quarta-feira, 11 de abril de 2018

Devocionais para o período de 15 a 21 de abril de 2018


Domingo 15 de abril de 2018 - Jerusalém, a cidade de Deus - Salmos 86:4,5 (PDF)
Podemos ver que, no primeiro versículo deste capítulo, o salmista clama a Deus pedindo a sua misericórdia, com razões para que a sua oração seja ouvida, dizendo: “Escuta, ó Senhor, a minha oração e ouve os meus gritos pedindo socorro! Em tempos de angústia eu te chamo, pois tu me respondes”. O nosso esforço em atravessar tempos de luta, mesmo quando não conseguimos nos sair bem, torna-se um poderoso argumento em nosso favor no momento do nosso clamor a Deus. A melhor autopreservação é encomendarmo-nos ao cuidado de Deus. Um grande motivo para orarmos é sentir que recebemos a graça de Deus, que nos converte, que nos ensina a confiar nele e sermos seus servos. Como declara o salmista em suas orações, "Ó Senhor, alegra o coração deste teu servo, pois os meus pensamentos sobem a ti! Pois tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti" Salmo 86:4,5. Podemos esperar o consolo de Deus, quando mantemos a nossa comunhão com ele. A bondade de Deus manifesta-se de duas formas: dar e perdoar. Não importa o que os demais façam, invoquemos a Deus e encomendemos a ele o nosso caso, pois não o buscaremos em vão.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Segunda-feira, 16 de abril de 2018 - Força de Deus - Efésios 3:16 (PDF)
O Espírito Santo pode fortalecer com grande poder nosso espirito e nossa alma. Se alguma vez nos sentirmos exaustos ou espiritualmente vazios, o Espirito de Deus pode nos abastecer completamente com seu imenso poder, capaz de romper as trevas e nos libertar da opressão espiritual. Deus quer nos fazer espiritualmente fortes com o poder do Espírito Santo para que possamos estar completos e caminhar em vitória nesta vida. “E peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espirito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes” Efésios. 3:16.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Terça-feira, 17 de abril de 2018 - Suportando com amor - Efésios 4:2 (PDF)
Amar o próximo nem sempre é uma tarefa fácil. Suportar aquela pessoa as vezes é um fardo, mas Jesus nos amou. Amou e suportou nossos pecados. Amou o rico e o pobre. Amou tanto a todos que deu a sua vida em nosso lugar. Assim como Jesus nos amou, sem distinções e preconceitos, é assim que devemos amar o próximo e não apenas isso, mas também suportar, no sentido de dar suporte, de estender a mão, de se doar e ter compaixão. Temos que ser humildes de coração e vigiar a nossa boca para sermos doces ao falar e não ferirmos o nosso irmão. Ser paciente para aceitar e compreender as diferenças, amando e ajudando acima de tudo, seguindo sempre o exemplo de nosso mestre Jesus e sua palavra que diz: "Sejam completamente humildes e dóceis e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor" Efésios 4:2.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quarta-feira, 18 de abril de 2018 - Tudo funciona bem em Cristo - Efésios 4:14a,15 (PDF)
Nós, Povo de Deus, somos como um corpo, do qual Cristo é a cabeça. A Bíblia relata que cada um foi abençoado com um dom. Dom esse que devemos utilizar para transmitir a palavra de Deus às pessoas, e assim elas não serão mais enganadas pelo inimigo: “Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. É ele quem faz com que o corpo todo fique bem-ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor” Efésios 4:14-16.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quinta-feira, 19 de abril de 2018 - A verdadeira renovação - Efésios 4:23 (PDF)
Ser uma nova criatura em Cristo significa que você foi renovado. O velho pecador que você era se foi como resultado de completa renovação através de Cristo. Na verdade, a palavra renovar pode ser definida como "transformando-se em algo novo e diferente, algo melhor." Caminhar com Cristo vai desenvolvendo essa transformação. Esse ato de transformação é uma grande caminhada de lutas, de altos e baixos. Às vezes podemos ficar muito tempo enfrentando essa luta. Mas saiba o seguinte: se você permanecer firme em seu relacionamento com Deus, Ele vai trabalhar continuamente em sua vida para te renovar e te livrar das manchas do pecado que podem continuamente assolar você. A renovação fará de você uma nova pessoa para o Senhor o use para o Reino d'Ele. Na Bíblia está escrito: "É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados" Efésios 4:23.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sexta-feira, 20 de abril de 2018 - Contenha as palavras - Efésios 4:29 (PDF)
Jesus deu várias instruções ao longo dos 3 anos em que pregou, desde seu batismo até sua crucificação. Algumas são muito difíceis de seguir; algumas, aparentemente, são muito fáceis. Mas será que alguma é realmente fácil? Vamos analisar uma das que seriam mais fáceis, de acordo com a lógica: controlar as palavras. Em uma passagem bem famosa, Jesus diz: "O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’" Mateus 15:11. Mas é difícil controlar o que sai, "Pois a boca fala do que está cheio o coração" Mateus 12:34b. O conselho comum sobre pensar antes de falar precisa ser revisto. Todo mundo pensa antes de falar. Mas não chega a avaliar se o pensamento é correto, se vai ser edificante... Em outras palavras, se vale a pena dizer o que pensou. Então, vamos nos empenhar para seguir a recomendação que diz: "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem" Efésios 4:29.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Sábado, 21 de abril de 2018 - Viver e amar como Jesus! - Efésios 5:2 (PDF)
"Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus" Efésios 5:2.
É bem interessante o começo dessa passagem que diz assim: "Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele" Efésios 5:1, e em toda passagem diz que devemos ser como Jesus, amar como Jesus, fugir da aparência do mal como Jesus. E a partir de Efésios 5:6, diz para vivermos na luz, como em Efésios 5:8: "Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz", como Jesus nos amou e deu sua vida para nos dar a sua vida, ele pede que vivamos na luz e que sejamos luz. Como diz em Efésios 5:10: "Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor", por essas e mais coisas vamos procurar agradar a Deus das melhores formas que podemos com a nossa vida e nossas atitudes. Que Deus abençoe a cada dia, hoje e sempre.