegra, significa ter sensibilidade. A Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, no capítulo 12, versículos 15 e 16 diz: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Tenham por todos os mesmos cuidados”.

Sexta-feira, 27 de novembro de 2015 - SENTIMENTO - Romanos 12:15 (PDF)
— O sentimento pode ter muitos significados. Podemos tratar do sentimento como um estado de emoção. A Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, no capítulo 12, versículo 15, diz: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram”. Há, também, o sentimento de culpa, uma espécie de remorso, quando a pessoa não se perdoa por alguma coisa errada que fez. Por isso, é preciso agir sempre corretamente para evitar que isso aconteça. Inveja, ódio e vingança, representam a pior forma de sentimento que só traz aborrecimentos, mal estar, tristeza e mau humor, afastando as pessoas do nosso convívio.

Sábado, 28 de novembro de 2015 - SERENIDADE - Provérbios 14:17;30 (PDF)
— Precisamos ter serenidade e calma para tomar decisões. O Livro de Provérbios, no capítulo 14, versículo 17, diz: “quem se zanga facilmente faz coisas tolas” e no versículo 30, diz: “a paz de espírito dá saúde ao corpo”. Por isso mesmo, para nosso próprio benefício, devemos manter perfeito autocontrole tanto em nossas conversas como em todo nosso modo de agir. A serenidade é uma forma de comportamento que permite a qualquer pessoa manter um bom equilíbrio, mesmo diante de situações difíceis e complicadas. Sabemos que o desespero e a afobação só complicam e dificultam uma avaliação correta para uma tomada de decisão importante. O Livro de Provérbios, no capítulo 14, versículo 29, diz: “A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo”.