sábado, 13 de fevereiro de 2016

Devocionais para o período de 14 a 20 de fevereiro de 2016


Domingo, 14 de fevereiro de - BÊNÇÃO - Deuteronômio 28:2;6 (PDF)
— A bênção é um favor divino. Dizemos que uma pessoa é abençoada quando é bem sucedida em tudo o que faz. A bênção que recebemos, muitas vezes, é um presente que Deus nos dá porque praticamos boas ações. Da mesma forma, recebemos maldições quando fazemos atos que desagradam a Deus. O Livro de Deuteronômio, capítulo 28, versículo segundo, diz: “Obedeçam ao Senhor Deus e ele lhes dará todas essas bênçãos [...]” No versículo sexto, diz: “Deus os abençoará em tudo o que fizerem.”

Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016 – BONDADE – Gálatas 5:22,23 (PDF)
— A bondade é um dos frutos do Espírito, como lemos na Carta do apóstolo Paulo aos Gálatas, capítulo quinto, versículos 22 e 23: “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio...” Entendemos por “frutos do Espírito”, o comportamento da pessoa que é espiritual, sempre preocupada com sua religiosidade, procurando praticar o bem e amando ao próximo.

Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 – BONS RELACIONAMENTOS – I Coríntios 15:33 (PDF)
— Saber manter um bom relacionamento com o nosso próximo é boa regra de vida. Precisamos escolher criteriosamente com que tipo de pessoas nós queremos nos relacionar. O primeiro capítulo do Livro dos Salmos, no versículo primeiro, recomenda não andarmos, não pararmos nem sentarmos com pessoas de má índole; são pessoas ímpias, mencionadas pela Bíblia. Mas como algumas vezes somos obrigados a conviver com pessoas que não têm temor de Deus, nós precisamos nos lembrar do versículo bíblico que diz que “as más companhias pervertem os bons costumes”, como está escrito na Primeira Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 15, versículo 33.

Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 – BUSCA – Salmos 34:10 (PDF)
— Toda pessoa busca por alguma coisa: honra, glória, riqueza, vitória, posição social, sucesso na profissão, sucesso no amor e assim por diante. Porém, de nada adianta buscar algo sem um preparo prévio. Além do mais, a busca pelo sucesso depende da perseverança e do esforço. Mas, sem a ajuda de Deus, nada conseguiremos. Por isso, diz o Livro dos Salmos, capítulo 34, versículo 10: “... porém não falta nada aos que buscam a ajuda do Senhor.”

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 – CALAR – Provérbios 17:28 (PDF)
— Há um provérbio popular que diz: “Falar é prata, calar é ouro.” No Livro de Provérbios, capítulo 17, versículo 28, consta: “Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.” Por outro lado é importante sabermos o momento de falar e de calar. Calar diante de uma discussão deixa a parte contrária sem argumentos, principalmente, quando se percebe que aquela discussão é em vão.

Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 – CALMA - Provérbios 25:28 (PDF)
— A calma é a característica da pessoa que tem domínio próprio e sabe se controlar em toda e qualquer circunstância. Sabemos que o nervosismo descontrola completamente a pessoa, deixando-a descompensada e muitas vezes perdendo a noção do que diz e do que faz. Nessas circunstâncias, as consequências poderão ser as piores possíveis. O Livro de Provérbios, capítulo 25, versículo 28, diz: “Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas.”

Sábado, 20 de fevereiro de 2016 – CANÇÃO – Efésios 5:19 (PDF)

— Todo tipo de canção alegra a mente e o coração das pessoas, fazendo desaparecer a tristeza e o desânimo. Um ditado popular diz que “quem canta, seus males espanta.” O ser humano foi criado para honra e glória de Deus. O louvor e o canto é uma forma de se alegrar e de glorificar a Deus. O apóstolo Paulo, na Carta aos Efésios, capítulo quinto, versículo 19, escreveu: “Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais.”

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Devocionais para o período de 7 a 13 de fevereiro de 2016

— A nossa vida é um constante aprendizado. Há apenas duas formas de aprendizado: por ensaios e erros (tentativas) e pela instrução, aprendendo a fazer o bem, utilizando seu tempo nos estudos, nas escolas, nos cursos especializados, nas faculdades e universidades e no relacionamento com as pessoas. Só assim a pessoa vai acumulando experiências, evitando erros e aprimorando os acertos. O apóstolo Paulo escreveu em sua Carta a Tito, capítulo terceiro, versículo 14: “Que a nossa gente aprenda a usar o tempo fazendo o bem...”

Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016 – ARROGÂNCIA – Provérbios 8:13 (PDF)
— A arrogância é um comportamento condenável e demonstra que a pessoa é muito orgulhosa e convencida. A pessoa arrogante nunca é admirada nem recebe a simpatia de ninguém. Pelo contrário, acaba isolada no seu orgulho e desprezada, não desenvolve amizades e, quando precisa de apoio nem sempre são atendidas. No Livro de Provérbios, capítulo oitavo, versículo 13, está escrito: “... Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia...”

Terça-feira, 9 de fevereiro de 2016 – ASSERTIVIDADE – Lucas 10:19 (PDF)
— Quando há um equilíbrio entre a condução de uma equipe e essa equipe tem liberdade para agir com sucesso, então acontece o que se chama de assertividade, uma atividade responsável de pessoas que agem de forma pró-ativa. No evangelho do apóstolo Lucas, capítulo 10, versículos 19, Jesus escolhe 72 seguidores que vão a cada cidade onde ele tinha de ir. A assertividade que aconteceu percebe-se quando lemos no versículo 19 o que disse Jesus: “Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo.” Venceremos quaisquer obstáculos agindo com assertividade.

Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 – ATENÇÃO – Salmos 55:22 (PDF)
— No Livro dos Salmos, capítulo 55, versículo 22, está escrito: “Confia os teus cuidados no Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” A Bíblia nos diz que precisamos viver com cuidado e com muita atenção, praticando sempre a justiça, o que nos dará firmeza diante da organização em que trabalhamos, diante da sociedade, e diante de Deus que nos sustentará em qualquer lugar onde estivermos.

Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 – ATITUDE – Romanos 15:5 (PDF)
— A atitude da pessoa nada mais é do que seu comportamento, sua reação diante de uma circunstância qualquer ou sua postura, seu posicionamento diante de outras pessoas. Devemos sempre reagir com calma e com paciência, ou seja, com a atitude de uma pessoa equilibrada e compreensiva. Na Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 15, versículo quinto, está escrito: “Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude a vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.”

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 – AUTOESTIMA – Salmos 37:6 (PDF)
— A autoestima é a valorização de si mesmo ou o amor próprio. Há ocasiões na vida em que a pessoa perde sua autoestima, especialmente quando atravessa uma crise. A vida de cada pessoa deve ter um significado e a religião serve para valorizar o ser humano, indicando um novo caminho, uma nova forma de entender o porquê das vicissitudes da vida. Finalmente serve para “religar” a pessoa a valores mais nobres e edificantes. Está escrito no Livro dos Salmos, capítulo 37, versículos quinto e sexto: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o sol ao meio-dia.”

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 – AVANÇAR – II Samuel 22:33 (PDF)
— Na vida militar, avançar é ordem para atacar. Muitas pessoas enfrentam dificuldades na vida e precisam avançar sem temor, perseverar na luta e nunca recuar e fugir das responsabilidades assumidas. No Segundo Livro de Samuel, capítulo 22, versículo 33, está escrito: “O Senhor é a minha fortaleza e a minha força; ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.” Tendo o seu caminho livre de todo o embaraço, fica fácil avançar.