segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Devocionais para o período de 12 a 18 de fevereiro de 2017


Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)


Domingo, 12 de fevereiro de 2017 – O nome do Senhor é digno de Louvor - Salmos 18:3 (PDF)
Quando Deus criou o homem, Ele o fez para que convivesse em paz e harmonia, mas a natureza humana é pecadora e o convívio acaba se tornando difícil e complexo sem a presença de Deus, que nos ajuda a ter sabedoria e utilizar os seus mandamentos como fundamento em nossas vidas. Para que possamos viver bem, em paz, devemos louvar o nome de Deus e invoca-lo o tempo todo, para manter nossa mente focada no bem e, consequentemente, afastada do mal. Assim conseguimos até mesmo evitar situações em que as nossas fraquezas se manifestariam na forma de pecados. Como diz a Bíblia: "Invocarei o nome do senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos" Salmos 18:3.
= = = = = = = = = = = = = = =
Segunda–feira, 13 de fevereiro de 2017 - Humildade - Lucas 9:48 (PDF)
Na época de Jesus podíamos ver claramente os ciúmes, a inveja e o despeito dos fariseus porque Jesus estava mostrando o lado de Deus, um lado que eles não conseguiam enxergar. Eles não enxergavam mais o amor, porém julgavam todos debaixo de uma lei rígida e sem amor nenhum. Em Mateus 18, os discípulos estavam discutindo sobre qual deles seria o mais importante no Reino do Céu. Então Jesus contou que o segredo da grandeza era ser humilde, assim como uma criança.  E nos dias de hoje? Será que mudou alguma coisa? Existe um espírito de competitividade nos seres humanos, de egoísmo, de egocentrismo; seja no trabalho, estudos, família, sempre um quer ser melhor do outro. Precisamos agir humildemente assim como Jesus fazia, devemos resgatar em nossos corações a pureza de uma criança. Quando Jesus usou uma criança como exemplo o que ele quis dizer é que o nosso coração deve ser como o de uma criança, um coração humilde. “Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante” Lucas 9:48.
= = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017 - A difícil tarefa de respeitar - Atos 17:31 (PDF)
Sempre que vemos alguma coisa que é diferente da forma que vivemos logo pensamos: “Como pode? Ninguém tem mais respeito por nada!!!” ou “Por que fazem isso? O que está acontecendo com o mundo?” ou então “Quanta intolerância! Quanta violência! Quanto ódio!”. Muitas vezes não procuramos entender o contexto daquela situação, ou da criação, ou crenças e afins, e acabamos por julgar que a nossa forma é certa. Assim, muitas vezes condenamos, temos preconceitos, criticamos de uma forma velada em nossos corações. Na época de Jesus não era diferente. Muitos não acreditavam no que Jesus falava, muitos não conseguiam entender como Deus, sendo todo poderoso, ia mandar seu Filho para comer com cobradores de impostos, defender uma prostituta, ajudar velhos e crianças. Não! Para eles, o filho de Deus tinha que ser um ser cheio de ouro, castelos, cavalos... Enfim, ser como os Reis que vemos em filmes etc. Até mesmo os discípulos de Jesus tiveram dificuldades para ter compaixão do próximo, como narra a passagem de Lucas 9:51-56 que conta sobre os samaritanos que não queriam receber Jesus quando ele estava indo para Jerusalém para concluir a sua missão na cruz. Jesus precisava passar por ali pois eram caminho para o seu destino e os samaritanos não queriam aquele judeu ali. Os discípulos ficaram irados e perguntaram a Jesus: “O Senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas?” Lucas 9:54b. Os Judeus e os Samaritanos não se davam de jeito nenhum. Para os Judeus, os samaritanos eram considerados infiéis por se misturarem com outros povos; eram odiados pelos Judeus. E o povo Samaritano dizia que os Judeus é que eram infiéis, entre outros conflitos que vão da religiosidade até lugares certos para adorar a Deus. Mas Jesus, como Deus na terra, via muito além do que aquilo que os homens estavam vendo ali e, tendo compaixão, repreendeu-os como dizem as escrituras: “Porém Jesus virando-se para eles, os reprendeu. Então ele e seus discípulos seguiram para outro povoado” Lucas 9:56. Agora, eu me pergunto: será que não faço a mesma coisa que os discípulos fizeram?? Será que não estou condenando os meus colegas e outras pessoas por pensarem diferente de mim, por adorarem a Deus de formas diferentes das minhas? Por não adorarem a Deus? Será que estou julgando no meu coração? E o respeito, a compaixão, o altruísmo, a tolerância? Muitas vezes queremos isso do mundo, das pessoas; mas, e nós? Será que estamos fazendo a nossa parte? Jesus pediu para que amássemos o próximo, como está escrito: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros todos saberão que vocês são meus discípulos” João 13: 34-35. Ele mesmo veio para salvar a todos e não para julgar “Pois Deus mandou seu filho para salvar o mundo e não para julgá-lo” João 3:17 e, no fim, só cabe a ele fazer o julgamento - “Pois ele marcou o dia em que vai julgar o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu prova disso a todos quando ressuscitou esse homem” Atos 17:31. Sendo assim ele nos destitui da posição de Juiz pedindo para que somente amemos ao nosso próximo, independentemente da situação.
= = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017 - Seguir a Cristo - Lucas 9:61,62 (PDF)
Jesus deixa claro que, depois de iniciado o trabalho, depois que você começa uma vida com Ele, você não pode mais ser o mesmo. Se você tomou a decisão de seguir a Cristo, tem que ser de todo o coração. Assim como diz o maior mandamento e o mais importante de todos “Jesus respondeu: — Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente” Mateus 22:37.
No texto base podemos ver pessoas que queriam seguir a Jesus, entretanto elas não estavam realmente dispostas a seguir. Por exemplo: “Outro homem disse: — Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família. Jesus respondeu: - Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.” Lucas 9:61,62.
= = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 - Espelho de Deus - Lucas 10:1,16 (PDF)
A maior vontade de Deus é que possamos olhar para nosso próximo e enxergar a pureza e a essência que nosso Deus tem. Somos a semelhança de Deus, e todas as pessoas refletem as caraterísticas de Deus. Por isso, cada vida humana é preciosa.
Diz a bíblia: "Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou" Lucas 10:16.
= = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 – Melhor que Poder - Lucas 10:19,20 (PDF)
“Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu.” Lucas 10:19,20.
O texto de Lucas 10:17-20 mostra que, Jesus Cristo viu a derrota do inimigo no trabalho de seus discípulos. Cobras e escorpiões são símbolos de inimigos espirituais os quais Jesus deu poder aos seus seguidores. A autoridade do Reino tem sido dada aos discípulos de Jesus para que assumam o domínio sobre os poderes das trevas, que operam na vida das pessoas, em suas casas, comunidades e nação. No entanto, essa autoridade deve ser praticada, usada e exercida por pessoas de oração.
= = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 18 de fevereiro de 2017 – Seja como uma criança - Lucas 10:24 (PDF)
Para Deus, as coisas do mundo não são tão importantes. O mundo é um laboratório, um palco, onde passamos pelas situações que vão nos possibilitar receber e praticar todos os ensinamentos que Jesus nos trouxe. Por algum motivo, as lições mais simples são as mais difíceis de entender: “Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Por isso, a graça de Deus é reservada para quem está aberto para recebe-la sem reservas e sem restrições, isto é, os inocentes, os pobres de espírito. Os inteligentes e sábios não estão prontos para entender a simplicidade dos ensinamentos. Como diz a Bíblia: “Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram” Lucas 10:24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário