sexta-feira, 31 de março de 2017

Devocionais para o período de 02 a 08 de abril de 2017




Domingo, 2 de abril de 2017 - Oração de um enfermo - Salmos 6:4 (PDF)
Quantas vezes pecamos por algum momento que nos deixou com muita raiva, tristes e chateados? Alguma doença que foi descoberta e te fez perder as esperanças? Falamos algumas coisas sem pensar e depois percebemos que Deus está vendo e ouvindo tudo e não nos damos conta do quão triste ele deve ficar por essas atitudes, pois só Ele sabe de tudo que devemos passar e porque passar por essa fase. É aí que vemos a nossa fraqueza, o quão falhos somos com o Senhor, mas Ele está sempre tem um propósito para cada momento de nossas vidas e sempre está pronto a nos ajudar e a ouvir nossos apelos e nos tornar mais fortes. Como diz a Bíblia: "Vem salvar a minha vida, ó Senhor Deus! Por causa do teu amor, livra-me da morte" Salmos 6:4.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 3 de abril de 2017 – Oferendas para Deus – Efésios 5:2 (PDF)
O livro de Levítico nos apresenta uma série de regras para o relacionamento com Deus. Os versículos de 1 a 9 tratam do sacrifício que deve ser oferecido para agradar a Deus. Quando Jesus veio, ele se ofereceu em sacrifício por todos os nossos pecados, então nosso relacionamento com Deus pode ser diferente, hoje. Mas ainda assim podemos aprender uma lição muito valiosa com essa passagem. Se nós amamos a Deus sobre todas as coisas, então devemos oferecer o melhor de tudo o que fazemos para Ele. Cada vez que estudamos, cada vez que nos alimentamos, cada vez que trabalhamos, podemos oferecer nossas ações a Deus como forma de reconhecimento e agradecimento, e podemos “queimar” nossos erros, com o firme propósito de não errar mais. E quanto mais nós fazemos esses "sacrifícios", mais fácil fica nos mantermos no caminho que Ele criou para cada um de nós. Quando fizer qualquer coisa, transfira o reconhecimento de seus erros e sua gratidão para a sua ação e ofereça a Deus. Isso subirá como "cheiro suave ao Senhor". A Bíblia ensina: "Vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus" Efésios 5:2.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 4 de abril de 2017 - Dedicação e Fidelidade - Gálatas 3:28 (PDF)
Deus, no antigo testamento nomeava algumas pessoas para cumprir alguns rituais para o perdão dos pecados do povo judeu. Os chamados sacerdotes tinham o acesso direto a Deus e muitas responsabilidades. Ficavam responsáveis pela elaboração e fiel execução das etapas exigidas por Deus para a purificação dos pecados do povo Judeu. Podemos ver nas escrituras a Ordenação de Arão realizada por Moisés e o passo a passo que durou 7 dias (Levítico 8:1-13) e no final a escritura nos diz “Tudo isso Moisés fez como o Senhor havia mandado” Levítico 8:9b. A fiel obediência que Moisés teve no antigo testamento Jesus fez no novo testamento onde ele cumpriu fielmente o plano de salvação de Deus para todos nós. No antigo testamento os rituais, ordenanças eram somente para o povo escolhido, os Judeus; no novo testamento Jesus cumpre a vontade de Deus morrendo na cruz para que todos os povos possam ter o livre acesso a Deus “[... ]não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, ente homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus” Gálatas 3:28. Devemos a cada dia valorizar o ato de Jesus na Cruz por nós, e buscamos nas Escrituras realizar a vontade de Deus para a nossa vida, Jesus deu o exemplo de que é possível realizar a vontade do Criador e também da certa promessa que temos ao final dessa jornada a vida eterna juto ao pai.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 5 de abril de 2017 – Transparência – Lucas 12:1-3 (PDF)
Jesus faz farias advertências aos seus discípulos ao decorrer de toda essa passagem. Entretanto, logo no início, ele adverte: “Cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, com a falsidade deles. Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido. Assim tudo o que vocês disserem na escuridão será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado abertamente” Lucas 12:01-03. Claramente Jesus demonstra o quanto temos que ser transparentes em nossa vida, Não podemos ser de uma forma na nossa vida particular e de outra no trabalho, escola, igreja, etc. A autêntica espiritualidade é ser aberto, honesto e ter consideração por outras pessoas. As trevas não podem ganhar terreno em nossa vida quando somos transparentes diante de Deus.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
 Quinta-feira, 6 de abril de 2017 – Herança - Lucas 12:15 (PDF)
Na maioria das vezes a herança não é necessária para suprir o essencial para viver, mas desperta pura ganância de ter mais. Quem crê em Jesus Cristo e vive com ele, tem a promessa de algo muito superior a todas as riquezas que o mundo nos oferece. Precisamos nos motivar e saber que nossas heranças terrenas elas morrem um dia e se for necessário temos que aceitar perder. Para Deus, perder muitas vezes significa ganhar. Busque mais intensamente a herança que Deus tem para você e se formos ricos para com Deus, a riqueza deste mundo não fará mais diferença. “E disse-lhes: ‘Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui’” Lucas 12:15.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 7 de abril de 2017 – Qual é o seu tesouro? - Lucas 12:22-34 (PDF)
Jesus deixa bem claro que devemos acertar nossas prioridades: “A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas” Lucas 12:23.
Nós temos vida, e temos corpo. Claro que para manter a vida precisamos de comida e, para agasalhar o corpo, precisamos de roupas; mas não podemos inverter os valores das coisas. A comida é necessária porque a vida é importante. O cuidado com a saúde do corpo deve vir antes da preocupação em enfeitá-lo. “Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração" Lucas 12:33-34.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 8 de abril de 2017 – Amar a Deus e ao Próximo - Levítico 19:1-18 (PDF)
No começo, tentaram estabelecer as regras do que seria a vontade de Deus em cada situação. Havia regras para como colher o que havia sido plantado, regras sobre como tratar os escravos, as mulheres, os estrangeiros, os pais, o que dizer e o que não dizer, o que sentir e o que não sentir; resumindo, tentaram abranger cada possibilidade de ação, sentimento ou pensamento. Claro que isso é impossível. Já era, naquela época; conforme a atividade humana foi ficando mais complexa, a ideia de determinar padrões teve que ser revista. A estratégia escolhida foi reduzir o número de regras, fazendo com que o amor seja o parâmetro para nossas ações. Assim, antes de falar ou agir, devemos pensar: isto vai agradar a Deus? Isso vai agradar ao meu próximo? "Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor" Levítico 19:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário