quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Devocionais para o período de 3 a 9 de setembro de 2017


Domingo, 3 de setembro de 2017 - Tudo nas mãos de Deus - Provérbios 16:3 (PDF)

Demonstre sua fé em Deus sentando-se em silêncio na presença Dele. Deixe de lado tudo o que tem de ser feito e não se preocupe com qualquer outra coisa. Esse tempo sagrado ao lado de Deus o fortalece e o prepara para encarar o que quer que o dia lhe traga. Ao conectar-se a Ele antes de iniciar suas atividades diárias, você afirma a presença de Deus. Esse ato de fé - esperar antes de agir - é notado no mundo espiritual, onde sua demonstração de fé enfraquece os principados e os poderes das trevas.

A melhor maneira de resistir ao mal é se aproximar de Deus. Quando você precisar agir, Ele o guiará por meio do Seu Espírito e da Sua Palavra. O mundo é tão complexo e agitado que você pode facilmente perder o rumo. Inúmeras atividades desnecessárias consomem sua energia. Quando passa algum tempo ao lado de Deus, Ele restaura seu senso de direção. Ao procurar Deus em busca de orientação, Ele permite que você faça menos e realize mais.

Em Provérbios 16:3 está escrito: "Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo."

Extraído e adaptado do livro "Jesus está ao seu lado", de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Segunda-feira, 04 de setembro de 2017- Nosso Templo - Atos 7:48-49 (PDF)

Estêvão nos mostrou, no livro de Atos dos Apóstolos, a prova de que o plano de Deus no Novo Testamento é viver dentro dos seres humanos e não em templos construídos por eles. Em 1Coríntios 3:10, vemos que nosso corpo é o Templo de Deus e que o Espírito Santo habita em nós. Isaías 66 fala sobre um tempo quando Deus habitará na igreja (o Corpo de Cristo) e não só em templos terrenos. Depois da ressurreição de Jesus Cristo nós, Cristãos, podemos nos tornar parte do Templo espiritual de Deus na Terra, ou seja, devemos cuidar da casa do Senhor. Precisamos estar com nosso corpo, "nosso Templo", fortificado com a palavra de Jesus Cristo, para que o Espírito Santo possa habitar em nós, nos tornando o Templo vivo de Deus, porque ele habita na Igreja da qual fazemos parte. Atos 7:48,49a diz: “Porém o Altíssimo não mora em casas construídas por seres humanos. Como disse o profeta: ‘O céu é meu trono, diz o Senhor, e a terra é o estrado onde descanso os meus pés’”.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Terça-feira 05 de setembro de 2017 - Consciência - Atos 24:16 (PDF)

A consciência é um sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior* e essa consciência nos acompanha a cada respirar.  O que fazer quando a consciência pesa, quando fazemos algo que sabemos não ser certo, quando pensamos e sentimos coisas que não estão de acordo com aquilo que buscamos viver, com a palavra de Deus, ou quando mesmo somos acusados injustamente? Existe um dito popular que diz “nada melhor que deitar a cabeça no travesseiro e dormir de consciência limpa” não existe nada melhor, é bom demais. Paulo, quando estava sendo acusado pelos Judeus de causar desordens e de profanar o Templo, disse a respeito de sua consciência:  “Por isso faço tudo para sempre ter a consciência limpa diante de Deus e das pessoas” Atos 24:16. Ele sabia e sentia que o que ele fazia era de acordo com a vontade de Deus e embora os judeus o acusassem do contrário, ele não se deixou abalar e procurou manter essa consciência limpa para com Deus em todo o tempo.

Muitas vezes é dentro de nós o maior conflito, pois sabemos que Deus conhece o nosso coração e nem sempre ele está limpinho como gostaríamos, certo? Portanto, orar a Deus, refletir antes de falar e conhecer as vontades de Deus para nós é imprescindível para uma consciência limpa. 

*Google

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = 
Quarta-feira, 6 de setembro de 2017 - Liberdade - Efésios 6:10 (PDF)

Apoie-se em Deus para realizar todas as coisas. O desejo de agir de forma independente – separado de Deus – nasce o orgulho. A autossuficiência é sutil e se instala em seus pensamentos e atitudes sem que você perceba. Mas sem Deus você não pode fazer nada, isto é, nada que tenha valor eterno. O maior objetivo é ensinar você a depender da ajuda de Deus em qualquer situação. Deus move o céu e a terra para realizar esse propósito, mas você precisa colaborar com Deus. Se Ele te negasse o livre-arbítrio ou o aterrorizasse, talvez o trabalho dEle ficasse mais fácil. Mas Deus o ama demais para lhe tirar esse privilégio. Use sua liberdade com sabedoria, contando sempre com Deus. Assim, você aproveita a presença e a paz de Deus. “Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder” Efésios 6:10.

Extraído e adaptado do Livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Quinta-feira, 7 de setembro de 2017 - As tempestades em nossas vidas - Atos 27:29 (PDF)

Nesta linda passagem, sobre a tempestade vivida por Paulo, nos mostra claramente o comportamento dos que vivem distantes de Deus e daqueles que são filhos de Deus diante das tempestades da vida. Paulo foi um diferencial naquele navio, alguém que impediu a morte em massa da tripulação. Ele não pode acalmar os ventos, andar sobre as águas ou alguma coisa do tipo, mas através do seu testemunho, de uma vida consagrada e de oração, ele foi o consolo, o conforto e a direção na angústia. Porque a Palavra de Deus estava em seus lábios e coração. Enquanto todos se desesperavam com a tempestade, pensando até em homicídio, Paulo e Lucas descansavam em Deus, em constante oração e paz interior. E esse testemunho, certamente alcançou alguns da tripulação. E hoje não é nada diferente, a vida nos oferece tantas maneiras de conduzir o nosso navio, as vezes naufragando, às vezes afundando, mais existe uma maneira para ser salvo de toda as tempestades que nos traz é manter a paz que Cristo.

"Eles ficaram com muito medo de que o navio fosse bater contra as rochas. Por isso jogaram quatro âncoras da parte de trás do navio e oraram para que amanhecesse logo." Atos 27:29.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sexta-feira, 8 de setembro de 2017 - Além da Lei - Atos 25:13-27 (PDF)

As palavras de Paulo, em suas pregações, provocavam escândalo. Ele, com certeza, incitava as pessoas a desobedecerem às regras convencionadas naquela época. Porém, quando era levado a julgamento, nada se podia provar contra ele. Isso porque, no momento da argumentação, ficava claro que o que ele pregava não era contra a lei da época, mas ia além dela. A lei é apenas um requisito mínimo para podermos conviver. Nossa obrigação, já que pretendemos ser superiores aos outros animais, é irmos além do que a lei determina. A lei dos seres humanos é estabelecida para evitar que um prejudique o outro e para determinar uma punição para quem vai contra ela, a fim de desencorajar atos nocivos; a lei de Deus determina não só que não façamos mal, mas que façamos o bem. Como Jesus mesmo disse, "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus" Mateus 5:17;20.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Sábado, 9 de setembro de 2017 - Caminhe com Deus - Provérbios 3:5,6 (PDF)

Caminhe ao lado de Deus na estrada da fé. O caminho mais curto entre o ponto A e o ponto B da sua vida é o da confiança em Deus. Quando sua fé vacila, você opta por uma trilha que serpenteia e o afasta do rumo. Acabará chegando ao ponto B, mas vai perder muito tempo e energia. Assim que perceber que se afastou da fé, olhe para Deus e sussurre: “Confio em ti, Jesus”. Essa afirmação o ajuda a tomar a direção certa novamente. Quanto mais você vagueia pelas trilhas da descrença, mais se torna difícil lembrar-se de que Deus está ao seu lado. Sua ansiedade cresce, afastando-o cada vez mais da consciência da presença de Deus. Você precisa verbalizar sua fé com frequência. Este simples gesto o manterá caminhando ao lado dEle. Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. Provérbios 3:5,6

Extraído e adaptado do livro "Jesus está ao seu lado", de Sarah Young

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Devocionais para o período de 27 de agosto a 2 de setembro de 2017


Domingo, 27 de agosto de 2017 - Segurança em Deus - Salmos 11:7 (PDF)
Este salmo relata a luta de Davi contra a sua forte tentação de não confiar em Deus, e recorrer aos meios indiretos para a sua própria segurança. Os que verdadeiramente temem a Deus e o servem são bem acolhidos quando depositam sua confiança nEle. As pessoas, quando são tentadas ou precisam de ajuda, e não sentem a segurança que Deus oferece, buscam conselhos de quem tem mais sabedoria nos procedimentos mundanos do que na sabedoria de Deus. Portanto, como está a sua situação entre Deus e a sua alma? Cristo é a vossa esperança, consolo e segurança? Sabemos que os princípios de Deus são fundamentos sobre os quais se edificam a fé e a esperança. O nosso dever é nos apegarmos fortemente a esses princípios, posicionando-nos contra todas as tentações, recorrendo a Deus e confiando nEle. Como diz o versículo 7, "O senhor faz o que é certo e ama a honestidade; as pessoas que são obedientes a ele viverão na sua presença".
Extraído e adaptado do Comentário bíblico de Matthew Henry.
================================================
Segunda-feira, 28 de agosto de 2017 - Confiança - Atos 4:29b-30 (PDF)
Os apóstolos Pedro e João, estavam tão cheios de coragem espiritual que multidões estavam sendo salvas. Milagres aconteciam por toda parte, e os líderes religiosos estavam ficando incomodados com a atitude de Pedro e João em espalhar a palavra de Deus ao povo. Por isso, esses líderes decidiram tornar ilegal o ensino no nome de Jesus. Em Atos 4:24-26 diz: “Senhor, tu és o Criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que existe neles! Tu falaste por meio do Espírito Santo e do nosso antepassado Davi, teu servo, quando ele disse: ‘Por que as nações pagãs ficaram furiosas? Por que os povos fizeram planos tão tolos?’ Os seus reis se prepararam, e os seus governantes se ajuntaram contra o Senhor Deus. Os discípulos oraram e foram cheios de Espirito Santo, em suas vidas produziu coragem, e eles anunciaram a Palavra de Deus com convicção". Quando os discípulos deram seus testemunhos, estavam sem de medo porque Deus os havia tomado de confiança e coragem. Precisamos nos encher de Espirito Santo para nunca perder essa coragem que nos é dada por Deus, temos o privilégio de viver em um país onde somos livres para falar sobre nosso Deus. Atos 4:29b-30: "[...]Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para curar, a fim que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos”.
================================================
Terça-feira, 29 de agosto de 2017 - Priorize o que é importante - Lucas 12:23 (PDF)
Demonstre sua fé em Deus sentando-se em silêncio na presença dEle. Deixe de lado tudo o que tem de ser feito e não se preocupe com qualquer outra coisa. Esse tempo sagrado ao lado de Deus o fortalece e o prepara para encarar o que quer que o dia lhe traga. Ao conectar-se a Deus antes de iniciar suas atividades diárias, você afirma a presença dEle. Esse ato de fé - esperar antes de agir - é notado no mundo espiritual, onde sua demonstração de fé enfraquece os principados e os poderes das trevas. A melhor maneira de resistir ao mal é se aproximar de Deus. Quando você precisar agir, Ele o guiará por meio do Seu espírito e da Sua palavra. O mundo é tão complexo e agitado que você pode facilmente perder o rumo. Inúmeras atividades desnecessárias consomem sua energia. Quando passa algum tempo ao lado de Deus, Ele restaura seu senso de direção. Ao procurar por Ele em busca de orientação, Deus permite que você faça menos e realize mais. Priorize o que é importante. Lembre: “A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas” Lucas 12:23.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
================================================
Quarta-feira, 30 de agosto de 2017 - Deus está com você - Sofonias 3:17 (PDF)
Não existe lugar desolado a ponto de você não encontrar Deus. Quando Hagar fugiu de sua senhora, Sara, para dentro da floresta, ela achou que estava completamente sozinha e desamparada. Mas Hagar encontrou Deus nesse lugar deserto. Lá, ela se dirigiu a Deus como o Deus vivo que a protege, e assim ganhou coragem para voltar para sua senhora. Nenhuma circunstância pode jamais isolá-lo de Deus. Deus não só vê você, mas também vê você como um santo redimido, gloriosamente radiante na justiça dEle. Sofonias 3:17 diz: “Pois o SENHOR, seu Deus, está com vocês; ele é poderoso e os salvará”.
================================================
Quinta-feira, 31 de agosto de 2017 - Suas decisões geram consequências - Atos 25:11 (PDF)
Aquilo que semeamos, colhemos. Ultimamente, que tipo de semente você tem plantado? A semente da mágoa, inveja ou infidelidade? Ou a semente da verdade, da humildade ou da amizade?
As decisões que tomamos trazem consequências sobre as nossas vidas e também da comunidade a que pertencemos. Como diz aquela lei da física, para toda ação existe uma reação, assim é na nossa vida. O capítulo 25 do livro de Atos conta que Paulo era muito perseguido pelo fato de ter tomado uma decisão: seguir e acreditar nos mandamentos de Jesus. Porém, mesmo com essa perseguição, ele não temia e sempre buscava a justiça. Até que ponto somos como Paulo? Que possamos ser uma pequena porcentagem do que Paulo foi!
"Se não respeitei a lei ou se fiz alguma coisa que mereça a pena de morte, estou pronto para morrer. Mas, se o que dizem contra mim não é verdade, ninguém pode me entregar a eles. Portanto, apelo para o imperador” Atos 25:11.
================================================
Sexta-feira, 1 de setembro de 2017 - Apegue-se à esperança - Hebreus 10:23 (PDF)
Procure por Deus com todo o seu ser. Ele quer ser encontrado. Ele orquestrou todos os eventos na sua vida com esse objetivo em mente. Quando as coisas estão indo bem, você é capaz de ver Deus sorrindo. Mas, quando se deparar com obstáculos, acredite que a luz de Deus continua brilhando sobre sua vida. Ainda que os motivos de Deus sejam um mistério para você, a presença constante Dele ao seu lado é uma promessa verdadeira. Procure por Ele nos momentos bons e nos tempos difíceis. Você O encontrará sempre observando você. A Bíblia aconselha: “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” Hebreus 10:23.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
================================================
Sábado, 2 de setembro de 2017 - Fraqueza ou Fortaleza? - 2 Coríntios 12:10 (PDF)
Viver com confiança em Deus é uma aventura gloriosa. Muitas pessoas se apressam para realizar as coisas por si próprias. Algumas obtêm sucesso, mas outras fracassam horrivelmente. Mas os dois grupos ignoram o sentido da vida: viver e trabalhar em comunhão com Deus. Quando você tem fé em Deus, a sua perspectiva muda. Você vê milagres acontecendo ao seu redor enquanto outras pessoas veem apenas eventos naturais e "coincidências". Você inicia cada dia com uma alegre expectativa, aguardando para ver o que Deus realizará. Aceita a fraqueza como um presente, sabendo que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Mantém seu planejamento com certa hesitação, sabendo que os planos de Deus são muito superiores. Você vive, move-se e existe em Deus, desejando que Ele viva em você. Deus em você, você em Deus. Esta é a aventura íntima que Ele lhe oferece. “[...] por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte” 2 Coríntios 12:10.

Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young