sexta-feira, 4 de novembro de 2016

SEMANA MUNDIAL DA ORAÇÃO - 13 a 19 de novembro de 2016




Documento Completo - PDF

Orações Diárias e Referência de Devocional 

Devocionais (só versículos)

Você Sabia? 

CONTEÚDO

Mensagem dos Presidentes
Dia 1: Sem deixar ninguém para trás
Dia 2: Criação de espaços seguros
Dia 3: Transformando nossa liderança
Dia 4: Respeitar, apoiar e empoderar
Dia 5: Porque eu conto - pessoas diferentemente capacitadas
Dia 6: Em suas mãos - fim do casamento infantil
Dia de Adoração: Todos iguais à imagem de Deus
Bíblia Plano de Leitura: Novembro de 2016 a outubro de 2017

Uma mensagem dos Presidentes da YWCA Mundial e da YMCA Mundial

Em nosso mundo e em nossos movimentos, há beleza em nossa diversidade. Somos seres humanos, representando diversas fés, crenças, culturas, nacionalidades, idades, origens, classes, raças e etnias. As diferentes ideias, tradições e práticas que contribuem para o nosso mundo a cada dia são os fios que criam a rica tapeçaria de nossa sociedade.
Nós podemos ser diferentes em muitos aspectos, mas a grande maioria de nós pode concordar em um princípio básico, que encontramos na Bíblia, bem como em muitos outros textos de base religiosa. E isto é: "Nós todos somos criados iguais à imagem de Deus." A igualdade é tanto um princípio básico de nossa fé quanto um direito humano fundamental.
Em uma sociedade justa, nós aceitaríamos e incluiríamos a todos, e todos nós desfrutaríamos de igualdade de acesso à educação, ao emprego, e tudo o que precisa para levar vidas seguras, felizes e saudáveis cheias de dignidade e respeito.
Infelizmente, a nossa realidade global é bastante diferente. Milhões de pessoas encaram discriminação todos os dias com base em sua raça, gênero, fé, idade, nacionalidade e outros fatores. Milhões de outros vivem em zonas de conflito, onde a violência é uma parte normal da vida diária. Outros ainda vivem em situações temporárias como refugiados, muitos dos quais não têm acesso a necessidades da vida e não são capazes de exercer os seus direitos humanos básicos.
E tudo isso é agravado por líderes políticos, culturais e até mesmo religiosos que usam suas posições de influência e confiança para espalhar mensagens de ódio e criar divisões mais profundas na nossa sociedade. Eles deveriam, em vez disso, usar seu poder para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para um futuro mais seguro, mais justo e sustentável, garantindo simultaneamente tratados de direitos humanos que estão em vigor e que a Declaração Universal dos Direitos Humanos seja respeitada.
O tema deste livro, "Sem deixar ninguém para trás ", foi projetado para nos ajudar a refletir sobre a nossa diversidade e para discutir como podemos aceitar melhor, incluir e celebrar indivíduos pela sua singularidade. Ao mesmo tempo, ele nos lembra que, assim como somos todos iguais aos olhos de Deus, devemos ser iguais aos olhos uns dos outros.
Nós encorajamos você a adaptar este livro para seu próprio contexto local. Você pode usá-lo para provocar discussões e abordar questões que ajudarão a unir as pessoas. Você também pode usá-lo como uma fonte de inspiração - para rezar, refletir, para colaborar - e, finalmente, para criar um mundo mais inclusivo. O mais importante, esperamos que vá inspirá-lo a se tornar um catalisador para a mudança. Apelamos a você para fornecer a liderança transformadora que irá promover a inclusão, preservar a paz, a justiça e compreensão -. E garantir que não estamos deixando ninguém para trás.
Em paz e fé,
Deborah Thomas-Austin, Presidente Mundial da YWCA e Peter Posner, Presidente da World YMCA

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Domingo, 13 de novembro de 2016 (PDF)

 DIA 1: Sem deixar ninguém para trás

Lucas 10: 25-37: O BOM SAMARITANO
"Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando foi atacado por ladrões. Eles lhe tiraram as roupas, espancaram-no e foi embora, deixando-o quase morto. Um sacerdote estava indo pelo mesmo caminho e, quando ele viu o homem, passou pelo outro lado. Assim também, um levita, quando ele chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou onde o homem estava e, quando ele o viu, teve piedade dele. Ele foi até ele e enfaixou suas feridas, deitando nelas azeite e vinho. Então ele colocou o homem em seu próprio animal, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao estalajadeiro. “Cuide dele", disse ele, "e quando eu voltar, vou reembolsá-lo por qualquer despesa extra que você pode ter”.
"Reflexão: É preciso coragem persistente tanto para ser inclusivo quanto para ser incluído
A história do gentil Samaritano é uma que a maioria de nós conhece muito bem. Nós a ouvimos muitas vezes isso - na verdade, ouvimos vezes o suficiente para que ela se torne tão familiar que existe o perigo de esquecer a mensagem radical que na verdade ela contém.
Jesus vem de uma comunidade que tem uma longa história de rivalidade e ódio com os samaritanos. Eles não são apenas as pessoas que os judeus não gostam - é um grupo de pessoas ao qual eles não confiariam o bem-estar do seu inimigo. É um sentimento que é muito forte e profundo. Porque é o que "as pessoas dizem", nós não refletimos mais sobre a sua verdade e aceitamos a incapacidade ou inaceitabilidade de todo um povo ou de certos indivíduos. E quando nós próprios nos tornamos alguém que é deixado para trás, a vida às vezes parece nos ensinar que não podemos esperar o contrário.
Aí é, no entanto, que estamos errados. Cada um de nós tem o potencial de ser um samaritano - estar atento e escutar o valor das palavras de alguém que não é ouvido. Para estar presente e ir ao encontro daqueles que não estão esperando mais ajuda. E ainda mais - cada um de nós tem o poder de apoiar a todos nós e para nos tornarmos visíveis. A beleza disto é que não só alguém inesperado, como um samaritano pode nos surpreender - é também que você e eu não vamos ficar sozinhos, porque a coragem é contagiosa, e outros vão ficar com você!
No mundo de hoje, vemos muitos exemplos de pessoas tentando excluir outros com base na raça, etnia, fé e uma variedade de outros fatores - em vez de abraçá-los pelos os presentes únicos que têm a oferecer. Como um exemplo, estamos atualmente testemunhando uma crise de refugiados sem precedentes. Os requerentes de asilo que buscam refúgio, principalmente na Europa, têm sido barrados e negada a sua entrada e serviços humanitários básicos em vários países, com base em preocupações de segurança ou o desejo dos países de preservar suas identidades.
Independentemente da posição de políticos, muitos de nós como indivíduos, como organizações da sociedade civil, como igrejas e como as YMCAs e YWCAs têm se posicionado a favor da dignidade destes refugiados. Na verdade, os movimentos mundiais da YMCA e YWCA trabalham globalmente para ajudar os imigrantes e refugiados, que são muitas vezes excluídos, marginalizados e explorados ou encontram-se vulneráveis à violência, estupro e atrocidades xenófobas.
A YMCA Thessaloniki na Grécia, por exemplo, estabeleceu uma Recepção para Refugiados e Requerentes de Asilo, em colaboração com outras ONGs locais. O centro de hospedagem é em grande parte o lar de famílias da Síria, Afeganistão e Iraque, que ainda estão à espera para a colocação permanente. A maioria das famílias chegou através de travessias ilegais de alto risco por mar. O centro oferece-lhes refúgio, segurança e um programa de integração para garantir que eles sejam incluídos e aceito em seu novo lar social.
Um voluntário YMCA descreveu a experiência com este centro: "Hoje, visitando hospedagem centro de refugiados em Diavata, Thessaloniki ... era apenas mais um dia cheio de sorrisos, alegria, jogos, lutas e sentimentos intensos. Foi a quarta vez que visitei o centro, e tornou-se bastante claro para mim que as crianças nos abraçaram e trataram como família. Assim que descemos do ônibus, eles nos receberam, levaram-nos pela mão e nos guiaram para o lugar onde costumamos nos reunir e jogar. As horas passaram voando, e chegou o momento amargo quando tivemos que partir. As despedidas, os abraços e choro deram lugar à alegria de renovar o nosso encontro para a próxima terça-feira. As crianças reconhecem a maioria de nós agora e a conexão desenvolvemos é mágica”.
Quando as pessoas são diferentes de alguma forma, elas também se encontram frequentemente marginalizadas ou mesmo evitadas por sua comunidade, como CZ, uma jovem mulher da Índia, sabe muito bem.
"Como uma jovem mãe solteira HIV-positivo, sou naturalmente levada a entender a situação e as condições de minhas companheiras mulheres HIV-positivas", disse CZ. "Eu acredito em Deus, o criador, como alguém que trata as pessoas igualmente e é justo. Foi um chamado para mim trabalhar neste campo.
"Às vezes, eu fico esgotada fisicamente por causa da minha condição médica, mas eu sempre me apresso para atender as pessoas que precisam da minha ajuda. Há sempre algo que eu possa fazer por eles. Acho difícil de ignorar as mulheres que são mal interpretadas pela sociedade como eu mesma estou constantemente a ser discriminados. Minha motivação e inspiração são tiradas de minha própria experiência pessoal, dos meus pais e das crianças que oferecem suas bênçãos e apoio para o meu trabalho. Minha paixão é permitir que outras jovens superem situações de exploração e abuso.”
Caminhando juntos em nossa fé também significa acreditar na criação de Deus. Nós não devemos esquecer que o mundo de Deus é amplo, e há um universo em cada pessoa que Deus criou. Pois a verdade da questão é que cada pessoa tem uma história. Cada comunidade trilhou um longo caminho. Cada evento oferece às pessoas habilidades únicas e valiosas que são preciosas para a vida de uma família ou de uma comunidade.
A criação de Deus é maravilhosa! Vale a pena para mostrar a beleza da vida em todas as suas formas e cores, e vale a pena olhar para além da própria experiência!
Cada dia de novo - faremos o nosso melhor esforço para deixar ninguém para trás.

Questões para discussão

Vamos perguntar a nós mesmos:
1. Ouvindo reflexões de hoje, o que vem à mente?
2. Esta semana, o que posso fazer para acolher pelo menos uma pessoa
a quem os outros tendem a excluir?
3. Como uma comunidade, como podemos garantir que estamos sendo
inclusivos e aproveitando as habilidades e experiências únicas que cada um tem para oferecer?
Oração
Amado Deus,
Nós damos graças pelo fluir da história humana, para os eventos que nós e moldaram a nossa sociedades.
Damos graças por todos os nossos irmãos e irmãs que questionaram a história e lutaram por um mundo mais igual.
Por aqueles que desenterraram as histórias dos oprimidos, dos inomináveis, dos não registrados.
(Ouve-nos quando sussurrarmos alguns nomes.)
Damos graças e pedimos justiça.
Amém
Bênção
Doce Deus, eu te louvo!
Bem-aventurado sois vós,
quando diferença torna-se riqueza,
Quando desacordo produz o diálogo,
quando a tempestade rompe,
Bendito és tu, pois tais momentos anunciam um arco-íris de esperança
e na minha a vida, a reconciliação


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 14 de novembro de 2016 (PDF)

DIA 2: CRIANDO ESPAÇOS SEGUROS

Lucas 15:8-9: A parábola da dracma perdida
"Ou suponha que uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma. Ela não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la? E quando ela a encontra, ela chama as amigas e vizinhas e diz: 'Alegrai-vos comigo; Eu encontrei minha moeda perdida '”
Reflexão:.Criando lugares de compreensão, esperança e cura
Que tipo de moeda é tão importante, que você iria chamar seus vizinhos para comemorar com você uma vez que você a encontrasse, depois de ter sido perdida ? Deve ser um conjunto especial de moedas de prata, de fato! Foi o dinheiro destinado ao consumo? Ou era um conjunto de 10 moedas de prata destinados a decorar o véu do casamento da neta da velha mulher?
Talvez a história fala de 10 moedas, porque 10 é um número significativo na Bíblia. Tal como acontece com os 10 Mandamentos ou as 10 cidades dadas aos 10 servos fiéis em Lucas 19, o número 10 pode simbolizar a responsabilidade da humanidade em direção a Deus.
Que significado podemos obter com uma história, no qual um dos 10 está perdido, e depois nenhum esforço é poupado para tornar o grupo de moedas inteiro novamente? Certamente, todos vocês poderiam contar uma história de totalidade ou integridade perdida. E, certamente, todos vocês têm uma história, em que você não poupou esforços para fazer voltar a ser inteiro novamente o que estava incompleto. Vocês todos sabem o quão difícil tal esforço pode ser, e vocês certamente podem nomear as pessoas que estavam ao seu lado ao longo do caminho.
As mulheres jovens em Ruanda, que são treinadas como educadoras em Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos (SDSR) dizem que as meninas têm a necessidade de mais informações antes de enfrentarem abuso sexual ou terem sua primeira experiência sexual. É por isso que os espaços YWCA seguros são tão importantes. Eles fornecem um lugar para acessar informações e serviços SDSR e discutir questões sensíveis em um ambiente não-julgamento, seguro e confidencial.
Delphine, uma menina de Ruanda de 15 anos, disse à YWCA: "As meninas em escolas primárias e secundárias engravidam e caem fora. Os responsáveis pelas gravidezes são os nossos colegas. Alguns de nós são mesmo estupradas ou enganadas por ‘sugar daddies’. Mas com a consciência de que temos (a partir dos Espaços Seguros da YWCA de Ruanda), será difícil para elas (serem enganadas)”.
Da mesma forma, os Espaços de Poder YMCA são vitais para proporcionar aos jovens segurança, divertimento e lugares inclusivos para definirem a sua própria agenda da juventude com questões de importância para eles. Em todo o mundo, estes Espaços são liderados e orientados por jovens, com a natureza de cada PowerSpace específico para as necessidades da juventude local. Alguns exemplos incluem: inovação (ideias para a realidade), criativos (artes, drama), vibração social (ação individual a cívica), e YPontes (aconselhamento individual ao para assunto de grupo de diálogo social e ação).
"Muitas vezes não chegamos ao coração das questões. Nós apenas lidamos com os problemas ", disse Chipo Mellisa Guse, um participante de intercâmbio jovem na YMCA Sul Africano. "Então, minha experiência com o PowerSpace no YPontes foi extremamente poderoso. Falamos sobre as relações entre homens e mulheres jovens, o que queremos um do outro, namoro, sexo e sexualidade. Nós nos sentimos tão  empoderados e tivemos uma visão completamente diferente um do outro - uma compreensão mais profunda. Eu acho que isso cria respeito e também cobre uma boa parte do caminho para prevenir problemas em torno relações interpessoais.”
Deus é um só com nossa natureza corporal humana na pessoa de Jesus. Isto implica que nenhuma parte da nossa vida corporal deixa de ser reclamada ou santificada por Deus: nenhuma parte da nossa vida corporal é para ser apartada de si. Se alguém fere o nosso corpo, fere todo o nosso ser.
Às vezes, mesmo quando tentamos proteger a nós mesmos e nossos entes queridos com o melhor de nossas habilidades, experimentamos a tragédia em nossas vidas. E nesses momentos, precisamos de um lugar para reunir a nossa força. Para conectar-se a Deus, a nós mesmos e a nossa comunidade - porque é na relação com os outros e com o mundo que encontramos a energia e coragem para desmantelar toda a nossa casa, se necessário, mesmo que tenhamos que limpar tudo, depois, para encontrar a moeda perdida, para curar e fazer a vida ser íntegra novamente.
É nesses espaços seguros que encontramos a esperança necessária para não fugir do esforço. É um trabalho duro. É preciso coragem persistente. Mas se nós sabemos que há um lugar de compreensão e de pessoas que vão comemorar ao nosso lado por cada sucesso ao longo do caminho, podemos encontrar um modo de ir em frente.
Delphine sabe disso também. Ela vê o que suas irmãs perderam, e ela toma medidas para proteger as meninas ao educá-las. E ao fazê-lo, ela também cria um espaço seguro para as mulheres e meninas que sofreram relações sexuais prejudiciais ou abuso. Ela as ajuda a encontrar a capacidade de avançar, para encontrar ajuda e começar a cura.
Esta é a nossa responsabilidade. Vamos criar lugares que possam ser um lar, onde as moedas perdidas possam ser encontradas novamente. Saiba que é possível! O nosso Deus fiel, retratado como uma velha nesta parábola, fará todos os esforços. Ela vai ficar ao seu lado, e andar com você através da vida. E no dia em qualquer moeda perdida for encontrada mais uma vez, vamos regozijar todos juntos.

Questões para discussão

Vamos perguntar a nós mesmos:
1. Ouvindo reflexões de hoje, o que vem à mente?
2. Esta semana, como posso estar ao lado de pelo menos uma pessoa, para ajudar a apoiá-la para que ela possa ser curada e tornar-se inteira novamente?
3. Como uma comunidade, como podemos oferecer espaços seguros de compreensão, cura e apoio?

Oração

(Credo :)
Nós acreditamos na luz além da nossa visão, que flui a partir da vida em Deus.
Acreditamos no fortalecimento do poder de Jesus, o Redentor.
Acreditamos na graça do Espírito de Deus enquanto seguimos nossa jornada..
Nós acreditamos que somos convidados a celebrar o poder da nossa solidariedade com todos os que defendem o amor e a esperança.
Nós cremos
Amém.

Bênção

Abençoados são aqueles que trazem esperança. Transforme as correntes que aprisionam o mundo em um vínculo de solidariedade. Amém


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 15 de novembro de 2016 (PDF)

DIA 3: transformar a nossa liderança

1 Coríntios 1:26: Deus nos chama
"Irmãos e irmãs, pense no que vocês eram quando vocês foram chamados. Não muitos de vocês eram sábios segundo padrões humanos; não muitos eram influentes; nem muitos de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo e as coisas desprezadas - e as coisas que não são - para reduzir a nada as que são, para que ninguém se glorie perante ele.”
Reflexão: Empoderar os outros através de poder e decisão compartilhados
O texto acima, que pode parecer abstrato em primeiro lugar, é aquele que Paulo escreveu para uma comunidade muito específica com uma situação que ainda  hoje é relevante. A ainda bastante nova comunidade cristã de Corinto foi estabelecida com sucesso ao redor de 50 anos depois de Cristo, e estava crescendo quando Paulo escreveu sua carta. Quanto mais as pessoas se juntavam, mais diversificada a comunidade se tornava. E na convicção de que eles já estavam vivendo no reino de Deus, alguns sentiram que eles tinham o direito de agir como desejassem.
Diferentes facções começaram a brigar entre si sobre como ser um cristão no caminho CERTO, quem está no poder ou quem devia estar no poder, quais pessoas podem tomar as decisões que irão moldar sua comunidade e como o dinheiro deve ser tratado. Em outras palavras: eles começaram a julgar uns aos outros de acordo com os padrões humanos.
Em sua carta a Corinto, Paulo não joga com metáforas abstratas.  Ele fala com a conduta deles, literalmente. Olhe ao seu redor, diz ele. Quem faz parte da sua comunidade? Qual o papel que eles têm na sociedade? Quem são os poderosos, e quem são os mais vulneráveis?
Corinto é um exemplo claro do fato de que Deus não trabalha com os padrões humanos. Deus não escolhe pessoas de acordo com o dinheiro, o poder, idade, cor da pele ou o respeito que recebem em sua comunidade. O Reino de Deus é criado a partir do que é nada aos nossos olhos. Este é o poder da criação de Deus - é o que irá conduzir-nos para a frente no futuro.
O reino de Deus se tornará visível nas mais belas formas, se nós confiarmos em Deus e naqueles que parecem ser os mais humildes - porque Deus os levanta - levanta-nos, eu e você, a alturas desconhecidas. Jesus não se apegou ao poder. Ele o compartilhou com seus discípulos e capacitou aqueles em torno dele. Muitas vezes esquecemos, mas é o poder que Cristo não guardou para si mesmo que continua a nos dar asas.
Há muitos exemplos empoderadores disto dentro de ambos os movimentos globais YWCA e YWCA.
A YWCA de Honduras, por exemplo, está usando seu próprio Conselho para obter uma visão mais ampla do mundo e para capacitar todas as mulheres para mudar o mundo. Com um conselho de sete, três das quais são mulheres jovens entre as idades de 18 e 30 anos e duas que estão entre 30 e 35, a YWCA de Honduras oferece um exemplo perfeito de liderança entre gerações.
"A YWCA de Honduras busca ativamente um equilíbrio dentro as diferentes gerações, para que possamos compreender todos os diferentes pontos de vista que as mulheres têm em diferentes estágios de suas vidas", diz Andrea Michelle Gradiz Díaz, uma jovem do Conselho da YWCA de Honduras e vice-Presidente do Conselho YWCA Mundial. "Nós recrutamos mulheres jovens para o nosso Conselho de Administração e oferecemos às jovens habilidades de liderança e de empoderamento ao longo de toda a nossa programação."
Pela sua forte presença na mídia social, a YWCA de Honduras continua a crescer e ganhar novos membros todos os dias, criando uma base sólida para defender a igualdade de gênero e para educar a juventude sobre SDSR e prevenção da violência.
O foco de desenvolvimento da juventude da YMCA dos EUA é em nutrir o potencial de cada criança e adolescente, porque os valores e habilidades que aprendem desde cedo são blocos de construção vitais para a vida. O modelo da YMCA canadense envolve Treinamento de Liderança Baseado em Valores (habilidades como comunicação, organização de eventos, e de ensino); Voluntariado (oportunidades para participar de projetos de serviços de aprendizagem, metas de aprendizagem e atividades em grupo) e Autonomia (os participantes identificam os seus próprios projetos, objetivos de aprendizagem e atividades em grupo). No contexto da América Latina, o desenvolvimento da liderança nas YMCAs está diretamente associada com as estratégias de participação dos jovens e construção de impacto social. O foco é sobre a cidadania responsável e transformacional, que está diretamente relacionada com os programas da YMCA em cada contexto local particular.
Em todo o mundo, YMCAs também introduziram um modelo de tutoria reversa transformadora, na qual uma pessoa jovem e um idoso aprendem e guiam um ao outro. Enquanto os mais velhos partilham experiências e conhecimentos especializados, os jovens ganham voz, espaço e a capacidade de influenciar. Além disso, como os jovens estão mais perto do futuro, eles podem identificar tendências e inovação".
Um aprendiz jovem comentou: “Eu aprendi que ser orientado por um ancião que é responsável, criativo, e tem um bom conhecimento sobre orientação, é uma bela forma de pensar e construir oportunidades em habilidades de liderança".
E um mentor de ancião disse: "Trabalhar o cérebro do aprendiz me deu informações valiosas sobre a vida, que está se tornando cada vez mais relevante para mim neste mundo em rápida mudança. É uma ferramenta de liderança que beneficia o estudante mais velho, a pessoa jovem e a organização também. Mentores júniores podem ajudar os gestores a entender como motivar e manter jovens trabalhadores. Eles também podem compartilhar o conhecimento de primeira mão de uma base de clientes mais jovens."
É possível. Nós podemos transformar os nossos modelos de liderança para compartilhar o poder e a tomada de decisão. Deus brilha fortemente sobre nós e nos dá a força que precisamos a fim de compartilhar. E nessa partilha, a criação de Deus toma forma e muda tudo.

Questões para discussão

Vamos perguntar a nós mesmos:
1. Ouvindo as reflexões de hoje, o que vem à mente?
2. Esta semana, como eu posso capacitar alguém compartilhando meu poder ou habilidades de tomada de decisão?
3. Como uma comunidade, como podemos garantir que nossos líderes reflitam a diversidade entre nós e que estejamos compartilhando o poder e tomada de decisão?

Oração:

Ó Deus, você é gentil.
Você nos reúne com várias responsabilidades e dons./
Você nos desafia a atender ao seu chamado.
Sustenta-nos e ajuda-nos a sustentar uns aos outros.
Nós oferecemos nossos agradecimentos e pedimos misericórdia, enquanto nomeamos essas pessoas em nossas vidas a quem admiramos e a quem devemos gratidão.
(Momento de silêncio para nomear essas pessoas)
Damos graças por tudo o que é bom.
Nós te damos graças, amado Criador.
E damos graças por Jesus de Nazaré, que ao viver como um de nós fez seu amor conhecido por todos nós.
Damos graças
Amém.

Bênção

Que aqueles que amam você sejam como o sol quando se levanta na sua força. Amém


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 16 de novembro de 2016 (PDF)

DIA 4: RESPEITO, APOIO E CAPACITAÇÃO

Êxodo 2:16-22: a história do sacerdote de Midiã e de suas filhas
O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água e encheram os tanques para regar o rebanho de seu pai. Vieram os pastores, e as expulsaram dali, mas Moisés levantou-se e as salvou, e deu de beber ao rebanho. Quando chegaram a casa de seu pai Reuel, ele disse: "Como é que vocês vieram para casa tão cedo hoje?" Elas disseram: "Um egípcio nos livrou da mão dos pastores e até tirou água para nós e deu de beber ao rebanho." Ele disse a suas filhas: "Então, onde está ele? Por que vocês deixaram o homem? Chamem-no, para que coma pão." E Moisés aceitou morar com o homem, e ele deu a Moisés sua filha Zípora. Ela deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: "Eu fui um peregrino em terra estrangeira."
Reflexão: Deus abençoa homens que respeitam e protegem as mulheres
Violência é uma constante em comunidades de todo o mundo, e cada comunidade tem sua própria resposta a esta violência. Por exemplo, na América Latina, "#NiUnaMas (Nenhuma mais)" é um lema que está se tornando muito comum.
Na primavera de 2015, uma menina argentina de 14 anos, Chiara, foi espancada até a morte por seu namorado de 16 anos e enterrada no jardim. Ela estava grávida na época. Chiara foi apenas um dos mais de 280 feminicídios (o assassinato de mulheres) na Argentina naquele ano, em um país onde uma mulher é morta a cada 30 horas, geralmente por um parceiro íntimo.
A YWCA da Argentina oferece espaços seguros onde as mulheres podem discutir violência de gênero, assim como uma "casa longe de casa" em Buenos Aires, onde jovens podem trabalhar, viver, estudar, compartilhar e crescer em um ambiente amigável e seguro.
Zeina, mãe de três filhos do Líbano,também experimentou o impacto da violência em primeira mão. Seu marido é um viciado em drogas que costumava violentá-la fisicamente, emocionalmente e sexualmente todos os dias. Como resultado, ela sofria de problemas de saúde mental e física. Sua família se recusou a protegê-la, já que "a mulher deve ficar com o marido mesmo que custe sua própria vida".
Zeina, então, ouviu sobre o abrigo da YWCA Nacional do Líbano, onde recebeu apoio social e psicológico. Ela recuperou a sua dignidade e saúde, e tornou-se economicamente auto-suficiente depois de participar na formação profissional em um dos centros da YWCA.
É importante lembrar que a nossa saúde é uma parte integrante da nossa integridade. Ela leva em conta a nossa experiência pessoal, mas também a aceitação criativa dessas partes de nós mesmos que, por vezes, odiamos ou o que podem nos causam desespero. Ser saudável é algo que não conseguimos sozinhos, mas na relação com Deus e com os que nos rodeiam. Somos saudáveis quando respeitamos uns aos outros, apoiamos uns aos outros, capacitamos um ao outro a sermos iguais, e construímos uma paz justa. Nós capacitamos um ao outro para sermos livres, como fomos criados para ser.
Qual é a nossa vocação? Em nossa passagem bíblica de hoje, Moisés ainda estava na fase de formação da missão que Deus lhe dera para libertar o povo de Israel do Egito, a terra do cativeiro, e levá-los para a Terra Prometida. Parte de seu treinamento para esta grande missão estava na terra de Midiã onde se refugiou de Faraó depois que ele percebeu que sua vida podia estar em perigo. Não sabemos onde esta terra era porque os midianitas eram um povo nômade. Quando os animais pastavam toda a grama disponível, eles se mudavam para outras terras que ainda tinham pasto.
Enquanto vagavam naquela terra, Moisés logo deparou com alguns pastores que estavam assediando mulheres. Os pastores usaram sua masculinidade de forma errada. Eles queriam que seus animais bebessem a água do poço em primeiro lugar e, porque eram mais poderosos, eles assediaram as mulheres. Talvez eles tivessem feito isso muitas vezes e se dado bem. Mas não desta vez. Moisés não sentou e assistiu. Ele entrou em ação e salvou as mulheres, ajudou-as com o seu trabalho, e enviou-as a salvo de volta para casa.
Não sei como Moisés salvou essas mulheres. Ele simplesmente repreender os pastores ou ele realmente lutou? O que sabemos é que Moisés era corajoso. Ele colocou sua vida em risco. Esta é a medida de seu respeito pelas mulheres.
O que começou como uma exposição acidental de caráter divino de Moisés finalizou com ele se casando com uma das mulheres. O pai das mulheres, Reuel (mais tarde chamado Jethro na Bíblia), após ouvir Moisés e seu gesto gentil, sabia que Moisés era o tipo de homem que ele queria para casar com suas filhas. Então, ele não só lhe ofereceu uma casa para morar, mas ele também deu sua filha Zípora a Moisés como esposa. Moisés tinha agora o "sacerdote de Midiã", como seu sogro.
Com este ato de coragem, Moisés passou de ser um estranho errante e sem-teto em uma terra estrangeira a ter uma casa nova, uma nova esposa, e uma nova família. Este é apenas um exemplo de como Deus muitas vezes abençoa homens que respeitam e protegem as mulheres.
A violência do tipo que Chiara, Zeina e as mulheres na leitura Bíblica de hoje experimentaram ou quase experimentaram pode acontecer em qualquer lugar, se perdermos nosso senso de justiça, se nós falharmos em mostrar uma consideração cuidadosa para os outros e não ouvirmos a Deus. A violência começa por nós, nossas famílias e nossas comunidades - e depois se espalha globalmente. Hoje, Deus nos requisita a ser agentes de paz - a respeitar, capacitar e apoiar uns aos outros e para ajudar a prevenir a violência em todas as suas formas.

Questões para discussão

Vamos perguntar a nós mesmos:
1. Ouvindo as reflexões de hoje, o que vem à mente?
2. Esta semana, como eu posso apoiar alguém que tenha experimentado a violência?
3. Como uma comunidade, como podemos tomar medidas para prevenir a violência, enquanto asseguramos ao mesmo tempo que não nos tornemos complacentes em um mundo atormentado pela violência em muitas formas?

Oração

Isaías 32:16-18
A justiça do Senhor habitará no deserto,
a sua justiça vive em campo fértil
17 o fruto do justo será paz;
seu efeito será sossego e confiança para sempre
18 o meu povo habitará em morada de paz,
em moradas seguras,
e em lugares quietos de descanso.
Bênção
Que possamos ir para este dia com um sorriso em nossos rostos, com nossas cabeças erguidas,
flutuando ligeiramente acima do solo, porque cada um de nós sabe "Eu sou amado."
Que este conhecimento nos capacite para transformar o mundo ao nosso redor e compartilhar o amor que nos foi dado.
Que Deus que olha por nós com amor e mansidão abençoe a todos nós.
Amém

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 17 de novembro de 2016 (PDF)

DIA 5: PORQUE EU CONTO - as pessoas deficientes

1 Coríntios 12:4-11
"Há diferentes tipos de dons, mas o mesmo Espírito os distribui. Existem diferentes tipos de serviço, mas o mesmo Senhor. Existem diferentes tipos de trabalho, mas em todos e cada um deles, é o mesmo Deus no trabalho.
A cada um a manifestação do Espírito é dada para o bem comum. Para um é dada pelo Espírito uma mensagem de sabedoria, a outro uma mensagem de conhecimento por meio do mesmo Espírito, a outro fé, pelo mesmo Espírito, a outro o dom de cura por aquele mesmo Espírito, para outro poderes milagrosos, a outro profecia, a outro distinguir entre espíritos, a outro falar em diferentes tipos de línguas, e ainda a outro a interpretação de línguas. Todos estes são o trabalho de um único e mesmo Espírito, e ele o distribui a cada um, como quer.”
Reflexão: Nós todos somos criados à imagem de Deus
Hoje nos reunimos para celebrar o Espírito Santo! Hoje nos reunimos para celebrar a grande obra do nosso Deus! Hoje nos reunimos para celebrar uns aos outros e a plenitude e diversidade que trazemos para nossas comunidades.
Que felicidade que Deus o criador de todos nós fez cada um de nós à imagem de Deus. Que felicidade que existem aqueles entre nós que veem, outros que ouvem, e outros ainda com o poder de colocar palavras em imagens e sons. Porque, irmãos e irmãs, Deus criou cada um de nós de forma única.
Verdadeiramente, que grandes dons há entre vós! E que maneiras bonitas encontramos e continuaremos encontrando para usar todos esses dons. Você pode dizer que é um exagero, ou que existem exceções, mas definitivamente não é assim.
Deixe-me compartilhar uma história com você. Depois que Diane, uma jovem mulher das Ilhas Salomão, contraiu meningite tuberculosa aos quatro anos, ela ficou com uma deficiência. Como uma mulher jovem, ela se juntou ao programa “Rise Up!” da YWCA onde ela aprendeu que ela tinha o direito de falar em sua comunidade, a levantar-se na frente das pessoas e dizer o que ela queria dizer.
"No começo as pessoas realmente não me entendiam, mas eu continuei. Depois de um tempo, as pessoas começaram a perceber que eles devem me respeitar porque eu falava com confiança sobre as questões da comunidade e fazia sentido.
No meu país, as pessoas menosprezam as pessoas com deficiência, mas como eu conhecia sobre os direitos humanos, disse-lhes: ‘Eu conheço meu direito, eu sei do meu potencial, e eu tenho um papel a desempenhar, tal como qualquer outro ser humano na minha sociedade’. Meu conselho para os outros é: Não pare até que eles ouçam você!
Eventualmente, eles vão ouvir você."
Deus pode trabalhar de forma misteriosa. Sitawa é uma batalhadora pela saúde mental que usa sua jornada como uma sobrevivente de estupro vivendo tanto com epilepsia e quanto transtorno bipolar para proporcionar às pessoas na África a informação e apoio para lidar com a vida diária e gerir as condições de saúde mental. Ela fundou e dirige "minha mente, meu Funk" (MMMF), centro de suporte e informação sobre a saúde mental, que manteve a primeira linha de apoio a saúde mental grátis do Quênia.
"Eu não tenho nenhuma formação em saúde mental, psicologia ou psiquiatria, exceto pelas sessões de advocacia que fiz com “Necessidades Básicas” e o treinamento básico de trauma informado pelo Projeto Trauma Global ", disse Sitawa. "Eu abandonei a escola de análise de risco no meu segundo ano, devido à minha doença, mas o que eu ofereço ao universo é a minha experiência de 14 anos vivendo como sobrevivente de estupro com um duplo diagnóstico de epilepsia e transtorno bipolar. Eu faço isso porque quando eu fui estuprada e quando recebi meus dois diagnósticos, eu gostaria que houvesse um espaço seguro onde as pessoas compartilhassem suas narrativas, em que eu pudesse entrar e obter a força para seguir em frente... Eu definitivamente espero ver um dia em que as pessoas da África (e de Afrodescendentes) que vivem com problemas de saúde mental e suas famílias terão esse espaço, onde eles possam ter acesso a informações e apoio adequados.
"Sitawa conseguiu mostrar ao mundo uma verdade importante:  Ela é uma bênção para muitos e tem demonstrado grandes capacidades que outros nem sonham em ter.
Ela tem algo de especial. Não apesar de suas experiências e "desordens", mas por causa delas - ela vê e ouve o que os outros não conseguem. Ela é capaz de falar com os outros em situações semelhantes, usando palavras que eles precisam ouvir; palavras que dão esperança e força; palavras que oferecem companheirismo.
Isto é particularmente importante num momento em que muitos jovens globalmente identificam a saúde mental como um grande desafio, de acordo com a pesquisa “Um Milhão de Vozes da Juventude” da YMCA Mundial. Depressão, perda de memória e epilepsia são problemas de saúde que os sistemas de saúde pública tendem a ignorar. E porque há um estigma em torno destas questões, encontrar informações, serviços e suporte pode ser difícil.
Isto é exacerbado entre pessoas que vivem em situações de guerra ou de conflito ou entre as pessoas que estão passando por transtorno de estresse pós-traumático após a exposição ao conflito. A pesquisa mostra que conflito armado é um contribuinte para a doença mental. Além disso, a doença mental também pode levar as pessoas a tornarem-se autores de violência. É por isso que YCMAs ao redor do mundo começaram a colocar a saúde mental mais no centro das campanhas e dos serviços gerais de saúde.
Somos todos diferentes. Nós todos temos nossos desafios e os nossos dons. No entanto, Cristo deu a boa notícia para todos nós. Não há exceções. Fomos TODOS feitos à imagem de Deus. Deus é bom. E Deus é criativo - nunca Deus deixa de nos surpreender com as maneiras que ele escolhe para nos trazer esperança.
Por isso, vamos comemorar, vamos confiar em Deus e ser alegres, e vamos usar os dons que Deus deu a cada um, para transformar a nós mesmos. Juntos, vamos ver, ouvir e falar de tudo isso!

Questões para discussão

Vamos perguntar a nós mesmos:
1. Ouvindo as reflexões de hoje, o que vem à mente?
2. Esta semana, como eu posso alcançar e apoiar alguém que é diferentemente capacitado?
3. Como uma comunidade, como podemos garantir que estamos olhando para as diferentes capacidades entre nós como presentes e incorporando em nosso meio as pessoas que são deficientes?
Oração
Que o amor do Criador fiel, a paz do Curador dos feridos, a alegria do Espírito desafiador, a esperança dos Três em Um envolva e incentive você.
Hoje e sempre,
Amém
Bênção
Através do Espírito nós somos refeitos. O Espírito nos desafia a viver como povo alegre e misericordioso de Deus. Siga no poder da transformação.
Amém

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 18 de novembro de 2016 (PDF)

DIA 6: EM SUAS MÃOS – FIM DO CASAMENTO INFANTIL

Lucas 11 33-36: A lâmpada do corpo
"Ninguém acende uma lâmpada e a coloca em um lugar onde ela fica escondida ou debaixo de uma vasilha. Em vez disso, colocam-na em sua estante, para que os que entram vejam a luz. Seu olho é a lâmpada do seu corpo. Quando seus olhos são saudáveis, todo o seu corpo também está cheio de luz. Mas quando eles não são saudáveis, seu corpo também está cheio de escuridão. Cuide, então, para que a luz que em ti não seja trevas. Porque, se todo o seu corpo está cheio de luz, e nenhuma parte dele está escura, ele vai ser tão cheio de luz como quando uma lâmpada brilha sua luz em você.”
"Vamos ser aqueles que trazem luz para o corpo da comunidade, e nomeiam o que está escuro, e cuidam do corpo.
Reflexão:.Vamos abrir os portões e deixar as nossos luzes brilharem
Enquanto a maioria das meninas estavam ocupadas brincando, Maria, com cinco anos de idade, de Trinidad e Tobago, estava conhecendo seu futuro marido. Aos nove anos, ela estava casada, e aos 11 anos estava grávida, a primeiro de 25 gestações.
Em Trinidad e Tobago, embora a idade legal para o casamento civil seja de 18, meninas de até 12 ainda estão se casando com base em exceções religiosas. Na verdade, é uma tradição que alguns líderes religiosos defendem vigorosamente, com um clérigo alegando que ele mesmo se casou com uma noiva criança anos atrás.
A YWCA de Trinidad e Tobago é uma forte defensora da tolerância zero para a violência contra as mulheres e meninas em todas as suas formas, incluindo casamento infantil. A organização afirma:
"O casamento infantil é uma violação inaceitável dos direitos de meninas e mulheres jovens, com consequências negativas a longo prazo sobre sua saúde e bem-estar. É uma forma de violência sexual exercida sobre as jovens que ainda não atingiram a maturidade sexual.”
Na criação, em Jesus, e em todos os caminhos que Deus nos encontra durante nossas vidas, Deus traz luz para nós. Sabemos dos Evangelhos e todos os textos bíblicos dizendo de encontros com Deus. Sabemos o quão longe Deus vai para dar terra para o despossuídos, para levantar os pobres, para aliviar os oprimidos. Nós sabemos o valor dado às crianças - filhos e filhas são tão queridos, que as recompensas divinas são medidas por eles. E apenas para o pior dos inimigos aplica um castigo que destrói as gerações futuras.
No entanto, por que as pessoas, famílias e até comunidades colocam seus filhos para experimentar tal miséria?
Irmãos e irmãs, possam todos os nossos corações sangrar, clamar e gritar pela injustiça de um destino como o de Maria de Trinidad. Sua luz nunca foi colocada em uma posição de brilhar. Esta é uma mancha de escuridão que precisamos nomear e lutar contra - não só em Trinidad - porque o casamento infantil é uma tradição que podemos encontrar em cada país do nosso mundo.
A Pobreza deixa pouco espaço para a Dignidade. Pior ainda - ela deixa muito espaço em cada estômago para tentar ser preenchido. É difícil para as famílias cuidar de muitas crianças, e a forma mais fácil é ter uma dessas crianças queridas tomadas por outra família.
Mas o preço que pagamos por esse tipo de alívio é muito alto, e é a filha nova, a criança que deveríamos proteger, quem está pagando isso. Não podemos deixar que esse tipo de escuridão se infiltre em nossas vidas e na vida de nossas filhas!
Em vez disso, Deus nos chama a nos apoiarmos um ao outro. Vamos construir tradições que sejam vivificantes, assim como Deus enviou Jesus para nos dar um caminho que protege a vida. Vamos construir comunidades em que cuidemos das crianças uns dos outros, bem como das nossas próprias. Vamos construir relacionamentos em que haja espaço para nomear os delitos, e espaço para aprender com eles e criar pessoas melhores. Cuidemos uns dos outros com olhos gentis e mãos prontas para ajudar.
Não perca a esperança, pois "a esperança não nos coloca em vergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que foi dado a nós (Romanos 5:5).
"Vamos ser os que levam a luz para dentro do corpo das famílias e para a comunidade. Vamos encontrar uma voz forte para nomear o que é escuro, de modo que ele possa ser alterado. Vamos dar uns aos outros pela mão e cuidado dos organismos em que vivemos. Vamos ser gentis uns com os outros e proteger nossas crianças juntos. Porque as nossas mãos foram criadas por Deus, para o mundo. Nossos corações estão rodeados pela presença de Deus. Vamos abrir todos os portões, para que possamos ser inundados pelo amor de Deus
E que nossas ações a cada dia mostrem ternura e graça para que a nossa luz brilhe intensamente.

Questões para discussão

Vamos perguntar a nós mesmos:
1. Ouvindo reflexões de hoje, o que vem à mente?
2. Esta semana, o que posso fazer para nomear o que é escuro e ajudar a fazer brilhar a luz de outra pessoa?
3. Como uma comunidade, como podemos proteger nossos filhos e cuidar melhor uns dos outros?
Oração
Amado Deus, retire de nossas vidas falsa religião e falsa confiança
e dependência de coisas
que não chegam aos outros.
E ensina-nos a permanecer no seu amor
Amém.

Bênção

Olhe para suas mãos. Veja e toque a ternura,
Eles são do próprio Deus para o mundo.
Olhe para seus pés. Veja o caminho e a direção. Eles são do próprio Deus para o mundo.
Ouça seu coração. Veja o fogo e o amor. Eles são do próprio Deus para o mundo.
Olhe para a cruz. Veja Jesus, nosso salvador. É o próprio Deus para o mundo.
Este é o mundo de Deus. Vamos servir a Deus nele.


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 19 de novembro de 2016 (PDF)

Dia de Adoração

TODOS IGUAIS NA IMAGEM DE DEUS

Proposta e diretrizes para Celebração - ADORAÇÃO
Por favor note que você pode programar seu dia de adoração em qualquer ponto durante a semana
I) Reunião - chamado à adoração
Durante a música de abertura, a Bíblia ou o livro dos evangelhos podem ser trazidos para a frente e colocado tanto na mesa ou altar, com velas e flores ou outros símbolos, dependendo do costume local.
Nas palavras de boas-vindas, a pessoa que preside dá as boas-vindas a todos os presentes.
Oração de abertura
Coragem no dia-a-dia é tudo que eu peço.
Nós estamos encarregados juntos. Não como controladores, mas como um processo vivo.
Nós ainda não estamos lá, mas eu não vou deixar o que eu penso destruir o que eu acredito.
Entusiasmo e vitalidade estão conectados – e é muito bom ter os dois.

II) PALAVRA

Leitura: Lucas 15:3-7
Uma ou mais pessoas podem ler este texto, repetindo o mesmo texto.  Você também pode usar mímica ou outras formas de teatro. Além disso, pode ser possível integrar ícones, fotos ou vídeos relacionados com o texto ou pedir às pessoas para desenharem uma imagem da história. As perguntas no final da mensagem proposta são para discussão.
Antes e depois do sermão / mensagem e credo, você pode definir o tempo para canto, música e silêncio.
Lucas  15:3-7 (NIV) Então Jesus disse-lhes esta parábola:
4 "Suponham que um de vocês, possuindo cem ovelhas, perca uma delas. Será que ele não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
5 E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros
6 e vai para casa. Em seguida, ele chama os amigos e vizinhos e diz:
'Alegrai-vos comigo; eu encontrei a minha ovelha perdida.
'7Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento"

Reflexões

O mundo de Deus destina-se a ser de abundância para todas as pessoas, com os direitos fundamentais e dignidade para todos, mulheres e homens.
Afirmamos a promoção da igualdade de gênero e justiça a partir de uma perspectiva de direitos humanos.
Nós sustentamos que as contribuições e empoderamento das mulheres e meninas de todas as idades são fundamentais, pois mesmo com algum avanço notável, a maioria das vidas das mulheres são ainda caracterizadas pela marginalização econômica e política, pobreza e violência. Embora as mulheres façam contribuições significativas, a sociedade subestima o seu potencial e habilidade como tomadoras de decisões.
A muitos imigrantes são negados os direitos e serviços garantidos aos cidadãos, e não têm acesso a proteção legal. Afirmamos a necessidade de motivar todos os seres humanos para serem parceiros no fim da violência e da discriminação através da conscientização positiva de gênero e educação em direitos humanos. Nossos movimentos continuam a oferecer respostas claras e relevantes para a radicalização, a divisão e a falta de esperança que milhões de pessoas experimentam diariamente. Somos gratos a todos ao redor do mundo, que ajudam a construir comunidades e a preservar a paz, a justiça e compreensão.
Como nós encorajamos você a passar algum tempo em reflexão, nós também o incentivamos a dar voz a visão. A visão de um mundo igualitário foi uma parte integrante dos últimos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, com as palavras: "Neste mundo olímpico, somos todos iguais".
Nós não estamos deixando ninguém para trás. Ou estamos?

Questões para discussão

Vamos perguntar a nós mesmos:
1. Ouvindo reflexões de hoje, o que vem à mente?
2. Esta semana, o que posso fazer para alcançar alguém que esteja marginalizado ou subvalorizado na minha comunidade?
3. Como uma comunidade, como podemos garantir que estamos incluindo todos os membros da nossa comunidade e tratando a todos com dignidade e respeito?
Credo
(Leitor): Nós vivemos o Evangelho de Jesus Cristo e damos testemunho dele com nossas palavras e ações.
(Todos.): Nós vivemos o Evangelho de Jesus Cristo e damos testemunho dele com nossas palavras e ações.
(Leitor): Encontramos pessoas de diferentes crenças e fés com respeito, buscando o diálogo com elas.
(Todos): Encontramos pessoas de diferentes crenças e fés com respeito, buscando diálogo com elas.
(Leitor): Estamos comprometidos com a construção da humanidade e da paz no mundo.
(Todos): Estamos comprometidos com a construção da humanidade e da paz no mundo.
(Leitor): Procuramos uma visão para o nosso mundo para estarmos juntos de uma forma que seja mais forte do que o medo ou egoísmo.
(Todos): Procuramos uma visão para o nosso mundo para estarmos juntos de uma forma que seja mais forte do que o medo ou egoísmo.
(Leitor): Depositamos nossa confiança no Espírito Santo.
(Todos): Depositamos nossa confiança no Espírito Santo.
III) ORAÇÕES DE AGRADECIMENTO E INTERCESSÃO
São inspiradas pelo material preparado para cada dia da semana de oração. Elas celebram Deus na hospitalidade relação a nós, manifestada em Jesus Cristo. Elas são ao mesmo tempo orações de pedido unidas pela fé e pelo testemunho comum.
Ajude-nos, querido Deus, a não nos tornarmos parte do problema sendo coniventes no silêncio e fechando os olhos.
Oramos para que os nossos lares possam ser livres de opressão e lugares onde as crianças cresçam e se tornam homens e mulheres co-iguais, com a auto-estima saudável respeitando um ao outro.
Querido Deus, nós te agradecemos por nos abençoar com o dom da vida e da dignidade. Ajude-nos a colocar a nossa fé em ação para que ela traga a cura para o mundo.
Oramos por aqueles que sofrem de qualquer doença do corpo e da mente. Faça-nos apoiar os canais de cura.
Conduza-nos a agir com justiça, a ser agentes de esperança e de renovação. Deus, nós colocamos a nossa esperança em você e o louvamos pela promessa de Jesus: "Veja, eu estou convosco sempre até ao fim dos tempos."
Amém
Música
IV) ENVIO MANIFESTA o nosso desejo de pedir a bênção de Deus para o PRESENTE E FUTURO
Bênção de encerramento:
A bênção de Deus
A eterna boa vontade de Deus
O “shalom” (paz) de Deus
A veemência e o calor de Deus esteja entre e entre nós agora e sempre.
Amém
Fonte: As novas Mulheres Incluídas- um Livro de serviços e orações por Comunidade
Santa Hilda 1996 ISBN 0-281-04950-5 UK
OR:
O amor do Criador fiel
A paz do Curador dos feridos
A alegria do Espírito desafiador
A esperança do Três em Um
Envolva e encoraje hoje, esta noite e para sempre.
Amém