sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Devocionais para o período de 14 a 20 de janeiro de 2018



Domingo, 14 de janeiro de 2018 - Oração de um homem perseguido - Salmo 55:22 (PDF)
Neste salmo podemos ver os momentos de angústia e aflições de Davi para com os seus inimigos, ele clama a Deus para que Ele se manifeste ao seu favor.
Como está escrito nos Versículos 1 e 2: “Ouve a minha oração, ó Deus! Não deixes de atender o meu pedido. Escuta-me e responde. As minhas aflições me deixam desgastado”. Podemos ver como Davi estava cansado da traição e da ingratidão dos homens, mas mesmo em meio a agonia, ele orou com mais fervor e foi ouvido e livrado.
Seja o que for que desejamos que Deus nos conceda, deixemos que Ele nos dê conforme a sua vontade, e no tempo que Ele determinar. A ansiedade é uma carga que deprime o coração. Devemos encomendar o nosso caminho e as nossas obras ao Senhor. Deixemos que Ele faça como melhor lhe parecer, e fiquemos satisfeitos por esta razão. Lancemos as nossas cargas sobre Deus e descansemos em sua providência e promessa. Se fizermos assim, Ele nos levará nos braços de seu poder, como a infância leva a criança, e fortalecerá o nosso espírito pelo seu poder, de modo que suportemos as provas. Ele de maneira alguma permitirá que sejamos abalados por quaisquer problemas que nos façam ser direcionados para longe do nosso dever para com Deus, ou nosso consolo nEle. O que levou a carga de nossas penas quer que O deixemos levar a carga das nossas ansiedades, para que Ele possa prover para nós da maneira mais adequada, porque somente Ele conhece o que é melhor para cada um de nós. Davi nos ensina: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece” Salmo 55:22.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018 - Caminhada com Deus - Isaías 48:17b (PDF)
Deus deu ao povo de Israel uma visão para suas vidas e seu futuro. No entanto, os israelitas não acreditaram na Palavra de Deus e começaram a resmungar e a reclamar, e por causa dessa descrença Deus fez com que eles vagassem pelo deserto por muitos anos, antes de levá-los à Terra Prometida. Mas Deus foi bom para eles no deserto, abençoando-os e fazendo com que prosperassem. Hoje, quando Deus dá uma direção para nossas vidas, é importante acreditar no que Ele diz e ter temor a Ele fazendo o que for necessário para que nossa vida caminhe junto à d’Ele. Porém sabemos que existem muitos cristãos que continuam caminhando sem rumo pelo deserto. “Sou eu, o Senhor teu Deus, quem te conduz pelo caminho que deve viver” Isaías 48:17b.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira 16 de janeiro de 2018 - Deus está com você em qualquer lugar! - Josué 1:9 (PDF)
Muitas vezes as coisas não vão da forma como queremos ou esperávamos. Ficamos ansiosos e hora ou outra questionamos o ”porque” disso ou aquilo. Nossas percepções das coisas são completamente diferentes da percepção e sabedoria do nosso Senhor. Saber que Deus está no controle de tudo é a chave para uma vida mais tranquila. No antigo testamento Moisés está prestes a encerrar sua missão e fica responsável por preparar Josué para liderar o povo de Deus. Ele narra muitas das batalhas, terras conquistadas e as terras atribuídas às tribos israelitas. Uma frase chama a atenção durante o discurso de Moisés para Josué quando estão prestes a entrar na terra de Canaã: “Não tenham medo deles, pois o Senhor seu Deus combaterá por vocês” Deuteronômio 3:22. Aqui, Moisés estava falando das futuras batalhas que Josué e o povo enfrentariam. Dá até para sentir o ânimo e a coragem se renovando em Josué. Pois bem... Essas palavras são atuais e muito bem aplicadas nos dias de hoje. Para as lutas de hoje: coragem! O Senhor combaterá por você! Para os desafios de amanhã: “Seja forte e corajoso!” Josué 1:9a, para os dias desanimadores e difíceis “Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”  Josué 1:9b
EM QUALQUER LUGAR !!! Isso significa que não há obstáculos nos quais ele não possa te ajudar, não há pecado que ele não possa perdoar, não há nada que ele não possa fazer. Ele só precisa que você queira e aceite a ajuda d’Ele.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 17 de janeiro de 2017 - Sabedoria - Deuteronômio 4:6 (PDF)
Deus não quer que seu povo faça papel de bobo. Através de Moisés, Deus orientou seu povo a não colocar e nem tirar nada da Palavra de Deus. Em Deuteronômio 4:6 está escrito: “Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes”, aí está o segredo da sabedoria, seguir e obedecer a Palavra Deus.
Baseado na Bíblia de Estudos Plenitude para Jovens.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018 - Idolatria - Deuteronômio 4:16 (PDF)
Devemos saber que, quando temos em mente coisas que ocupam o primeiro lugar, sejam elas boas ou más, isso é considerado idolatria. Muitas vezes a nossa idolatria pode ser invisível e não sabemos reconhecer que somos idólatras de algo. Porém sabemos que, quando estamos longe de Deus ou fazemos outra escolha que beneficie o nosso “EU”, podemos perceber a idolatria que existe em nós. Contudo, persistir em algo que toma o lugar de Deus em nossa vida, seria regredir no nosso relacionamento com Deus. Ídolos em nossos corações podem fazer com que Deus se recuse a escutar nossas orações, e o que Ele menos quer é se recusar a nós.
Deus deseja que O coloquemos em primeiro lugar em nossas vidas, ou seja, Ele quer que você O reconheça em sua vida e viva intensamente o amor verdadeiro. Na bíblia está escrito: “E não cometam o erro de fazer imagens para adorar. Não façam nenhuma imagem que sirva de ídolo, seja em forma de homem, ou de mulher...” Deuteronômio 4:16.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 19 de janeiro de 2018 - Deus único - Deuteronômio 4:40 (PDF)
Deus é único. Não pode haver outro, ou Ele não seria Deus. Mas na nossa jornada, algumas vezes nós faremos confusão e colocaremos alguma outra coisa ou pessoa no lugar dEle. Isso não deveria ser normal, mas acontece com muita frequência. Talvez justamente para não desanimarmos com nossos erros, Jesus tenha escolhido, para serem seus discípulos, pessoas sem muita qualificação. Eles não eram os melhores, e erravam muito. Não entendiam os ensinamentos, até mesmo negavam conhecer Jesus. Mas uma coisa que não faziam era desistir. Deus já nos deu muitas provas de que é o Senhor de tudo, mas ainda assim Ele nem sempre é o centro de nossas ações. Sempre lembramos dEle nos momentos de necessidade, e geralmente conseguimos sentir Sua presença, se O chamarmos com sinceridade. Mas nem sempre lembramos de agradecer por tudo o que recebemos de bom. Lembremo-nos que, para agradarmos a Deus, basta seguir seus mandamentos. No livro de Deuteronômio está escrito: “Obedeçam aos seus decretos e mandamentos que hoje eu lhes ordeno, para que tudo vá bem com vocês e com seus descendentes, e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá para sempre” Deuteronômio 4:40
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 20 de janeiro de 2018 - Os dez mandamentos - Mateus 22:37-40 (PDF)
No Antigo Testamento, Moisés e Deus tinham um relacionamento muito próximo. Quando Deus queria falar com o povo, Ele dizia pra Moisés e então ele falava para todos.
Uma vez Deus chamou Moisés no monte e disse os seus dez mandamentos, que são direcionamentos de Deus que todos deveriam seguir para ter um bom relacionamento com Ele e não serem julgados. Entre esses dez mandamentos está “Respeite o seu pai e a sua mãe, como eu, o seu Deus, estou ordenando, para que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você na terra que estou lhe dando” Deuteronômio 5:16. No Novo Testamento, uma vez perguntaram a Jesus qual o mandamento mais importante de todos, e Ele respondeu resumindo todos os dez mandamentos em apenas dois grandes, os quais nós seguimos até hoje. São eles: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: Ame os outros como você ama a você mesmo. Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos” Mateus 22:37-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário