sábado, 5 de agosto de 2017

Devocionais para o período de 7 a 13 de agosto de 2017 - Semana dos Pais

Clique aqui para o arquivo utilizado na leitura diária
Clique aqui para o arquivo simplificado (apenas versículos)

Segunda-feira, 7 de agosto de 2017 - Compaixão de Pai - Salmo 103:13-14 (PDF)
“Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou” Lucas 15:20.
Quantos de nós já não fomos motivamos e encorajados por um gesto singelo, amável e afetuoso de nosso Pai? Desde um simples olhar de afirmação a uma palavra de incentivo frente a um grande desafio... *
Em Salmo 103:13-14 está escrito: “Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó”.
* http://www.cogeime.org.br/9-de-agosto-dia-dos-pais/
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 8 de agosto de 2017 - Um Pai nunca abandona - Hebreus 13:5b (PDF)
Honrar os pais é ato de amor. Os pais ajudam os filhos a crescer e ensinam coisas muito importantes para que tenham uma vida longa. Os filhos que honram os pais e ouvem seus conselhos poderão evitar muitos erros. Cuidar dos pais no fim da vida é uma forma de mostrar apreço por tudo.*
Por isso quando eles ficarem velhinhos e começarem a ficar mais esquecidos, demorarem a responder, por favor não os apresse, porque vocês filhos estão amadurecendo aos poucos e eles envelhecendo, basta sua presença, sua paciência, sua generosidade, sua retribuição para que os corações deles fiquem aquecidos, por isso fiquem perto deles, assim como eles sempre estiveram presentes em suas vidas, sofrendo por você, torcendo por você.**
E nosso Deus, nosso Pai, será que nós O estamos abandonando? Estamos nos afastando Dele?  Porque Deus jamais nos abandona! Mesmo às vezes não reconhecendo o amor Dele por nós, Ele sempre está e estará do nosso lado.  “De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei” Hebreus 13:5b.
* https://www.bibliaon.com/honrar_pai_e_mae/
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 9 de agosto de 2017 - Família que serve ao Senhor - Josué 24:15b (PDF)
Na Bíblia não encontraremos homens perfeitos e nem que foram pais perfeitos, mas encontramos histórias de homens que buscaram fazer o melhor para Deus. Abraão é um exemplo de um pai de quem o Senhor se agrada. Deus se agradou de Abraão e lhe prometeu que ele seria pai de multidões. Abraão é um exemplo de um homem temente a Deus. Ele não era perfeito, mas era muito temente a Deus. Ele criou Isaac nos caminhos do Senhor e o ofereceu a Deus reconhecendo que esse filho foi um presente de Deus. Buscou cuidar, orientar e educar Isaac nos caminhos do Senhor. Quantas famílias estão se desestruturando pois estão afastadas do caminho do Senhor! Sabemos que longe de Deus não somos nada e tudo fica mais difícil. Os pais são a estrutura fundamental na criação da criança e independente do tipo de relação que se tenha, o amor e cuidado para com a criação e educação dos filhos devem estar acima de qualquer coisa. No livro do Josué 24:15b está escrito: “Eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor”. Se assim fizermos com nossos filhos; se, com nossos exemplos, mostrarmos que somos tementes a Deus e buscamos incessantemente fazer a vontade de Deus, Ele, em sua grandeza, irá nos guiar da melhor forma e seremos exemplos inspiradores para nossos filhos. Consequentemente, eles nos darão muitas alegrias no futuro. A família que serve ao Senhor sempre será honrada.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 10 de agosto de 2017 - Educação – Provérbios 22:6 (PDF)
Infelizmente, cada dia mais as crianças e jovens estão menos preparados para o futuro. A superproteção e a falta de limites na educação têm gerado crianças e jovens sem autonomia e discernimento para resolver seus próprios conflitos. Em Provérbios 22:6 está escrito: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”. Esse versículo é a base para à educação familiar, pois com os pais sendo os guias, os filhos saberão como agir nos momentos de conflitos. Os ensinamentos bíblicos se renovam a cada dia, mas para isso acontecer é necessário a ação dos pais. Entretanto, chega o momento em que os pais não podem mais interferir nas escolhas e nem proteger seus filhos, pois eles precisam também aprender a lidar com seus erros e aflições, isso faz parte do seu desenvolvimento e da vida. Já dizia Jesus: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” João 16:33b.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 11 de agosto de 2017 - Reconhecendo nosso Pai - Provérbios 15:5 (PDF)
Em todo tempo, Deus tem o melhor para nós. Ele sempre está fazendo tudo para nos privilegiar. Sua criação é o que nos faz estar vivos e seguir adiante, ele é grandioso em tudo que faz. Os sentimentos que vamos aprendendo conforme a intimidade com Ele são o amor, o perdão, carinho, empatia e a doação, sentimentos que vamos trabalhando, praticando em nossa vida. Esse conjunto de sentimentos está em todos os nossos relacionamentos, principalmente em nossa família. E quais são as pessoas que estão com a gente, nos ajudando e ensinando tudo? São os nossos pais! E neste dia dos pais, paramos para refletir por quantos desafios eles passaram para estarem nesse papel de serem pais. Sabemos que esse fardo não é nada fácil, porém não importa; de alguma forma seu pai influenciou e proporcionou coisas boas, foi um exemplo e que fez você crescer de alguma forma. Esse pai terreno que nós temos, seja ele presente ou ausente, seja graduado ou somente com o primário, ele é a pessoa que Deus confiou em cuidar da criação que foi você. Em Provérbios 15:5 está escrito: “Quem despreza o que o pai ensina é tolo, mas quem aceita a sua correção é sábio”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 12 de agosto de 2017 - José, Exemplo de Pai - Mateus 1:24 (PDF)
Sabemos que Jesus é o Filho de Deus. Mas nem sempre lembramos que ele teve outro pai: José. De acordo com as profecias, o Salvador nasceria da linhagem de Davi, e esse era o caso de José. Assim, José foi um pai importantíssimo, porque ensinou Jesus (como era costume na época) tudo o que ele precisava saber sobre este mundo. O ofício de carpinteiro, as práticas religiosas, os costumes... José foi um pai exemplar, principalmente se considerarmos as condições nas quais ocorreu a adoção. Ele era um homem de fé, obediente a Deus, seguidor das leis... Enfim, um pai como todo mundo deveria ter. Essa é a melhor maneira de melhorarmos o mundo. Sermos bons exemplos. José recebeu a incumbência de ser marido de Maria e pai adotivo de Jesus. Nesta época, em especial, convidamos você a seguir o exemplo de José: Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa” Mateus 1:24.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Domingo, 13 de agosto de 2017 - Deus quer o melhor - João 3:16 (PDF)

Deus é nosso Pai. Como deveria ser com todos os pais, Deus quer o melhor para todos os seus filhos. Cada acontecimento de nossa vida é uma oportunidade de aprendizado que Deus oferece, assim como quando deixamos crianças resolverem algumas coisas por conta própria, em vez de resolvermos por elas. José sabia disso. Tanto que, quando Deus lhe atribuiu tarefas, ele não se recusou a executá-las, mesmo tendo sido enviadas em sonhos. José fazia o que era melhor para seu filho, convicto de que isso também seria o melhor para ele próprio, já que era a vontade de Deus. Abra-se ao desejo de Deus para a sua vida, e aceite que Deus Pai sabe o que é melhor para o seu crescimento. Aceite Jesus e seus ensinamentos. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário