sexta-feira, 19 de maio de 2017

Devocionais para o período de 21 a 27 de maio de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 21 de maio de 2017 – Os ensinamentos de Deus - Salmo 19:8-9 (PDF)
Não há como não reconhecer a grandeza de Deus. Mesmo que a natureza não expresse isso com palavras, podemos perceber através das suas criações, como relata o primeiro versículo do salmo 19: “O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram”. Isso nos mostra que qualquer pessoa pode realmente reconhecer o Senhor, basta estar atento ao que acontece ao seu redor e seguir seus mandamentos. Mesmo que às vezes não pareça fácil andar nos seus caminhos, Deus sempre estará disposto a nos ajudar. O versículo 12 mostra a preocupação do salmista com seus erros: “Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber”. Notamos que cometemos erros mesmo sem perceber ou ter conhecimento que é errado. Mas Deus nos dá a certeza desse caminho, através de seus ensinamentos perfeitos e muito bem direcionados ao nosso coração. “Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade” Salmo 19:8-9.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 22 de maio de 2017 - Devastação - Joel 1:1-20 (PDF)
Deus havia feito uma aliança com o seu povo. Ele havia alertado o povo de que, se desobedecesse às palavras de Deus, "gafanhotos destruiriam todas as árvores, e todas as plantas". Mas esses gafanhotos descritos na Bíblia acabam sendo uma numerosa nação de guerreiros. Uma vez que o povo de Deus havia desobedecido à sua Palavra, os gafanhotos viriam. Em Joel 1:15 diz: "Ah! Está chegando o Dia do Senhor, em que o Todo Poderoso vai trazer destruição. Será um dia de terror!" Quando as pessoas dão as costas para Deus, elas afastam de si mesmas a proteção que vem do Nosso Pai. Como consequência disso, ficam expostas a todo tipo de pragas e aos poderes do mal que causam a devastação. Os gafanhotos descritos no livro de Joel não são apenas insetos visíveis, materializados, mas também poderes espirituais do mal que começam a se manifestar quando as pessoas se afastam de Deus.  
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 23 de maio de 2017 - Arrependimento e recomeço - Atos 3:19 (PDF)
Todos os dias nos deparamos com situações que nos exigem uma maior reflexão sobre como estamos nos comprometendo com o nosso próximo, ou como estamos servindo aqueles que dependem ou depositam sua confiança em nós. No trabalho, nossos líderes estão contando conosco; na escola, nossos pais esperam que sejamos dedicados ao estudo para termos um futuro melhor; nas relações afetivas, temos muito comprometimento com aqueles que amamos. Se pensarmos bem, a vida tem sido assim desde a criação do mundo. Deus nos criou e cuida de tudo para a nossa vida terrena. O problema está nas decisões erradas que tomamos, está na nossa vontade sem antes consultar ou refletir se ela está de acordo com a vontade d’Ele. No livro de Joel vemos mais uma vez o povo de Israel sofrendo por causa da sua desobediência e tendo de passar por situações de extrema seca, praga de gafanhotos e um ataque eminente de um povo estrangeiro a sua terra, a terra prometida. Joel, o profeta desse livro, compreendeu que o arrependimento sincero é a base da verdadeira espiritualidade e ele se esforçava para que isso acontecesse com seu povo. Após a crucificação de Jesus, Pedro (em Atos 3:19) alerta mais uma vez para a importância do arrependimento dizendo: ”Portanto arrependam-se e voltem para Deus, afim de que ele perdoe os pecados de vocês.”  A Bíblia vai nos alertar sempre sobre essa ação pois, para haver um recomeço, uma nova vida, termos uma nova chance, precisamos nos arrepender. O povo, no tempo de Israel, sofreu duras punições, mas se arrependeu e Deus abençoou novamente a terra deles. Às vezes só está faltando o seu primeiro passo para Deus ajuda-lo a recomeçar.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 24 de maio de 2017 – O Arrependimento Genuíno - Joel 2:13 (PDF)
Pessoas que entram numa vida de pecado podem ter seu coração endurecido de tal forma que podem ficar cegas para a real condição de pecado em que se encontram. Os cristãos também podem ter o coração endurecido para Deus e ainda achar que estão sendo pessoas espirituais. Porém, a dureza de coração sempre bloqueia a ação do Espírito de Deus e a sua plenitude.
Pecado, descrença, atitudes erradas e insensibilidade para com o Espírito de Deus podem tornar nosso coração frio. Mas quando nós nos chegamos a Deus em arrependimento genuíno e permitimos que o Espírito de Deus coloque em nosso coração o seu fogo de uma maneira diferente, então passamos a experimentar o reavivamento. Joel (2:13) diz “Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 25 de maio de 2017 - Restituição de Deus - Joel 2:27 (PDF)
É tempo de restituição (peço que não pense no financeiro/material), tempo de colher o que se plantou, tempo de reedificar os lugares antigamente assolados, tempo de enxugar toda lágrima do rosto e deixar as bênçãos de Deus fluírem sobre nós. Existem momentos em nossas vidas nos quais acreditamos estar passando o mais frio inverno, a mais “profunda” seca, no maior deserto do mundo ou no lugar mais profundo como disse Jonas:  “Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.” Jonas 2:2-3.
Nessas horas acreditamos que não há mais saída, não há mais solução, chegamos até a duvidar se é esse o caminho que devemos seguir. Mas creio pela fé que são nesses momentos que o Senhor está trabalhando no nosso caráter e forjando em nós uma confiança inabalável nEle. Precisamos ser trabalhados pelas mãos do Senhor dia após dia e aprender que nossa confiança deve estar apenas nEle! E assim foi no livro de Joel: o povo havia sido devastado por pragas, as plantações já não eram verdes, o solo era infértil, mas Deus transforma a devastação em bênção. Não importa qual praga o inimigo lançou sobre sua plantação ou sobre seus sonhos, pois Deus diz que o seu povo não será envergonhado. Como diz Joel: "Vocês ficarão sabendo que eu estou com vocês; saberão que eu, o Senhor, sou Deus e que não há nenhum outro Deus. E meu povo nunca mais será humilhado" Joel 2:27.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 26 de maio de 2017 - Invoque o nome do Senhor - Joel 2:32 (PDF)
Joel foi um profeta que escreveu um texto cujos pontos-chave são: a) o pecado atrai o juízo final; b) o arrependimento sincero suspende o castigo e traz a restauração. Nos versículos 28 a 32 do capítulo 2 (ou o capítulo 3, versículos de 1 a 5 nas Bíblias Gregas), Joel transmite algumas promessas de Deus para os que seguirem Sua Palavra, como o derramamento de Seu Espírito sobre as pessoas, e como o último versículo, que diz: "E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar" Joel 2:32.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 27 de maio de 2017 – Seja um Guerreiro! - Joel 3:10 (PDF)
No último capítulo do seu texto, o profeta Joel fala sobre um julgamento que vai acontecer após uma batalha. Se considerarmos o contexto atual, já estamos em uma batalha. As tentações são mais frequentes e mais intensas; muitas pessoas estão se entregando ao vício, trocando sua família e trabalho por momentos de alienação. A mensagem de Joel é clara: entre nessa batalha com garra, para chegar com esperança ao julgamento no Dia do Senhor. O seu trabalho vai ser a sua batalha contra o mal; a sua ferramenta de trabalho é a sua arma e a vida é o campo de batalha. De acordo com suas palavras: "Forjem os seus arados, fazendo deles espadas; e de suas foices, façam lanças. Diga o fraco: ‘Sou um guerreiro!’" Joel 3:10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário