quarta-feira, 3 de maio de 2017

Devocionais para o período de 7 a 13 de maio de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)




Domingo, 7 de maio de 2017 - Proclame o nome de Deus - Salmos 22:1-22 (PDF)
Nós passamos por vários tipos de situações. Algumas são agradáveis, algumas não. No entanto, precisamos manter sempre em mente que é Deus quem sabe o que é melhor para nós, quais são os desafios que precisamos vencer para aprender o que precisamos, e para cumprir os planos que Ele tem para as nossas vidas. Não importa o que aconteça, devemos reconhecer e agradecer a vontade de Deus. No Salmo 22, temos um exemplo de resgate de fé: no começo, uma pergunta: “Meu Deus! Por que me abandonaste?” Salmos 22:1; mas depois de alguma reflexão, é dito: "Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembleia te louvarei” Salmos 22:22.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 8 de maio de 2017 – Humildade – Lucas 9:48 (PDF)
Na época de Jesus podíamos ver claramente o ciúme, a inveja e o despeito dos fariseus porque Jesus estava mostrando o lado de Deus, um lado onde eles não conseguiam enxergar; eles não enxergavam mais o amor, porém julgavam todos de baixo de uma lei rígida e sem amor nenhum. Em Mateus 18, os discípulos estavam discutindo sobre qual deles seria o mais importante no Reino de Céu. Então Jesus contou que o segredo da grandeza era ser humilde, assim como uma criança.  E nos dias de hoje? Será que mudou alguma coisa? Existe um espírito da competitividade nos seres humanos, do egoísmo, do egocentrismo, seja no trabalho, estudos, família, sempre um quer ser melhor do outro. Precisamos agir humildemente assim como Jesus agiu, devemos resgatar em nossos corações a pureza de uma criança. Porque mesmo Jesus usando uma criança como exemplo, o que ele quis dizer é que o nosso coração deve ser como o de uma criança, um coração humilde. “Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante” Lucas 9:48. 
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 9 de maio de 2017 - Quem é o mais importante? - Lucas 22:26b (PDF)
Ser importante... Quem não gosta de ser importante? Se paramos para pensar, buscamos ter essa importância em todos os meios sociais que vivemos. Queremos ser importantes em casa, no trabalho, nos estudos etc. e é muito gostoso sabermos que somos importantes; afinal, não há nada de errado nisso. Somos tão importantes que Deus já tinha nos escolhidos como raça eleita antes da criação do mundo (Efésios 1:4-5)!
O problema está quando queremos e buscamos essa importância a todo custo causando brigas, falando mentiras e qualquer outra coisa que desmereça o próximo; quando somos egoístas e arrogantes achando que somos mais que os outros. Os discípulos tiveram uma discussão sobre quem era mais importante (Lucas 22:24-30) e Jesus logo os alertou sobre isso dizendo: “[...] o mais importante deve ser como o menos importante e o que manda deve ser como o que é mandado” Lucas 22:26b.  Uma tremenda lição sobre humildade e amor ao próximo. Agora precisamos praticar essa verdade: olhar para o lado e tratar os outros com respeito. Somos muito importantes para Deus e isso já deveria nos bastar. Que possamos refletir sobre a grandeza e humildade de Cristo e que a cada dia busquemos ser mais parecidos com ele.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 10 de maio de 2017 - Conversão - Lucas 22:32 (PDF)
Jesus pede a Deus em favor de Pedro, e o alerta sobre a ação do inimigo sobre a vida dele. Jesus conhecia muito bem a Pedro e sabia que a conversão dele ainda não estava completa: “Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos” Lucas 22:32. Pedro ouve a Jesus, mas não consegue compreender, ele ainda era muito vaidoso e desejava ter o controle de tudo, ele afirma ainda que está pronto para ser preso e para morrer por Cristo. Jesus já sabendo de tudo que iria acontecer diz: “Eu digo a você, Pedro, que hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece” (v.34). E assim aconteceu.
Será que somos realmente convertidos? Será que estamos dispostos a viver e principalmente deixar o velho homem e nascer em Cristo?
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 11 de maio de 2017 - Tribulação - Lucas 21:28 (PDF)
A todo momento das nossas vidas passamos por alegrias, frustrações e dúvidas em todas nossas áreas de relacionamento. Podemos refletir em uma questão: como estamos enfrentando esses momentos de tribulações? Para termos vitória nessas situações, é preciso deixar as portas abertas para Jesus ajudar e seguir forte sem desistir. As dificuldades vão aparecer em todos os momentos; o que nos diferencia é que somos crentes em um Deus que muda o impossível e Nele temos o descanso ideal.
"Quando essas coisas (crises e tragédias) começarem acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos" Lucas 21:28.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 12 de maio de 2017 – Cuidado com a Traição - Lucas 22:47-53 (PDF)
Só Deus e nós mesmos sabemos o que se passa em nosso íntimo. Ainda assim, às vezes ficamos confusos em relação a isso. Por isso, devemos investigar com sinceridade nossos sentimentos. Podemos agir buscando algum benefício imediato, algum prazer e, com isso, acabamos comprometendo nossa vida espiritual. Ações externas não são estritamente boas ou ruins; o que dá a qualidade da ação é a intenção. Uma ação que beneficie outra pessoa, se motivada pelo interesse de uma recompensa, não é boa. Ela pode até ter um resultado bom, mas não assim que agradamos a Deus. Por isso, examine cada ação que você toma à luz da vontade de Deus. Você está realizando essa ação para uma autopromoção, para ter alguma satisfação, ou porque você ama ao próximo como a você mesmo? Tome cuidado para que Jesus não pergunte para você alguma coisa parecida com o que ele perguntou a outra pessoa: "Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem?" Lucas 22:48.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 13 de maio de 2017 – Não negue Jesus - Mateus 10:33 (PDF)
Sabemos que até hoje, em algumas partes do mundo, ser cristão é praticamente uma sentença de morte. Infelizmente, depois de tantos séculos, persiste a crença que Deus quer que as pessoas se matem por causa Dele. Mas, mesmo onde existe liberdade de crença, algumas pessoas sentem vergonha de serem cristãs. Por algum motivo, causa embaraço dizer que alguns ensinamentos que foram transmitidos pouco mais de 2000 anos atrás continuam sendo válidos e importantes; que, na verdade, alguns deles até agora não foram bem compreendidos, e está mais do que na hora de estudá-los e aplicá-los. Muita gente acha o máximo seguir a carreira de jogadores e artistas da TV ou da música, ir a todas os jogos e às apresentações, colecionar autógrafos e notícias, mas não assumem sua admiração por Cristo, por tudo o que Ele ensinou e por todo o legado de amor e compaixão que foi deixado para nós após todo esse tempo. Todos conhecem a parte da vida de Jesus em que ele é negado três vezes por Pedro e, nesse momento, o galo canta. Assuma as maravilhas que Jesus faz por você todos os dias, e a gratidão por ele ter se sacrificado. Ele deixou um aviso bem claro: "Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus" Mateus 10:33.