quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Devocionais para o período de 1 a 7 de outubro de 2017

Clique aqui para o arquivo usado na Leitura Diária das aulas
Clique aqui para o arquivo simplificado (só versículos)



Domingo, 1 de outubro de 2017 - Prometo obedecer às tuas leis - Salmos 119:57 (PDF)
"Tu, ó SENHOR Deus, és tudo o que eu tenho; prometo obedecer às tuas leis." Salmos 119:57
Deus tem uma forma especial de nos fazer crer na Sua palavra, que é por meio do sofrimento, é a forma de nos chamar atenção para aquilo que realmente é importante. Deus nos deixa aflitos algumas vezes justamente para chamar atenção aos Seus ensinamentos. Os momentos difíceis que passamos em nossas vidas tem como objetivo nos trazer de volta aos caminhos de Deus, pois se caminharmos junto dEle nada de ruim nos acontecerá. Portanto, que estejamos sempre em comunhão com Deus e assim nossos caminhos serão iluminados e abençoados por Sua presença.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 2 de outubro de 2017 - Chance do Perdão - Lucas 5:31-32 (PDF)
De forma diferente do que pensamos e analisamos, Jesus nos ensina que "não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes". Todos nós somos pecadores, mas Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós, dá chance de nos arrependermos de nossos pecados. Certamente não convidaríamos uma pessoa desonesta para jantar em nossa casa, provavelmente diríamos não. Ou, se um amigo próximo revelasse que é ladrão e traidor, ficaríamos envergonhados com tal situação. Isso mostra como somos falhos, que julgamos pela aparência ou pela influência de alguma outra pessoa. Jesus não faz distinção das pessoas, como quando diz: "Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento" Lucas 5:32.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 3 de outubro de 2017 - Dificuldades e pecados - Lamentações 3:22,23 (PDF)
Não deixe que as dificuldades da vida o façam desacreditar ao ponto de pecar contra Deus. Quando atribuímos a culpa das nossas dificuldades a Deus fatalmente nos deixamos cair em murmurações, abrimos espaço para dúvidas e para os pecados, o que nos leva para mais longe do caminho do Senhor. O livro de Números 21:4-6 narra um momento onde os Israelitas começam a blasfemar contra Deus esquecendo da grandeza e cuidado que o Senhor vem tendo com eles por todo tempo. Eles criticam até a comida que Deus envia do céu (maná) esquecendo que se Deus não provesse esse alimento certamente morreriam de fome. Contudo essas atitudes não agradam a Deus e têm as suas consequências. O pecado se torna uma serpente que sorrateiramente nos morde e nos envenena fazendo-nos ficar mais fracos espiritualmente e se não nos cuidarmos pode nos levar a morte espiritual. Dificuldades existem e sempre vão existir. O que podemos fazer em relação a isso é enfrenta-las com fé, perseverança e a certeza de que Deus está no controle de tudo reconhecendo que Ele é soberano em tudo e não abandona nenhum filho seu. Sempre que as dificuldades aparecerem busquemos a palavra do Senhor como está em Lamentações 3:19-23: “Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos. Penso sempre nisso e fico abatido. Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 4 de outubro de 2017 - Espírito Santo - Zacarias 4:6 (PDF)
O Espírito Santo é infinito e mesmo assim ele nos ajuda, Ele está sempre pronto para nos auxiliar, tudo o que precisamos fazer é pedir. Quando o caminho parecer simples é possível que tentemos ir sozinhos, sem a ajuda de Deus. É nesse momento que corremos perigo de cair. Devemos pedir ao Espírito Santo que nos ajude em cada passo: “Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando” Zacarias 4:6.
Extraído e adaptado do livro “Jesus está ao seu lado”, de Sarah Young
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 5 de outubro de 2017 - Deus no controle - 2 Coríntios 12:10 (PDF)
Todos nós passamos por momentos difíceis, passamos por eles porque às vezes nos falta discernimento e isso é inevitável, estamos sendo aperfeiçoados por Cristo. Ainda temos muito para melhorar. Porém, quanto mais entregarmos nossas vidas, mais Ele assume o controle, ainda que não vejamos. Confie e creia que a sua vida está sobre o seu controle. Jesus nunca disse que não viria à noite, que não aconteceria as aflições, mas Ele disse: Saiba que Eu venci. E se Ele venceu nos também venceremos. As coisas boas e ruins virão, mais estamos aqui para aprender com tudo. O apóstolo Paulo diz: "Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim" 2 Coríntios 12:10.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 6 de outubro de 2017 - Confie em Deus - Salmos 56:11 (PDF)
A Bíblia tem algumas referências que parecem estranhas, à primeira vista. Se formos ler certas passagens apenas com uma narrativa histórica, elas parecem não ter uma razão para serem mencionadas. Em Números, lemos um trecho em que Balaão está sobre uma burra, e ela se desvia do caminho escolhido por três vezes. Balaão fica contrariado e bate na burra e, nesse momento, Deus permite que ela fale. Ela conta que se desviou porque viu um anjo de Deus no caminho. Quantas vezes seu caminho já foi desviado? Quantas vezes você já ficou contrariado por esse tipo de acontecimento? Se você fez tudo da melhor maneira e, ainda assim, o resultado não foi o esperado, será que não foi um anjo que Deus colocou ali para você tomar um caminho que não era o que você queria, mas sim o que Deus escolheu para você? Tente se lembrar se alguma vez as coisas não aconteceram como você queria, mas o resultado final foi melhor que o desejado... A Bíblia ensina: "Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem" Salmos 56:11.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 7 de outubro de 2017 - Vontade de Deus - Números 23:8 (PDF)
Na Bíblia, no livro chamado Números, temos uma história de alguém que era reconhecido por parecer ter certos poderes de maldizer ou bendizer. Mas o fato não era bem esse. Deus não vai obedecer um ser humano. O que acontece é que algumas pessoas podem ser capazes de reconhecer a vontade de Deus, e expressá-la. É como alguém que é capaz de reconhecer, no céu, sinais de que vai chover. Quando ela diz que vai chover, não é porque a chuva está obedecendo suas palavras. O nome dessa pessoa era Balaão. Quando foi "contratado" para maldizer o povo de Israel, ele respondeu: "Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças a quem o Senhor não quis ameaçar?" Números 23:8. Assim devemos agir. Realizar as nossas tarefas segundo a vontade de Deus, seguindo os seus mandamentos. Do mais, Ele se encarregará e executará Seus planos, tudo no seu momento.