quarta-feira, 14 de junho de 2017

Devocionais para o período de 18 a 24 de junho de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)

Domingo, 18 de junho de 2017 - Agradecimento pela vitória - Salmo 118: 1 (PDF)
"Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre" Salmo 118:1.
Muitas vezes acreditamos que todas as circunstâncias dizem que não vai dar certo, isso é confiança. Mas qual o segredo para Abraão não ter enfraquecido na fé e ter crido que Deus cumpriria o que havia prometido? Como ele conseguiu? A resposta é simples: Abraão simplesmente ignorou todas as situações ao seu redor. Mesmo sendo já velho e tendo uma esposa estéril, ele sabia que a promessa feita por Deus iria se cumprir. É preciso entender que as circunstâncias desfavoráveis despertam medo e dúvida, se atentarmos para elas. Muitas vezes, a pessoa até acredita que Deus pode fazer o que ela espera, mas na hora de dar crédito a essa palavra, ela esmorece.  Mas promessa nunca falha, o que falha é a nossa confiança. Ele prometeu, mas você tem que confiar.
O Salmista nos apresenta nesse mesmo capitulo, mas no versículo 8 e 9 que "é melhor confiar no Senhor, do que depender de seres humanos. É melhor confiar no Senhor do que depender de pessoas importantes". Nós só confiamos em quem conhecemos. Por isso, é necessário conhecer a Deus. E mesmo aqueles que dizem saber quem Ele é, por não manterem seu contato diário com o Criador, podem ter sua confiança abalada. Não basta só ter atitudes de fé, é preciso manter a certeza de que não importa quanto tempo leve ou quão difícil esteja a situação, tudo está cooperando para o seu bem e que a promessa irá se cumprir, porque fiel é quem a prometeu.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 19 de junho de 2017 - Agradecimento - Salmo 118:29 (PDF)
Por que é um sacrifício agradecer a Deus? Porque nem sempre nossas atitudes são corretas e as coisas nem sempre saem do jeito que queremos. Devemos lembrar que as nossas vontades nem sempre são as vontades de Deus, porém não significa que Deus não nos ama. O nosso tempo não é o mesmo que o Dele, por isso devemos sempre agradecer a Ele, não importa como você se sente. Quando começamos a oferecer a Deus uma oferta de gratidão, descobrimos que nossa gratidão nos dá uma nova percepção das coisas. Quando agradecemos a Deus por sua bondade em tempo de provação, percebemos que estamos de pé pela misericórdia dada por Ele. Em Salmo 118:29 diz: "Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre."
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 20 de junho de 2017 - Escolhei oração e Palavra - Mateus 21:22 (PDF)
Como se resolve um conflito? Com diálogo, avaliação, cabeça fria, oração, delegação, generosidade e com um coração disposto a realizar o necessário para buscar a harmonia e a ordem. No início da igreja primitiva os apóstolos tiveram muitos conflitos para resolver, principalmente, por serem os líderes naquele momento eles precisavam tomar decisões que fosse de acordo com a vontade de Deus. Em atos 6:1 narra um conflito onde as viúvas dos Judeus de cultura Grega estavam sendo deixadas de lado na divisão dos mantimentos. Os apóstolos logo tomaram a decisão de escolher "sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço" Atos 6:3. Como líderes, eles não podiam deixar que esse conflito prejudicasse a missão de evangelizar. Tomar decisões é muito difícil e muitas vezes tem o poder de mudar toda uma situação, vida, relacionamentos, enfim. Tomadas de decisões não devem ser feitas de cabeça quente, elas precisam ser refletidas, ponderadas e principalmente, guiadas pela vontade de Deus, pois nem sempre o que queremos é o melhor para nós ou para os outros. Por isso a importância de sempre orar a Deus diante de tudo que se pretende fazer, conquistar, delegar, mudar... Os apóstolos oravam diariamente e a todo momento, e Deus através do Seu Espírito os guiava e essa é uma excelente prática à qual devemos dar mais atenção "E tudo que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão" Mateus 21:22.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 21 de junho de 2017 - Muito Abençoado - Atos 6:10 (PDF)
Estêvão não era um apóstolo, mas ele era “muito abençoado por Deus e cheio de poder”. Por meio dele, Cristo realizou grandes maravilhas e coisas extraordinárias entre o povo. Além disso, quando compartilhava a realidade da sua fé em Cristo, “[...] o Espírito de Deus dava tanta sabedoria a Estêvão que ele ganhava todas as discussões” Atos 6:10.
Quando você compartilha a sua fé em Jesus, não é só uma questão de dizer as coisas certas. Testemunhar é uma batalha espiritual que exige a sabedoria e o poder do Espírito operando na testemunha.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 22 de junho de 2017 - Fazer escolhas - Atos 7:3 (PDF)
Somos chamados por Deus a todo momento. Ele busca nos ensinar a sermos canais de bênçãos para outras pessoas. Somos capacitados por Ele e, assim, procuramos alcançar almas para o Reino de Deus, através do evangelho para que o nome de Jesus seja glorificado entre as nações. Todos nós somos chamados, porém poucos são escolhidos. As pessoas criam estereótipos para essa decisão de seguir a Deus. Várias crises de perguntas e dúvidas como: “Será que estou preparado?” e “Será que terei tempo?”, entre outras dúvidas. Deus quer nosso crescimento na palavra Dele; crescer é praticar o amor Dele. Que possamos praticar esse amor constantemente onde estivermos.
"E Deus lhe disse: ‘Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para uma terra que eu lhe mostrarei’" Atos 7:3.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 23 de junho de 2017 - Ame ao próximo - Atos 7:26 (PDF)
Moisés sempre foi fiel às suas origens. Mesmo tendo sido criado pelos egípcios, e educado em toda a cultura e sabedoria que eles tinham naquela época, Moisés se manteve íntegro em relação ao seu povo, e aos planos que Deus tinha para ele. Com certeza, esse é um exemplo a ser seguido. Infelizmente, isso nem sempre garante que as pessoas vão entender as nossas ações. No caso de Moisés, nem quando ele foi defender uma pessoa, apaziguando um conflito, conseguiu ser compreendido. Mas não podemos deixar que isso interfira na nossa atuação no mundo. Se queremos ser felizes, se queremos ter a esperança da salvação, devemos seguir a palavra de Deus. E a palavra de Deus, se lembrarmos da recomendação de amarmos ao próximo como a nós mesmos, é fácil de aplicar. Moisés, muito antes de Jesus ensinar essa lição, já perguntou: "Homens, vocês são irmãos; por que ferem um ao outro?" Atos 7:26
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 24 de junho de 2017 - Ídolos - Hebreus 13:5 (PDF)

Na passagem que lemos em Atos 7:30-43, o povo pede a Arão para confeccionar para eles deuses que os conduzissem, porque eles não acreditavam mais em Moisés e no "Deus de Moisés". Até hoje, muitas pessoas precisam de ídolos. Ídolo é tudo aquilo que é colocado no lugar de Deus. Algumas pessoas idolatram dinheiro, o prestígio e bens materiais. Algumas pessoas acham que Deus deveria conduzir a vida delas e, quando ele não o faz (já que ele nos deu o livre-arbítrio), começam a pensar que talvez Deus não seja bom, ou até que ele não seja Deus. Mas Deus nos deu dois presentes muito preciosos: liberdade e entendimento. Uma das piores coisas que se pode fazer a um ser humano é privá-lo da liberdade. Assim, querer que Deus faça as coisas, e somente as coisas certas, em nosso lugar é uma contradição. E temos entendimento para perceber que essa liberdade é o que nos aproxima ou afasta Dele. Se não tivéssemos a possibilidade de errar e de mudar de ideia, seríamos exatamente como os outros animais. Então, entenda que Deus já deu todos os ensinamentos que precisamos. Se lembrarmos de amá-lo sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, tudo vai terminar bem. Conforme está na Bíblia: "Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: 'Nunca o deixarei, nunca o abandonarei'" Hebreus 13:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário