domingo, 20 de março de 2016

Devocionais para o período de 20 a 26 de março de 2016


Enxergando a vida do ponto de vista de Deus
Que é a vida? – Tiago 4.14
“Nós não vemos as coisas como são, mas como nós somos.” AnaïsNin
SUA VIDA É FORMADA COMO VOCÊ A ENXERGA.
Como você define sua vida determina seu destino. A perspectiva irá influenciar a maneira pela qual você investe o tempo, gasta o dinheiro, usa os talentos e valoriza os relacionamentos.
Uma das melhores maneiras de compreender as pessoas é perguntando-lhes: “Como você vê a vida?” “A vida é um circo”, “um campo minado”, “uma montanha-russa”, “um quebra-cabeça” etc. Essa imagem é a metáfora de vida. É a descrição de como funcionaa vida e o que se espera dela.
Essa metáfora secreta influencia sua vida mais do que se pode perceber. Ela determina esperanças, valores, relacionamentos, metas e prioridades. Por exemplo: Se a vida é uma corrida, certamente a velocidade é importante e provavelmente viver será ter pressa a maior parte do tempo. Se a vida é uma batalha ou um jogo, vencer será muito importante.
Você pode estar fundamentando a vida numa metáfora defeituosa. Para cumprir os propósitos para os quais Deus o criou, será necessário substituí-la por metáforas bíblicas. A Bíblia oferece três metáforas que nos ensinam a visão que Deus tem da vida: a vida é um teste, é uma incumbência de confiança e é uma atribuição temporária. Essas ideias são os fundamentos da vida dirigida por propósitos.
A vida na Terra é um teste. Essa metáfora da vida é vista nas histórias relatadas em toda a Bíblia. Deus continuamente prova as pessoas quanto ao caráter, a fé, a obediência, ao amor, à honestidade e à lealdade. Palavras como “provações”, “tentações”, “refinar” e “testar” ocorrem mais de 200 vezes nas Escrituras. Deus provou Abraão ao lhe pedir que oferecesse o filho Isaque. Deus provou Jacó, quando este precisou trabalhar sete anos extras para obter Raquel como esposa.
Adão e Eva foram reprovados no teste do jardim do Éden, e Davi falhou diversas vezes ao ser submetido à prova por Deus. Mas a Bíblia também nos dá muitos exemplos de pessoas que foram aprovadas em importantes provas, como José, Rute, Ester e Daniel.
Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter da pessoa, e toda vida é um teste. Você está sempre sendo testado. Deus constantemente observa sua reação a tudo. Ele até observa a mais simples ação, como quando você abre uma porta para alguém ou pega um lixo que foi jogado no chão.

Não conhecemos todos os testes que Deus irá aplicar, mas podemos prever alguns. Você será testado por grandes mudanças, promessas adiadas, problemas insolúveis, orações não respondidas, críticas injustas e até mesmo tragédias sem sentido.

Domingo, 20 de março de 2016 – TESTE – 2 Crônicas 32:3b (PDF)
Um teste muito importante diz respeito à sua atitude quando você não consegue sentir a presença de Deus. Às vezes, Deus se retira intencionalmente, e não sentimos mais sua proximidade.  Um rei chamado Ezequias passou por esse teste. A Bíblia diz: “Deus desamparou Ezequias, para prová-lo e para saber o que realmente havia em seu coração.” 2 Crônicas 32.3b. Ezequias desfrutava íntima comunhão com Deus mas, num momento crucial de sua vida, o Senhor o deixou só, a fim de testar seu caráter, revelar uma fraqueza e prepará-lo para uma responsabilidade maior. Quando você compreender que a vida é um teste, você perceberá que nada é insignificante em sua existência. Cada dia é importante, e cada segundo é uma crescente oportunidade para aperfeiçoar o caráter, para demonstrar amor ou para depender de Deus. Todos os testes têm implicações eternas.

Segunda-feira, 21 de março de 2016 – TENTAÇÃO – Tiago 1:12 (PDF)
Uma boa notícia é que Deus jamais permitirá que você enfrente testes maiores que a graça que Ele lhe concedeu para lidar com eles. A Bíblia diz: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13. Tiago diz: Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1:12.

Terça-feira, 22 de março de 2016 – POSSE – Salmos 24:1 (PDF)
A vida na Terra é um cargo de confiança – um ato fé.  Essa é a segunda metáfora bíblica da vida.Temos quereconhecer que Deus é o dono de tudo e de todos. A Bíblia diz: Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmos 24.1.
De fato, jamais possuímos realmente coisa alguma durante nosso curto período de vida. Deus apenas nos empresta a Terra enquanto estamos aqui. Tudo que você pode fazer é desfrutá-la algum tempo. Quando Deus criou Adão e Eva, confiou a eles o cuidado de sua criação. A Bíblia diz: E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1.28.

Quarta-feira, 23 de março de 2016 – FIDELIDADE – 1 Coríntios 4:2 (PDF)
A primeira tarefa que Deus deu aos humanos foi administrar e cuidar das “coisas” dele. Dessa função, o homem jamais foi exonerado. E é parte de nosso propósito atualmente. Tudo que desfrutamos deve ser tratado como uma responsabilidade que Deus pôs na nossa mão. A bíblia diz: E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 1 Coríntios 4.7b. Os cristãos vivem por um padrão elevado: “Visto que Deus é o dono, devo cuidar da melhor forma possível”. A Bíblia diz: Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 1 Coríntios 4.2.

Quinta-feira, 24 de março de 2016 – CONFIANÇA – Mateus 25:21 (PDF)
Jesus frequentemente se referia à vida como um cargo de confiança e contou muitas histórias para ilustrar essa responsabilidade, como na parábola dos talentos (v. Mateus 25.14-30). O senhor dos servos disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21.
Ao final de sua vida, você será avaliado e recompensado conforme seu desempenho. Tudo que você faz tem implicações eternas. Se você trata tudo como cargo de confiança, Deus promete três recompensas na eternidade: você receberá o reconhecimento de Deus, você receberá uma promoção na eternidade, e você será honrado em uma comemoração.

Sexta-feira, 25 de março de 2016 – RIQUEZA – Lucas 16:11 (PDF)
A maioria das pessoas não percebe que o dinheiro é um teste e um cargo de confiança designado por Deus, que usa a área financeira para nos ensinar a confiar nele. Para muitos, o dinheiro é o maior teste. A Bíblia diz: Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? Lucas 16:11. Essa é uma verdade fundamental. Deus diz que há um relacionamento direto entre a forma de utilizar o dinheiro (“riquezas deste mundo”) e a qualidade da vida espiritual (“riquezas verdadeiras”). Podem ser confiadas a você riquezas espirituais? Jesus disse: “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.” Lucas 12:48b. A vida é um teste e um cargo de confiança, e, quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que você seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário