quarta-feira, 31 de maio de 2017

Devocionais para período de 4 a 10 de junho de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 4 de junho de 2017 - Ação de graças de uma pessoa salva da morte - Salmo 30:5 (PDF)
"A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria." Salmo 30:5
Muitas vezes somos pegos de surpresa com as coisas que acontecem no nosso dia a dia que não estavam em nossos planos, e nem sempre são acontecimentos bons. Isso acaba nos frustrando, ficamos tristes, sem esperanças e sem saber o que fazer. Se encararmos a cada dia que nasce remoendo os dias tristes e as coisas desagradáveis que nos aconteceram nos dias que se passaram, os novos dias serão um sinônimo da prolongação do sofrimento e viveremos numa angústia sem fim. Portanto, devemos sempre entregar nossas angústias nas mãos de Deus e deixar que Ele cuide de tudo. Temos que aprender a encararmos os novos dias que Deus nos oferece como oportunidades de correr atrás e alcançar a alegria tão desejada por qualquer pessoa. Os dias, que sempre se sucedem, serão um referencial de esperança.
Então, que saibamos sempre encarar a vida com esperança de que dias melhores virão, e que Deus está cuidando de cada detalhe.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 5 de junho de 2017- Amor Cristão -  Atos 2:42 (PDF)



O que é amor para você? Às vezes temos uma concepção errada sobre o amor. Antes de dizermos que amamos a Deus ou até mesmo alguma pessoa, precisamos compreender o verdadeiro sentido do amor. Deus nos amou e continua nos amando. Ele demostrou um ato de amor por nós quando entregou seu único filho para nossa salvação, e como é que nós retribuímos a Ele? Será que amamos a Deus como dissemos? Deus nos mostra um amor cristão, amor que não é egoísta, que não é infiel, que não pensa só em conquistas materiais, amor esse que coloca Deus em primeiro lugar nas suas decisões e permite que Ele entre nos nossos corações para nos tornarmos pessoas cada vez mais apaixonadas pelo Amor de Deus. Em Atos 2:4 está escrito: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações” Atos 2:42.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 6 de junho de 2017 - Escolhas = Consequências - Filipenses 1:9-10 (PDF)


Judas foi uma pessoa privilegiada. Ele andou com Cristo, viu-o face a face, ouviu sua voz, presenciou milagres andou junto com os outros 11 lado a lado. Teve o melhor exemplo de humildade e altruísmo e, mesmo assim, ele deixou o egoísmo e a ganância tomarem conta do seu coração, levando-o a trair Jesus por 30 moedas de prata. As consequências, já sabemos: Cristo foi entregue aos fariseus e cumpriu a Sua missão de salvação da humanidade. Já Judas não suportou a dor do arrependimento e tirou a própria vida. Podemos ver que as escolhas sempre vêm com consequências, consequências para si e para os outros. E como estamos fazendo nossas escolhas? Será que refletimos no impacto que elas terão na vida de terceiros, ou nos preocupamos somente com a nossa própria vida? Em Filipenses 1:9-10, Paulo faz um pedido: “O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e tenham sabedoria e um entendimento completo a fim de que saibam escolher o melhor”. Se  assim fizermos além de nos beneficiarmos das nossas escolhas podemos fazer o bem ao nosso próximo transmitindo a alegria e o amor de Jesus por todos.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 7 de Junho de 2017 - Restauração - Atos 3:19 (PDF)


O coração da mensagem do Evangelho é a restauração do ser humano para Deus. De fato, “o Universo todo” espera com muita impaciência por esse dia (Rm 8:22). O ser humano foi criado para ficar pertinho de Deus, e Deus quer essa comunhão de volta. Embora não haja nada que o ser humano possa fazer para ganhar por esforço próprio a restauração, ele ainda pode colaborar com Deus, fazendo a sua parte. E o arrependimento é o primeiro passo: “Portanto, arrependam-se e voltem para Deus” Atos 3:19.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 8 de Junho de 2017 - Louvor a Deus - Salmo 47:7 (PDF)


Nossa alma tem muitos motivos para louvar a Deus. Não vê-los significa que somos espiritualmente cegos. Mas reconhecê-los significa mais que dizer apenas “obrigado Senhor”.
O que Deus faz por mim, o que Deus me permite de bom, deve promover em mim atitudes novas e melhores. Assim Deus é louvado e, no meio desse louvor, brota salvação.
Deus suporta toda nossa carga e devemos louvá-lo por isso. Mas um louvor que não se resuma a palavras elogiosas ou apreciativas. Louvar exige mais, muito mais que isso.
Na Bíblia, no livro de Salmos 47:7 diz: "Louvem a Deus com canções, pois ele é o Rei do mundo inteiro".
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 9 de junho de 2017 - Jesus é o Fundamento - Atos 4:11 (PDF)
No nosso dia-a-dia, estamos construindo o tempo todo. Construindo uma família, uma carreira, um estudo e, em última análise, estamos construindo o nosso futuro. O futuro é consequência do que fazemos no presente. É fácil perceber que a qualidade da construção depende, em parte, da qualidade do material utilizado. Então, para construirmos uma boa carreira, por exemplo, os materiais que usamos são: uma boa capacitação, empenho, dedicação, interesse etc. E para construirmos uma boa vida? Devemos entender que as outras construções são partes menores que compõem a nossa vida. E, quando falamos em vida, temos que considerar não só este aspecto passageiro mais imediato, mas o que permeia esta fase, e que é a vida de fato: a vida espiritual. Cada vez que priorizamos outras coisas, estamos deixando de construí-la. A maneira de passarmos a construir uma vida boa em todos os aspectos é ter Jesus como fundamento. Se tudo o que fizermos tiver Jesus como guia, teremos sucesso. Essa advertência está na Bíblia: "Este Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular" Atos 4:11
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 10 de junho de 2017 – Obedeça a Deus - Atos 4:13-22 (PDF)
A história de um homem que é curado por Pedro, em Atos dos Apóstolos, no capítulo 3, tem uma continuação muito interessante no capítulo 4, versículos de 13 a 22. Esse trecho começa dizendo: "Vendo a coragem de Pedro e de João e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus" Atos 4:13. É uma frase simples, e corremos o risco de não prestar atenção a uma mensagem muito importante contida nela. Quem tem a experiência de estar com Jesus passa a ser uma pessoa diferente. Não importa a erudição, não importa o dinheiro, não importa o status. Quem conhece Jesus vive de uma maneira incomum: cuida do próximo. Precisamos entender que a base da nossa vida deve ser "Ame a Deus sobre todas as coisas [...] e a seu próximo como a si mesmo" Mateus 33:37;39. Quando mantemos isso em mente, temos a tranquilidade de estarmos sempre a serviço de Deus. Às vezes, o mundo nos pede coisas que, aparentemente, estão em contradição com essas regras. Cuidado: não podemos servir a dois senhores, e isso também é um ensinamento bíblico. Se lembrarmos que Deus é nosso criador e Pai, e quer nos ver felizes, a quem devemos obedecer? A resposta de Pedro é muito boa: "Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus" Atos 4:19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário