domingo, 27 de março de 2016

Devocionais para o período de 28 de março a 3 de abril de 2016

A VIDA TERRENA É UMA ATRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA.


Segunda-feira, 28 de março de 2016 – EFEMERIDADE – Jó 8:9 (PDF)
Para aproveitar a vida da melhor maneira possível, você não pode se esquecer de duas verdades. Primeira: em comparação com a eternidade, a vida terrena é extremamente breve. Segunda: a Terra é apenas uma residência temporária. Você não ficará aqui muito tempo, então não fique apegado a este mundo. Peça a Deus para ajudá-lo a ver esta vida como ele a vê. Davi orou: Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Salmos 39:4
“Senhor, faze-me lembrar de quão breve será o meu tempo na terra. Faze-me lembrar de que os meus dias estão contados e que a minha vida é efêmera.” Salmos 39:4
“Viverei poucos anos aqui na terra.” Salmos 119:19
A Bíblia é cheia de metáforas referentes à natureza breve e transitória da vida terrena. A vida é descrita como uma “neblina”, “uma estreita passagem”, “um sopro” e “um fio de fumaça”. A Bíblia diz: Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra. (Jó 8:9).

Terça-feira, 29 de março de 2016 – AMIZADE COM DEUS – Tiago 4:4 (PDF)
A Bíblia compara várias vezes a vida terrena há uma habitação temporária em um país estrangeiro. Aqui não é seu lar permanente nem seu destino final. Você está só de passagem. Davi disse: Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. Salmos 119:19. E Pedro explicou: E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação. I Pedro 1:17.
Os cristãos devem lembrar sua cidadania é do céu. Deus quer que seus filhos vejam a vida de modo diferente de como a veem os não cristãos, pois estes pensam somente em coisas terrenas (Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” Filipenses 3:18-20). Os verdadeiros fiéis compreendem que há muito mais para viver além dos poucos anos que passamos aqui.
Nossa identidade está no lar eterno, e nossa pátria é o céu. Quando você assimilar essa verdade, deixará de se preocupar em “ter tudo na vida”. Deus chama “adultério espiritual” nosso flerte com as tentações desse mundo. A Bíblia diz: Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4.

Quarta-feira, 30 de março de 2016 – LAR TEMPORÁRIO - 1 Coríntios 7:31 (PDF)
Devemos viver neste mundo como embaixadores em uma nação inimiga. Estamos neste mundo, mas somos representantes do Reino dos Céus, e temos que agir de modo correspondente. A Bíblia diz: De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:20. Lamentavelmente, muitos cristãos têm traído seu Rei e seu reino. Ingenuamente, chegaram à conclusão de que, por viverem aqui, seu lar é aqui. Mas não é. A Bíblia é clara: Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma. 1 Pedro 2:11. Deus não quer que fiquemos apegados ao que está à nossa volta, porque é uma situação temporária. Já fomos avisados de que: E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. 1 Coríntios 7:31.

Quinta-feira, 31 de março de 2016 – AFLIÇÕES – João 16:33 (PDF)
Somente ao lembrarmos que a vida é um teste, um cargo de confiança e uma atribuição temporária é que o encanto que as coisas do mundo exerce sobre nossa vida se desfará. Estamos nos preparando para algo ainda melhor. Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. 2 Coríntios 4.18. O fato de a Terra não ser nosso lar definitivo explica porque, como seguidores de Jesus, experimentamos dificuldades, aflições e rejeições neste mundo (Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:18-19; Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33). Isso também explica porque algumas promessas de Deus parecem não ter sido cumpridas, algumas orações parecem não ser respondidas e algumas situações parecem injustas. Esse não é o fim da história.

Sexta-feira, 1 de abril de 2016 – APEGO – 2 Coríntios 4:18 (PDF)
Para impedir que fiquemos muito apegados às coisas do mundo, Deus nos permite sentir um número relevante de descontentamentos e desgostos na vida – anseios que jamais serão satisfeitos deste lado da eternidade. Não somos completamente felizes porque não é para ser assim! A Terra não é o nosso lar definitivo: fomos criados para algo muito maior.
A concepção de que a vida na Terra é apenas uma atribuição temporária irá alterar completamente seus valores. Valores eternos – não temporários – se tornarão fatores determinantes em suas decisões. A Bíblia diz: Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.  2 Coríntios 4:18.
A vida em abundância não equivale a abundância material, e a fidelidade a Deus não garante sucesso na carreira ou mesmo no ministério. Jamais concentre seus esforços em satisfações temporárias Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma.” 1 Pedro 2:11.

Sábado, 2 de abril de 2016 – FIDELIDADE – Hebreus 11:13;16 (PDF)
Paulo foi fiel e mesmo assim acabou na prisão. João Batista foi fiel, mas foi decapitado. Milhões de fiéis foram martirizados, perderam tudo que possuíam e chegaram ao fim da vida sem nada nas mãos. Mas o fim da vida não é o fim de tudo!
Eis o que a Bíblia diz sobre a Galeria dos Heróis da Fé, honrados por Deus: Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Mas agora desejam uma (pátria) melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” Hebreus 11:13;16
Seu tempo neste mundo não é toda a história de sua vida. Você tem de esperar chegar ao céu para conhecer os outros capítulos. É preciso ter fé para viver neste mundo como estrangeiro.

Domingo, 3 de abril de 2016 – ETERNIDADE – 2 Coríntios 4:18 (PDF)
Não serão necessários nem dois segundos depois de você chegar ao céu para dizer: “Porque fui dar tanta importância a coisas temporárias? Onde eu estava com a cabeça? Por que gastei tanto tempo, energia e preocupação no que não iria durar?
Quando a vida fica difícil e você é subjugado pelas dúvidas ou quando fica imaginando se viver para Cristo vale o esforço, lembre-se de que você ainda não chegou ao lar. Na morte, você não irá embora de sua casa: você irá para casa.
PERGUNTA PARA MEDITAR: Como o fato de a vida ser uma atribuição temporária deve mudar minha maneira de viver neste exato momento?

“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” 2 Coríntios 4:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário