quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Devocionais para o período de 20 a 26 de agosto de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 20 de agosto de 2017 - Gratidão pela vitória - Salmos 21:13 (PDF)

No salmo 23, Davi relata a celebração da vitória de Deus sobre os inimigos do rei, e nos primeiros versículos deste capitulo o rei já agradecia a Deus pela vitória, antecipadamente, porque ele acreditou desde o princípio que Deus ia te conceder a vitória, pois Deus é fiel. Imagino que feliz é a nação cujo rei faz do poder de Deus a sua confiança.

Nos dias de hoje, que não seja diferente em nossas vidas, possamos ser um canal de benção na vida das pessoas que estão ao nosso redor, onde o amor e a bondade de Deus estejam presentes em nós, e que vivamos em favor do próximo, transmitindo força, confiança e amor, pois somos como este rei, confiamos no Senhor Jesus, Através disso possamos exaltar e engrandecer o nome desse Deus maravilhoso que cuida de nós, como diz o versículo 13, "Ó Senhor Deus, nós te louvaremos por causa do teu poder; nós cantaremos e louvaremos a tua força".

Referência: Bíblia de estudo Arqueológica, Bíblia de estudo de Genebra, Comentário bíblico de Matthew Henry.

= = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 21 de agosto de 2017 - Fruto do Espírito - Gálatas 5:22-23 (PDF)

Devemos ficar ao lado de Deus, pois Ele tem muito a nos dizer. Precisamos caminhar pela estrada que Deus escolhe para nossa vida. Isso é ao mesmo tempo um privilégio e um risco: nós vivenciamos a Gloriosa presença do Senhor e devemos anunciar para as outras pessoas. Às vezes podemos nos sentir presunçosos por fazer isso, mas não precisamos nos preocupar com o que os outros pensarão ao nosso respeito. A obra que Deus está realizando em nossa vida é oculta no início, mas em algum momento ela florescerá e os frutos surgirão em abundância. Precisamos permanecer no caminho da vida ao lado de Deus. Confie Nele de todo o coração, deixando que o Seu espirito o preencha com alegria e paz. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei" Gálatas 5: 22-23.

Baseado no livro “Jesus está ao seu lado” de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira 22 de agosto de 2017 - A importância de estudar e conhecer a palavra de Deus - Salmo 119:105 (PDF)

O conhecimento é uma bênção ou uma arma em nossas mãos. Através dele abrimos portas, descobrimos o mundo, quebramos paradigmas, podemos nos conhecer e conhecer o próximo. O conhecimento se aprimora através da crítica, da busca pela veracidade daquilo que ouvimos, lemos, recebemos, através de estudo, pesquisa, dedicação etc. Com a palavra de Deus não é diferente; precisamos, sim, estudar a Bíblia, questionar e verificar se o que estão falando está de acordo com a Palavra inspirada por Deus. O respeito vem atrelado ao conhecimento, portanto ao sermos confrontados com verdades diferentes das nossas devemos, antes de tudo, respeitar a visão do nosso próximo, do contrário teremos brigas, mágoas, desentendimentos... O livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 18, versículos de 23 até 19:7, narra a participação de Apolo, um judeu Cristão que tinha um conhecimento profundo das escrituras, crítico e que defendia com lucidez e coerência quando era questionado usando sempre a Palavra de Deus para responder e fundamentar suas respostas.

O salmista escreveu em salmos 119:105: “A tua Palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho”. Se buscarmos o conhecimento acerca de Deus e sua vontade, conheceremos a verdade que nos liberta e seremos luz para os que no cercam.

= = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quarta-feira, 23 de agosto de 2017 – Deus nos dá descanso - Êxodo 33:14 (PDF)

Entregue seus entes queridos aos cuidados de Deus, deixe-os sobre sua proteção divina e assim eles estarão muito mais seguros do que se estivessem em suas mãos. Quando você entrega seus entes queridos a Deus, você fica livre para segurar nas mãos dEle. Quando eles estão nas mãos de Deus, Ele fica livre para derramar bênçãos sobre eles. Em Êxodo 33:14 está escrito: "Respondeu o Senhor: 'Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso'". Essa mesma presença permanece ao seu lado enquanto você relaxa e deposita a sua confiança em Deus. Baseado no livro “Jesus está ao seu lado” de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 24 de agosto de 2017 - Deixe Deus ter o controle - Atos 22:10 (PDF)
Às vezes, Jesus quer uma atitude de nós. Quer o nosso primeiro passo; precisamos escutar a voz dEle e abrir mão dos nossos caminhos. Ele reconhecerá nosso sacrífico. Precisamos sair da zona de conforto e viver o melhor de Deus. Quantas vezes paramos para refletir sobre qual posição estamos? Como que Deus olha pra nós? Abrir mão do nosso caminho ou fazer nossa vontade? Qual é a real importância de deixar tudo para seguir o que Ele quer? Façamos como Jesus fez: Ele abriu mão. Jesus serviu, Jesus abençoou e Jesus se entregou à cruz. Fazemos muitas perguntas e nos preocupamos em pensar em muitas que não estão em nosso alcance.

A decisão sempre será nossa: deixar Deus ter o controle ou fazer a nossa vontade. Em Atos 22:10 está escrito: "Eu perguntei: ‘Senhor, o que devo fazer?’ E o Senhor respondeu: ‘Levanta-se e entre na cidade de Damasco. Ali alguém vai lhe dizer tudo o que Deus quer que você faça’".

= = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 25 de agosto de 2017 - Vigie e Ore - Mateus 26:41 (PDF)

No livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 20, há uma passagem muito interessante sobre um jovem chamado Êutico, que estava ouvindo a pregação de Paulo, sentado numa janela no terceiro andar. Este jovem não foi capaz de manter-se acordado durante a pregação, caiu e morreu. Paulo abraçou Êutico e disse para não se preocuparem, pois ele estava vivo.

Nossa vida espiritual pode se assemelhar a essa passagem. Podemos até ter um interesse nos ensinamentos de Jesus, mas temos dificuldade de nos mantermos atentos. Essa dificuldade é natural, e provavelmente cairemos algumas vezes. Por isso Jesus disse: "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca" Mateus 26:41.

= = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 26 de agosto de 2017 - Cuide do seu rebanho - Atos 20:28 (PDF)

Quando Paulo se despediu dos gregos antes de partir para Jerusalém, deu depoimento do trabalho que executava em nome de Deus. Ele sempre exortou todos em relação à conversão e à prática do bem, para pudessem ter esperança na salvação. Ele se dedicou tanto a essa missão, que disse: “[...] não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus” Atos 20:24. Tendo confiança no ensinamento que transmitiu, repassou a responsabilidade da missão aos ouvintes, dizendo: Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como responsáveis, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue” Atos 20:28. Para finalizar sua despedida, antes de ajoelhar com todos e orar, disse: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’" Atos 20:35. Paulo foi um verdadeiro exemplo de cristão: assumiu a fé, viveu de acordo com ela, divulgou-a e pediu, para os que aprenderam com ele, que passassem adiante os ensinamentos de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário