quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Devocionais para o período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Domingo, 29 de janeiro de 2017 – Deus salva - Salmos 9:13,14 (PDF)
Muitas vezes nos frustramos com as pessoas por confiar demais nelas e achar que nunca seriam capazes de nos chatear, nos ofender e nos maltratar.
Mas tudo que fazemos aqui na Terra tem um preço, uma consequência, seja ela boa ou ruim.
Deus sabe de todas as coisas e está sempre olhando por nós. Ele é nosso Juiz e sabe exatamente o que há dentro do coração de cada um, e por isso somente ele pode julgar seu povo de acordo com o que é direito.
"Ó SENHOR Deus, tem compaixão de mim! Vê como me fazem sofrer os que me odeiam. Livra-me da morte a fim de que eu, na presença do povo de Jerusalém, possa me levantar para anunciar o motivo por que te louvo e dizer que sou feliz porque me salvaste da morte" Salmos 9:13,14
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2017 – O poder do perdão – Lucas 7:47 (PDF)
Perdão é algo divino, devemos associar o perdão com a palavra perder, ou seja, perder algo se desprender de algum sentimento como a mágoa, raiva, tristeza... Enfim, precisamos fazer nossa parte para não carregarmos esses sentimentos e aflições, precisamos demostrar arrependimento. “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confesso os seus pecados e os abandona” Provérbios 28:13.
Cristo ensinou o princípio de que quanto maior o perdão, maior o amor. Às vezes é no “fundo do poço” da vida que as pessoas começam a buscar mais a Deus, acabam se tornando mais dependentes d’Ele, mais fiéis. Porém qualquer pessoa que se render completamente a Cristo conhecerá o “fogo” e a alegria da presença Dele em nossas vidas.
“Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado” Lucas 7:47.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 31 de janeiro de 2017 - Jesus e as mulheres - Lucas 8:1-3 (PDF)
Jesus é especialista em quebrar paradigmas. Durante seu ministério ele chocava os fariseus, mestres da lei, homens, mulheres, crianças. Ele estava sempre ao lado ou envolvido com pessoas que eram vistas como escória da sociedade: paralíticos, cegos, crianças, mulheres, pobres, samaritanos etc. As pessoas sempre questionavam sua maneira de viver e porque escolhia as "piores" pessoas para estar ao seu lado. Naquela época as mulheres sofriam muito mais preconceitos que atualmente; serviam apenas para dar à luz os filhos. Elas não podiam dar opiniões, mostrar seu rosto se estivessem "naqueles dias" não podiam tocar em nada pois eram consideradas imundas e aquilo que elas tocassem tornava-se impuro também. Porém Jesus tem uma abordagem completamente diferente: ele as convida a caminhar com ele, ajudando-o em seu ministério. Muitas delas experimentaram seu amor, seu milagre, sua compaixão e sentiram na pele o amor e misericórdia e por isso escolheram segui-lo, deixando de lado tudo que pudesse impedi-las. Em Lucas 8:1-3, lemos "Algum tempo depois, Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. [...] e muitas outras mulheres que, com seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos." Que possamos seguir os exemplos dessas mulheres e decidir seguir Jesus, pois ele nos conhece e nos auxilia em todas as situações, nos mostrando seu amor incondicional!
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017 – Qual seu tipo de solo? - Lucas 8:4-15 (PDF)
Na parábola do Semeador, Jesus explica: “... a semente é a mensagem de Deus” (v.11b) e, assim como qualquer semente, ela precisa de um solo para se desenvolver. Se o solo for ruim, a semente não se desenvolve; pode permanecer viva por um tempo, mas não viverá o suficiente para dar frutos. Diferentemente da semente que cai em terra boa, essa sim, se desenvolverá e dará bons frutos.
A nossa vida não pode ser diferente, temos que viver uma vida que seja de acordo com a vontade de Deus, assim vamos estar preparados, ser terra boa, para receber a mensagem de Deus e a partir dela dar bons frutos: “E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos” Lucas 8:15.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017 – Doação – Lucas 8:16 (PDF)
Sempre temos algo a oferecer e o que nunca nos falta é ato de sorrir e que alcança tantas pessoas e produz muitos efeitos essa é a doação mais simples e mais sincera.
Quando temos esse dom de fazer o melhor para nosso próximo fazemos de nós pessoas luminosas e abençoadas.
Como na bíblia diz: "Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz" Lucas 8:16.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017 – Fé - Lucas 8:25 (PDF)
Algumas vezes passamos por situações que nos parecem ser tão complicadas como a tempestade, para as quais tentamos achar uma solução, fazer parar ou mudar. Mas, igual à tempestade, nós não podemos pará-la quando queremos e do jeito que queremos. Certa vez Jesus estava em um barco e acabou adormecendo; em seguida, começou uma tempestade muito forte e a água não parava de entrar no barco. Seus discípulos ficaram desesperados e com muito medo. Diante desta situação, acordaram Jesus: “Mestre, Mestre! Nós vamos morrer! Jesus se levantou e deu uma ordem ao vento e à tempestade. Eles pararam, e tudo ficou calmo” Lucas 8:24.
Essa passagem nos mostra que temos que entregar os nossos problemas a Jesus e que, muitas vezes, quanto mais nós tentamos consertar os problemas, mais nos afogamos neles. Que, além de tentarmos fazer algo, temos que ter fé e confiar em Jesus, para que Ele nos guie para fora daquele problema. Os discípulos, diante da tempestade, fraquejaram e tiveram que recorrer a Jesus para sua fé voltar. Por esse motivo, Jesus questionseus discípulos: “Por acaso vocês não têm fé?” Lucas 8:25.
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 4 de fevereiro de 2017 - Conte sobre as coisas de Deus - Lucas 8:39a (PDF)
Quando nos afastamos de Deus, ficamos em uma miséria espiritual na qual somos tomados por uma série de sensações como inveja, ira, medo, insegurança, vaidade etc. Nessa situação, nós nos ferimos e ferimos quem está próximo, nada consegue nos conter, e ficamos em um estado em que nada vivifica. Nós nos isolamos de tudo, até das pessoas que nos querem bem. Isto é muito bem exemplificado na passagem bíblica que conta sobre o homem endemoninhado que vivia entre túmulos, ferindo-se e nenhuma corrente era capaz de detê-lo; quando se soltava, ia para o deserto. Quando Jesus perguntou quem atormentava aquele homem, a resposta foi "Legião", porque eram muitos. Jesus tem a autoridade e o poder para afastar todos os nossos demônios e nos tirar do meio dos túmulos e do deserto para nos colocar em uma vida que frutifica. Quem é salvo por ele não quer sair de sua presença, mas ele diz: "Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus" Lucas 8:39a.

Devocionais para o período de 22 a 28 de janeiro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)





Domingo, 22 de janeiro de 2017 - Deus protege - Salmos 3:3 (PDF)
Frequentemente nos deparamos com situações que nos afligem emocionalmente, fisicamente e espiritualmente, fazendo-nos tomar várias decisões precipitadas, mas o senhor nosso Deus nos ajuda a ter o discernimento para nos livrar do mal, tendo uma visão mais otimista, encorajadora e de confiança em Deus, como está no livro de Salmos 3:3: "Mas tu, o Senhor, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem."
= = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017 - Julgamento - Lucas 6:39;41 (PDF)
Quantas vezes culpamos os outros por algo que aconteceu em nossas vidas? Infelizmente é comum colocar a culpa no outro. Raramente o problema é nosso, sempre do outro. Não devemos julgar a vida de outra pessoa, não podemos apontar o pecado do outro e sim pedir para Deus tocar o coração, fazendo com que o arrependimento aconteça. Jesus disse em Lucas 6:37: “Não julguem, e vocês não serão julgados, não condenem e não serão condenados.” Nós, cristãos, não devemos esquecer que nossa vida é um evangelho, que deve ser seguido repleto de boas atitudes. Antes de julgarmos alguém ou alguma situação precisamos olhar dentro de nós mesmos e nos perguntar o que nos impede de estender nossas mãos para o próximo antes mesmo de julgá-lo. Como está escrito em Lucas 6:39 e 41: “Jesus disse-lhe a seguinte parábola: ‘Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da trave que está no seu próprio olho?’”
= = = = = = = = = = =
Terça-feira, 24 de janeiro de 2017 - Como anda o seu coração? - Lucas 6:45b (PDF)
Durante a passagem de Jesus na terra, ele sempre se doou a todos que o buscavam. Suas falas cheias de ensinamentos devem sempre nos levar a uma profunda reflexão. Em Lucas 6:43-49, Jesus levanta a questão sobre os frutos que estamos produzindo, fazendo alusão a uma árvore e seus frutos. Ele diz: "A árvore boa não dá frutos ruins, assim como a árvore que não presta não pode dar frutas boas" Lucas 6:43 e no final do Versículo 45 ele termina dizendo: "Pois a boca fala do que o coração está cheio" Lucas 6:45b. Podemos refletir sobre como estamos vivendo a nossa vida. Estamos produzindo bons frutos, ou seja, estamos fazendo coisas boas? Estamos buscando o caminho do Senhor? Qual exemplo estamos deixando para o nosso próximo? Podemos refletir em atitudes, decisões, porém, como a última parte nos alerta, não bastam só atitudes; elas têm que condizer com o que está no nosso coração. Podemos até enganar as pessoas, fazendo coisas boas com o coração querendo o contrário, porém é impossível enganar a Deus. Muitas vezes conseguimos saber como está o nosso coração ouvindo o que falamos para os outros. Será que não estamos murmurando em vez de agradecer o dia que nos foi dado? Será que estamos enchendo-o de rancor em vez de doar perdão? Será que estamos deixando a palavra de Deus penetrar em nossos corações ou estamos só ouvindo? Jesus nos deixou algo muito maior que somente os ensinamentos ele nos deixou o exemplo de um coração completamente dedicado a obra do Senhor e o que ele quer que façamos é sermos seus imitadores. Deixemos os ensinamentos de Cristo transbordar os nossos corações para assim mais pessoas terem acesso a essa maravilha que é estar unido com Cristo Jesus.
= = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2017 – Onde está firmada a sua Fé? - Lucas 7:6b-7 (PDF)
Você já parou para pensar onde a sua Fé está firmada? Em Lucas 7:1-10 encontramos a história de um oficial romano que estava com um empregado doente. O oficial romano não era judeu; entretanto, ele tinha mais fé que os próprios judeus. Ele sabia que, como um subordinado, ele estava debaixo de autoridade. Ele reconhecia que Jesus Cristo era Deus com autoridade espiritual e que tinha poder para fazer seu empregado ficar bom. O oficial romano tinha fé no poder de Deus para curar. No versículo 6 e 7 o oficial manda dizer para Jesus: “Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom”. Ele sabia que bastava somente Jesus dar “uma ordem” da onde ele estivesse e seu empregado ficaria curado. Jesus ficou muito admirado ao saber disso, então ele se dirigiu a multidão e disse: “Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!” Então os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado” (v.9-10). A fé do oficial romano serviu como modelo de um tipo de fé em Deus que realiza milagres, porque ela está fundamentada na fidelidade do próprio Deus com sua Palavra e na sua bondade com aqueles que o servem.
Baseado na Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 26 de janeiro de 2017 – Fé - Lucas 7:16 (PDF)
Aprendemos a viver pela fé quando conhecemos melhor a Deus. Nada é impossível quando se tem fé, quando descansamos na presença do Senhor e quando verdadeiramente deixamos que Ele aja sobre nossas vidas. Isso é uma experiência de fato transformadora, e Cristo que nos transformar e quer cuidar de nós. Porém, precisamos deixar o que temos nas Mãos de Dele.
A bíblia diz: "Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. Um grande profeta se levantou dentre nós, diziam eles. Deus interveio em favor do seu povo." Lucas 7:16.
= = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 27 de janeiro de 2017 – Feliz quem crê em Jesus - Lucas 7:23 (PDF)
Logo após João Batista ser preso por Herodes, ele começa a duvidar de que Jesus era o messias. A sua fé estava abalada e, por estar abalada, João Batista chama dois de seus discípulos e diz para eles irem até Jesus e perguntarem se ele é aquele que ia chegar ou se deveriam esperar por outro. ‘Então eles foram até o lugar onde Jesus estava e disseram: “João Batista nos mandou perguntar o seguinte: o senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro? ”’ Lucas 7:20
Jesus começou a curar muitas pessoas das suas doenças e dos seus sofrimentos, além de expulsar os espíritos malignos. E Jesus, após fazer isso tudo, menciona sobre aqueles que realmente não duvidam que Ele é o nosso Senhor e Salvador, o Rei dos Reis, dizendo “E felizes são as pessoas que não duvidam de mim!” Lucas 7:23
­= = = = = = = = = = =
Sábado, 28 de janeiro de 2017 - Conselho de Deus - Lucas 7:30 (PDF)
João é muito mais do que um profeta. Foi ele o único profeta que não apenas anunciou o Messias como testemunhou a sua presença no meio dos homens. É ele o mensageiro que foi enviado à frente do Messias e preparou o seu caminho. Mas o maior dentre os nascidos de mulher é menor do que os que pertencem ao Reino de Deus. João, como todos os profetas do Antigo Testamento, anuncia a salvação que deverá acontecer com a vinda do Messias, mas quem pertence ao Reino de Deus não vive a promessa, mas a realidade da salvação messiânica, e testemunha esta salvação já realizada para todas as pessoas. (http://www.franciscanos.org.br/?p=9243)
Jesus, sendo Filho de Deus, não precisava se sujeitar a qualquer regra humana; ainda assim, fez questão de seguir todas as leis da época. Fez questão, inclusive, se ser batizado por João Batista, que disse que não era digno nem de desamarrar as sandálias daquele que viria para batizar a todos com o Espírito Santo, já que ele batizava apenas com água e vinha para anunciar a vinda do Messias. "Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele" Lucas 7:30.