quinta-feira, 2 de março de 2017

Devocionais para o período de 5 a 11 de março de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Domingo, 5 de março de 2017 -  Torne-se amigo dos seus problemas – Romanos 8:28 (PDF)

Ainda que muitas coisas pareçam aleatórias ou erradas, lembre-se de que Deus é soberano. Ele pode adequar tudo a um propósito bom, mas só na mesma medida da sua crença nele. Todos os problemas podem lhe ensinar algo, transformando-o, aos poucos, na obra-prima que ele planejou que você fosse. Os mesmos problemas podem se tornar um obstáculo no qual você vai tropeçar e cair se reagir com desconfiança e rebeldia. Essa decisão - se pretende confiar em nele ou desafiá-lo - é sua, e você terá de tomá-la várias vezes ao longo do dia. A melhor forma de se tornar amigo de seus problemas é agradecer a Deus pela existência deles. Este simples gesto abre sua mente para os benefícios que emergem das dificuldades. Você pode até dar apelidos aos problemas mais persistentes, algo que o ajude a conhecê-los, e não temê-los. O passo seguinte é apresentá-los a Deus, permitindo que ele os envolva em sua presença. Ele não vai necessariamente eliminá-los, mas sua sabedoria basta para tirar algo de bom de cada um deles. "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" Romanos 8:28.

Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 6 de março de 2017 – Terra Prometida – Salmos 37:3,4 (PDF)

Continue neste caminho ao lado de Deus, deleitando-se com a presença dele, mesmo na adversidade. Ele está sempre à sua frente, assim como ao seu lado. Veja-o acenando: “Venha! Siga-Me!” Aquele que segue adiante de você, abrindo o caminho, é o mesmo que permanece por perto e nunca solta sua mão. Não está sujeito às limitações do tempo e do espaço. Está em todos os lugares o tempo todo, trabalhando sem parar a seu favor. É por isso que o melhor que você tem a fazer é confiar em nele e viver ao seu lado. “Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja” Salmos 37:3-4.

Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira, 7 de março de 2017 – A Fé, provada, produz Perseverança – Tiago 1:2,3 (PDF)

Deixe Deus ajudá-lo ao longo deste dia. Os desafios que você encara são grandes demais para que lide com eles sozinho. Você sabe que é impotente diante do emaranhado de eventos que precisa enfrentar. Essa consciência lhe dá a opção da escolha: seguir teimosamente sozinho ou andar ao lado de Deus, a passos lentos e confiantes. Na verdade, essa escolha se apresenta o tempo todo, mas as dificuldades dão ênfase ao processo da tornada de decisão. Assim, considere motivo de grande alegria o fato de passar por diversas provações. Elas são dádivas que Deus lhe dá, para lembrar-lhe de que você deve confiar somente em nele. “Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança” Tiago 1:2-3.

Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 8 de março de 2017 – Busque Deus primeiro – Mateus 6:33 (PDF)

Guarde suas energias para buscar sempre a face de Deus. Ele está em comunicação constante com você. Para encontra-lo e ouvir sua voz, você deve procurar por ele acima de todas as coisas. O que quer que você adore mais do que a Deus se transforma num ídolo. Quando está determinado a seguir a seu modo, você exclui Deus de sua consciência. Em vez de tentar obstinadamente realizar algum objetivo, converse com ele sobre o assunto. Deixe que a luz da sua presença ilumine essa busca, para que você possa vê-la pela perspectiva dele. Se o seu objetivo se encaixar nos planos que ele tem para você, ele vai lhe ajudar a concretizá-lo. Mas, se forem contrários à sua vontade, ele vai aos poucos mudar o desejo do seu coração. Procure antes por ele; depois, as peças de sua vida se encaixarão uma a uma.

“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” Mateus 6:33.

Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 9 de março de 2017 – Refugie-se em Deus – Gálatas 5:22 (PDF)

Descanse na radiante presença de Deus. O mundo ao seu redor parece girar cada vez mais rápido, transformando tudo num borrão. Mas há um refúgio de tranquilidade no centro da sua vida, onde você vive em união com ele. Recorra a esse refúgio sempre que puder, pois é nele que você recupera suas energias: alimentando-se do seu amor, da sua alegria e da sua paz. O mundo é um lugar pobre; não recorra a ele para se sustentar. Vá a Deus. Aprenda a depender somente dele e suas fraquezas ficarão saturadas com o poder dele. Quando você encontrar sua completude na sua presença, poderá ajudar outras pessoas sem usá-las para satisfazer suas próprias necessidades. Viva na luz de Deus e a sua luz também brilhará intensamente na vida dos outros.

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade” Gálatas 5:22.

Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 10 de março de 2017 – Deixe que Deus guie você – Salmos 37:23,24 (PDF)

Você é de Deus para todo o sempre - e para além do tempo, eternidade adentro. Nenhum poder é capaz de negar a porção que lhe foi herdada do Paraíso. Deus quer que você perceba que está seguro. Mesmo que você fracasse ao longo da sua jornada, ele nunca soltará sua mão. Saber que seu futuro está garantido pode libertá-lo para viver plenamente o hoje. Deus preparou este dia para você com muita ternura e a máxima atenção aos detalhes. Em vez de encará-lo como uma página em branco que você precisa preencher, tente vivê-lo de forma diferente: olhando em volta, à procura de todas as coisas que Deus está realizando para você. Isso pode parecer simples, mas requer um nível profundo de fé, baseada na consciência de que o caminho dele é perfeito. “O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o Senhor os ajudará a se levantarem” Salmos 37:23-24.

Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 11 de março de 2017 – Conte com a força de Deus – Gálatas 5:25 (PDF)

Viva pela fé, não pelo que vê. Quando você caminhar pela fé, Deus lhe mostrará tudo o que pode fazer por você. Se viver sua vida com segurança demais, nunca experimentará a emoção de ver a obra que ele realiza através de você. Ao lhe dar o espírito dele, deu-lhe também poderes para que você vivesse além de sua capacidade e força normais. Por isso é que é tão errado medir seu nível de energia em comparação com os desafios que tem pela frente. A questão não é a sua força, e sim a de Deus, que é ilimitada. Ao caminhar ao seu lado, você pode realizar os objetivos de Deus por meio da força dele. “Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!” Gálatas 5:25.

Adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

Nenhum comentário:

Postar um comentário