domingo, 13 de março de 2016

Devocionais para o período de 13 a 19 de março de 2016

Clique aqui para a versão em PDF (texto completo)

Domingo, 13 de março de 2016 – PRIORIDADE – Salmos 32:1 (PDF)
Conhecer seu propósito ajuda a estabelecer prioridades. Isso faz com que esforços e energias se concentrem no que é importante. Você se torna eficiente ao ser seletivo. Sem um propósito definido, você ficará mudando de rumo, de emprego, de relacionamentos e de igreja na esperança de que cada mudança seja definitiva e preencha o vazio em seu coração. Você pensa “Talvez seja diferente desta vez”, mas isso não resolve o verdadeiro problema, que é a falta de foco e de propósito. A Bíblia diz: “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5.17.
Se você quer que sua vida cause impacto, dê-lhe uma direção! Pare de andar em círculos! Pare de tentar fazer de tudo! Elimine até mesmo as boas atividades, concentrando-se apenas no que for mais importante. Jamais confunda atividade com produtividade.

Segunda-feira, 14 de março de 2016 – MOTIVAÇÃO – Colossenses 3:23 (PDF)
Conhecer seu propósito traz motivação. O propósito sempre produz entusiasmo. Nada mais estimulante que um propósito claro. No entanto, a paixão se esvai quando falta propósito. Até mesmo levantar-se da cama torna um fardo. Normalmente, é o trabalho sem sentido que nos esgota, consome nossa força e nos rouba o prazer; não excesso de trabalho.
Paulo nos recomenda, na carta aos Colossenses, capítulo 3, versículo 23: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.”

Terça-feira, 15 de março de 2016 – ETERNIDADE – Romanos 14:10b;12 (PDF)
Conhecer seu propósito irá prepara-lo para a eternidade. Muita gente passa na vida tentando criar um legado. Tais pessoas querem ser lembradas depois de partirem. Entretanto o que em última análise mais importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que Deus diz.
Viver para criar um legado é um objeto sem perspectiva. Uma utilização mais sábia do tempo é construir um legado eterno.
Chegará o dia em que você estará diante de Deus, e ele fará uma auditoria em sua vida – um exame final, antes que você ingresse na eternidade. A Bíblia diz: “Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Romanos 14:10b;12. Pela Bíblia, entendemos que Deus nos fará duas perguntas fundamentais: “Você aceitou o que Jesus fez por você, aprendeu a amá-lo e a confiar nele?” e “O que você fez com o que eu lhe dei?”

Quarta-feira, 16 de março de 2016 – ETERNIDADE – Eclesiastes 3:11 (PDF)
Deus certamente não teria criado um ser como o homem para que existisse somente por um dia! ESTA VIDA NÃO É TUDO QUE TEMOS.
A vida é apenas um ensaio geral, antes da verdadeira produção. Você passará muito mais tempo do outro lado – na eternidade. Esta vida é uma preparação para a próxima. Você viverá no máximo cem anos, mas existirá para sempre na eternidade. A Bíblia diz: “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.” Eclesiastes 3:11.

Quinta-feira, 17 de março de 2016 – MORTALIDADE – II Coríntios 5:1 (PDF)
Você tem um instinto inato que anseia pela imortalidade. Isso ocorre porque Deus o destinou, segundo sua imagem, para viver eternamente. Embora saibamos que com o tempo todos morreremos, a morte parece sempre anormal e injusta.
Um dia, nosso coração irá parar de bater. Então será o fim do nosso corpo e do nosso tempo no mundo, mas não será o fim. O corpo terreno é apenas uma residência temporária do espírito. A Bíblia chama nosso corpo terreno de “temporária habitação”, mas refere-se ao nosso futuro corpo de “casa”. A Bíblia diz: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” 2º Coríntios 5:1.

Sexta-feira, 18 de março de 2016 – PRIORIDADE – Filipenses 3:7 (PDF)
Se a vida aqui oferece muitas opções, a eternidade nos concede apenas duas: céu ou inferno. Seu relacionamento com Deus aqui determinará seu relacionamento com Ele na eternidade. Se aprender a amar Jesus, o Filho de Deus, e a confiar nele, você será convidado a passar a eternidade com ele. Entretanto, se desprezar o amor, o perdão e a salvação que ele oferece, você passará a eternidade separado de Deus. Paulo disse: “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.” Filipenses 3:7

Sábado, 19 de março de 2016 – DESCONHECIDO – 1 Coríntios 2:9 (PDF)
Se todo o seu tempo aqui fosse para ser dedicado unicamente a esta vida, você poderia deixar de ser bom ou ético e não teria de se preocupar com as consequências de suas ações. Seus atos não teriam implicações de longo prazo. Mas – e isto faz toda a diferença – a morte não é o fim: ela é tão somente a transição para a eternidade. Por isso, existem consequências eternas para tudo o que você faz aqui. Para atirar o máximo da vida, você deve ter sempre em mente a visão da eternidade e, no coração, o valor que ela representa. Há muito mais na vida que apenas o aqui e o agora! Francamente, nosso cérebro não é capaz de compreender a maravilha e a grandiosidade do céu. A Bíblia diz: “Mas, como está escrito: ‘As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do
homem, são as que Deus preparou para os que o amam.’” 1 Coríntios 2:9