quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Devocionais para o período de 8 a 14 de outubro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 8 de outubro de 2017 - Confio em teus mandamentos - Salmos 119:68,69 (PDF)
Apesar das muitas lutas e perseguições na vida do ser humano, ele não se abate pois é fortalecido pelo poder de Deus. Como neste salmo, o Salmista reconhece a bondade de Deus mesmo em meio às aflições e à disciplina imposta pelo SENHOR. A sua experiência testifica esse fato. Deus nos trata bondosamente e graciosamente todo o tempo. Ele já nos concedeu a sua palavra; é só seguirmos os seus estatutos e orarmos sem cessar, e assim estaremos prontos e fortalecidos pela sua palavra para suportar as afrontas e desânimos do dia a dia. Com Deus eu tudo posso, e eu tudo posso naquele que me fortalece.
Como é dito em Salmos 119:68,69 "Ó Deus, tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus mandamentos. Os orgulhosos dizem mentiras contra mim, mas eu, de todo o coração, obedeço aos teus mandamentos”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 9 de outubro de 2017 - Não desista - Filipenses 2:14 (PDF)
Estamos atravessando uma longa jornada montanha acima, e nossa energia está quase no fim. Apesar de termos cometidos várias falhas nunca devemos soltar a mão de Deus. Ele fica feliz com nosso desejo de permanecer perto dEle, mas há uma coisa que desagrada a Deus é nossa mania de reclamar. Podemos ficar à vontade para conversar com Ele sobre as dificuldades do caminho que estamos seguindo. Deus entende melhor do que qualquer um o que estamos passando. Em Filipenses 2:14 diz: “Façam tudo sem queixas nem discussões”.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 10 de outubro de 2017 - Confie em Deus - Salmos 37:5 (PDF)
Confie em Deus e deixe que as coisas aconteçam sem tentar prevê-las ou controla-las. Relaxe e se renove na luz do amor eterno de Deus. O amor dEle nunca enfraquece mas, mesmo assim, geralmente você não percebe a presença dEle. Quando você projeta o futuro, está tentando ser autossuficiente. Este é um pecado sutil - tão comum que costuma passar despercebido. A alternativa é viver completamente no presente, dependendo de Deus a cada momento. Em vez de temer sua inadequação, alegre-se com os recursos abundantes que Deus oferece. Eduque sua mente para pedir a ajuda de Deus sempre, mesmo você se sentir capaz de lidar com a situação sozinho. Não divida a sua vida em coisas que pode fazer por si só e coisas que precisam da ajuda de Deus. Em vez disso, aprenda a contar com Ele em todas as situações. Essa prática permitirá que você aproveite mais a vida e encare todos os dias com confiança.
“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” Salmos 37:5
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 11 de outubro de 2017 - Consequência - Provérbios 11:02 (PDF)
oisés fracassou porque agiu com arrogância, tendo sido, portanto, impedido de levar o povo à Terra Prometida. Josué foi escolhido por Deus para ser o novo líder. A habilidade de Josué para liderar o povo estava no fato de que ele era “um homem competente”. Moisés estendeu as mãos sobre Josué e, sobrenaturalmente, transmitiu o dom de Deus a ele. A consequência dos atos de Moisés o fez perder a liderança do povo... Será que nossos atos nos têm feito perder ou ganhar durante nossa vida? “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes” Provérbios 11:02.
Baseado na Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 12 de outubro de 2017 - Dia das Crianças - Provérbios 6:20-22 (PDF)
“Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você” Provérbios 6:20-22
Muitas vezes, ainda quando somos crianças e adolescentes, não entendemos essa frase, mas nossos pais são nossos melhores amigos. Deus já nos diz isso em sua palavra e nós ignoramos e preferimos aprender da maneira mais difícil: com a vida. Nossos pais nunca falarão algo que vá nos comprometer ou prejudicar, seja conselho ou correção, mas são sábias palavras que se obedecermos, só nos trará benefícios.
Nesta passagem Salomão diz que, além de obedecer nossos pais, temos que guardar esses mandamentos preciosos. Na época tiras de couro eram amarradas no braço e na cabeça simbolizando a lei, as palavras de nossos pais são tão preciosas que ele diz para fazermos o mesmo com elas, mas além disso amarrá-las no coração e até mesmo ao redor do pescoço, pois a palavra de Deus, que também é nosso pai, sempre nos protegerá em qualquer circunstância, seja enquanto dormimos ou estamos acordados.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 13 de outubro de 2017 - Interprete o tempo presente - Efésios 6:16 (PDF)
Jesus disse, em uma de suas reuniões, que as pessoas são capazes de saber se vai chover ou se vai fazer calor, prestando atenção no tempo. Em seguida, ele questiona como é possível que as pessoas não consigam interpretar o tempo presente, isto, é observar as coisas que estão acontecendo e perceber para onde estão se encaminhando. Já faz algum tempo que as pessoas comentam que estamos passando tempos difíceis, que a humanidade está corrompida, que há muito sofrimento pelo mundo. Pois bem... Se quando você percebe que vai chover, você pega o guarda-chuva antes de sair de casa, o que faz para evitar o "tempo ruim" que está se formando à sua frente? Como cristão, você tem os recursos necessários para enfrentar as adversidades! Basta manter a sua fé e seguir os ensinamentos de Jesus. A Bíblia ensina: "[...] usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno" Efésios 6:16.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 14 de outubro de 2017 - Deixe Deus julgar - Mateus 7:1,2 (PDF)
Nós não sabemos o que as outras pessoas estão sentindo, e não sabemos o que passaram para chegar onde estão. Assim, quem pode avaliar adequadamente, e quem tem poder e autoridade para julgar, é Deus. Jesus diz que não devemos tentar avaliar também os pecados dos outros, mas sim nos arrependermos dos nossos, para não perecermos da mesma maneira que os outros. Às vezes nós temos uma tendência de julgar as pessoas, mas como podemos saber ao certo das intenções dos outros, e da capacidade que os outros têm? Em nossa experiência diária, percebemos que o que é difícil para uns, é fácil para outros; o que para uns passa sem ser percebido, para outros é uma tentação irresistível. Por isso, devemos seguir o que a Bíblia recomenda: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós" Mateus 7:1,2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário